EM DIA:

BEM VINDA(O) E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA COM A CULTURA , ARTE E O ARTISTA NEGRO AQUI NESSE BLOG"

terça-feira, 11 de junho de 2019

II Caminhada Ecumênica Luminosa pela Paz, em Niterói, em clima de paz e harmonia

Lideres Religiosos




O fim de semana, foi guiado pela II Caminhada Ecumênica Luminosa pela Paz, que reuniu em torno de 300 pessoas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no inicio da noite de sábado (8), integrantes da Arquidiocese de Niterói, Diocese Anglicana, Igreja Luterana, Igreja Batista, Igreja Evangélica Sião, Conselho Espírita, Centro Israelita e CCIR , entre outros dirigentes de religiões de matriz africana, se reuniram para um ato ecumênico, que  percorreu na Orla de Icaraí, seguindo em direção à Igreja de S. Judas, pedindo por paz. 
                                             
Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR, não só falou no palco, montado nos jardins do MAC, como também no caminhão, que seguiu em caminhada. "A Caminhada pela Paz é um importante instrumento de mobilização social. Estamos vivendo um momento muito crítico na atual conjuntura nacional onde as liberdades estão sendo ameaçada cotidianamente", afirmou Ivanir.


Daniel Rangel, Ivanir dos Santos , Dom José Francisco, Dom Luiz 

"Precisamos entender que a paz precisa ser construída cotidianamente. A Paz não pode ser um desejo subjetivo. Ela precisa ser exercitada todos os dias", acrescentou ainda, quando subiu no caminhão que dava apoio ao evento.

Esta caminhada é um gesto concreto da Campanha da Fraternidade que, neste ano, trouxe como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. Diversos líderes religioso assinaram um acorde de parceria e apoio pela paz. O Bispo Davi Nery - do Comenit, declarou: "Vamos construir um pacto da paz, procurar pela paz, todos juntos...".


Ivanir dos Santos, Cristiane Santos (Papion Karipuna


O Prefeito Rodrigo Neves, lançou o projeto "Pacto Niterói contra a Violência" - “A violência tem múltiplas causas e precisa ser abordada por uma política multidimensional, como a que estamos desenvolvendo na nossa cidade através do Pacto Niterói contra a Violência, com ações que vão desde o reforço escolar, reabertura de CIEPs e programas de geração de emprego para os jovens até o aumento dos efetivos policiais nas ruas e adoção de tecnologia de ponta, como os Portais de Segurança, o sistema de cercamento eletrônico por câmeras implantado pela Prefeitura”, declarou Neves.




Presença ainda de Dom José Francisco (Arcebispo Arquidiocese de Niterói - Presidente do Regional Leste 1 - RJ) - Dom Luiz (Bispo Auxiliar da Arquidiocese), Jair Ribeiro e Carlos Novo (sacerdotes fr matriz africana) - Cristiane Santos - Papiõn Karipuna (indígena da etnia Karipuna), Reverendo Daniel Rangel (Anglicana), entre outros, presença ainda de outras autoridades como Axel Grael (Secretaria Municipal de Planejamento de Niterói). E assim, a II Caminhada Luminosa da Paz - Fraternidade e Políticas Públicas, fez um emocionante ato, com cada um portando uma vela nas mãos, cantado e louvando as diversas formas de acreditar em Deus, onde a fé e respeito mostravam que a união entre todas as religiões é possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário