ASSUNTO EM PAUTA: Intolerância religiosa e racismo nas escolas e ColoFest - Festival Internacional

Carolina Rocha, Maria Eliane da Costa Midões, Ivanir dos Santos, Júlio José Araujo Jr, Maria V. Rocha, Kaline Lyrio


A agenda de ontem, veio alinhada com a diversidade, trabalho que é necessário e importante para diferentes níveis da espera da sociedade brasileira.
Na parte na manhã, o encontro foi na sede da Procuradoria da República, em São João de Meriti, que abrange os municípios de São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Japeri, Paracambi, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira e Queimados. 




A chamada partiu do Procurador Júlio José Araujo Junior (MPF), para que pudessem debate a intolerância religiosa e o racismo na escolas. Presentes na reunião o Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos e o Procurador, assim como Carolina Rocha / historiadora, educadora e representante da CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa), Maria Virgínia Rocha - Secretária de Educação SEMED (Departamento de Educação da Secretaria Municipal de Educação), Kaline Lyrio - Superintendência Jurídica / SEMED e Maria Eliane da Costa Midões - Superintedente Pedagógica - SEMED-NI. 



Abordaram ainda sobre a importância da implementação da LEI 10.639, novas e efetivas frentes de trabalho e politicas públicas no combate ao racismo e intolerância religiosa.  

Acredito que, assim como o racismo a intolerância religiosa é um "problema" que precisa ser pensado. A intolerância religiosa é uma questão social, política, econômica e religiosa e precisa ser debatida em todas as esferas desses poderes", pontuou Ivanir. 

Juliana Vargas, Alacimário Júnior, Pedro Gerolimich, Ivanir dos Santos, Tânia Amorim, Edmilson Antonio 


Já na parte da tarde, a agenda foi realizada na Secretaria de Cultura do Rio, no Centro

Pautada para apresentação do ColoFest - festival internacional, que visa ações voltadas para a integração entre africanos, africanos em diásporas e as comunidades negras. a 2ª edição acontece entre os dias 17 e 25 de novembro, em diversos espaços na cidade do Rio de Janeiro, com atividades culturais, colóquio e roda de conversa de negócios.

A secretaria recebeu com entusiasmo o projeto, que contou com Pedro Gerolimich - Superintendente de Leitura e Conhecimento, Tânia Amorim - Coordenadora de Cultura Afro-Brasileira, Edmilson Antônio - Relações Internacionais, Juliana Vargas - Coordenadora de Eventos, Alcimário Júnior - Coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas, além de Ivanir dos Santos - interlocutor do ColoFest.
         
"A reunião com a Secretaria de Cultura foi de uma importância muito grande. Além do apoio para a realização do COLOFEST acredito que grandes outros tantos trabalhos na área da cultura viram", atestou Ivanir 


Comentários