N-1 Edições participa do V Salão do Livro Político


Evento homenageia Paulo Freire, reúne 34 editoras independentes, discute temas emergentes da atualidade e reúne nomes como Manuela D’ávila, Flávio Dinho, Guilherme Wisnick, João Cicsu




O V Salão do Livro Político acontece de 27 a 30 de maio de 2019, das 10h às 22h, no Tuca PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024) faz homenagem nesta edição ao educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire. O evento coloca na mesa de discussões a cena política nacional e suas intersecções globais, o governo Bolsonaro e a Educação. Serão discutidos assuntos como opressão da mulher, resistência antifascista, hegemonia cultural, restauração conservadora na América Latina, mídia (“A hora da autocrítica?”), crime organizado (“Do tráfico à milícia: o estado paralelo que mata Marielles todos os dias”). O público poderá conferir centenas de títulos das 34 editoras independentes e aproveitar descontos de até 50%.
A N-1 Edições lança durante o Salão o novo livro filósofo, ensaísta, professor e tradutor húngaro residente no Brasil Peter Pál Pelbart, a obra Ensaios do Assombro”. Uma das questões que atravessam esta coletânea é a seguinte: com uma genoína guerra (civil) em curso, quais estratégias vitais estão despontando. Outra novidade da N-1 é a caixa de cordéis denominada “Rexistência”, ou, a reinvenção da existência, com livros onde os temas giram em torno de nossa regressão política. Fascismo, racismo, machismo, genocídio dos indígenas. Autores como Viveiros de Castro, Negri, e Joseph-Achille Mbembe, conhecido como Achille Mbembe, filósofo, teórico político, historiador, intelectual e professor universitário camaronês . Mas também há vários cordéis com testemunhos vivos de resistência, como a líder da Ocupação 9 de julho, Carmen Silva Assim, resistência que é também reinvenção da existência - donde o título Rexistência.



Entre os debatedores estão ainda o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o governador do Maranhão Flávio Dino, a ex-deputada Manuela D’ávila e as deputadas Talíria Petrone e Erica Malunguinho. Além de intelectuais como Guilherme Wisnik, Leda Paulani, Flávia Birolli, Eduardo Fagnani, João Sicsu, Sabrina Fernandes, Peter Pál Pelbart e a reitora Maria Amália Andery, da PUC-SP. Jornalistas progressistas também estarão nas mesas: Natália Viana (Agência Pública), Carla Jimenez (El Pais), Eleonora de Lucena (Tutameia) e Laura Capriglione (Jornalistas Livres).
A programação ainda inclui atividades culturais, com curso de Sonia Couto sobre a relevância e atualidade de Paulo Freire, aula-teatro Maria, ainda com a temática freiriana, apresentações do Slam da Guilhermina, e dos grupos teatrais Arlequins (peça O Capital), Quando Quebra e Queima e Cabaré Feminista.
Sobre o Salão
Iniciativa de um grupo de editoras independentes de grandes grupos empresariais em parceria com a PUC-SP, o Salão do Livro Político tem como objetivo fortalecer as editoras, aumentar a visibilidade de suas obras e incentivar as vendas e a leitura de livros políticos, que representam atualmente em torno de 2,5% do total de obras publicadas por ano no Brasil (sociologia, filosofia e economia). O Salão recebeu cerca de 3,5 mil visitantes nas últimas edições e, entre os convidados, intelectuais e personalidades prestigiadas globalmente, como o escritor cubano Leonardo Padura, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o cientista político alemão, biógrafo de Karl Marx, Michael Heinrich, Maria Chauí, Dilma Rousseff, José Genoíno.
V Salão do Livro Político
27 a 30 de maio, das 10h às 22h.
Tuca PUC-SP (Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo, SP – Entrada pela Rua Bartira).
Promoção e realização: Alameda, Anita Garibaldi, Autonomia Literária, Boitempo, EDUC, Geração, Veneta.

Comentários