Trilogia do Esgotamento dá inicio com Hilda, da francesa Marie NDiaye

Cácia Goulart faz Trilogia do Esgotamento e reencena HildaBartleby e A Morte de Ivan Ilitch

Trilogia do Esgotamento leva aos palcos Hilda, que tem texto da francesa Marie NDiaye, Bartleby, de Herman Melville e A Morte de Ivan Ilitch, de Tolstói.

HILDA - Fotos Caca Bernardes (5)
Figura 1 Em cena os atores Zé Geraldo Jr e Cácia Goulart Foto: Cacá Bernardes
Fonte : Canal Aberto / Fotos : Caca Bernardes  
Hilda é a grande presença ausente da cena; ela não aparece, tudo o que soubermos de Hilda será dito pelos outros

O espetáculo Hilda, com direção de Roberto Áudio e Cácia Goulart, Zé Geraldo Jr e Beatrix Oliva no elenco, faz duas temporadas de apresentações gratuitas, de março a abril, nos teatros Cacilda Becker (29/03 a 14/04) e Alfredo Mesquita (19 a 21/04), respectivamente.

Hilda faz parte do Projeto Trilogia do Esgotamento contemplado pelo Prêmio Zé Renato 2018 que circulará gratuitamente por alguns espaços públicos da cidade de São Paulo em 2019, além de dois outros espetáculos consagrados do Núcleo Caixa Preta: Bartlebyde Herman Melville, adaptado pelo espanhol José Sanchis Sinisterra; e A Morte de Ivan Ilitchde Tolstói, adaptado por Cácia Goulart e Edmilson Cordeiro.



Com dois romances vigorosos publicados no Brasil, a premiada escritora francesa Marie NDiaye ganhou encenação inédita de Hilda no Brasil em abril de 2018, no Centro Cultural São Paulo com o apoio do Edital PROAC 01/2017 de espetáculos inéditos da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Primeira peça da autora, a montagem do Núcleo Caixa Preta de Teatro tem tradução de Bibianne Riveros e direção de Roberto Audio, e traz no elenco Cácia Goulart (três vezes indicada ao Prêmio Shell/SP de melhor atriz), Zé Geraldo Jr. e Beatriz Oliva.



Marie NDiaye, consagrada com os prêmios Femina, em 2001, e Goncourt, em 2009, é um dos nomes mais aclamados da literatura francesa contemporânea. Conhecida pelo trabalho primoroso com a palavra em seus romances, conduzindo uma narrativa em que o mais importante e aterrador se mostra nas lacunas do discurso das personagens, no teatro a sua escrita é igualmente vigorosa, problematizando a indigência da condição humana.

Hilda aborda o drama da vida privada e suas afetações burguesas no nível da mais franca histeria, fazendo surgir no palco um tagarelar incessante da mais pura neurose, através de Madame Lemarchand, interpretada por Cácia Goulart. Na trama, a mulher rica e ociosa, que delega aos outros a própria vida, decide por puro capricho que quer ter Hilda como empregada. Tanto ela quer e tanto ela pode, que sequer precisa consultar Hilda, bastando que o marido desta (Frank, interpretado por Zé Geraldo Jr.) “feche negócio” com a patroa, praticamente leiloando a esposa. Ter Hilda passa a ser a principal ocupação da madame, e a apropriação vai se fazendo cada vez mais intrusiva, até ela decidir que nem o marido nem os filhos de Hilda poderão vê-la mais; ela mesma, madame, dará banho em Hilda, vestirá Hilda, cortará os cabelos de Hilda, alugará Hilda aos amigos, emprestará Hilda ao marido… O vampirismo estarrecedor de Lemarchand não dá margem sequer para que a personagem da empregada apareça em cena; embora tendo o nome obsessivamente repetido ao longo da peça, tudo o que soubermos de Hilda será dito pelos outros.



“À primeira vista é uma relação de poder entre a empregada e a patroa, mas o que o texto revela é, na verdade, a impotência dessa mulher aparentemente tão poderosa. Ela não tem vida própria, e por isso precisa se apropriar da vida dos outros”, diz Cácia Goulart, que revela ter ficado chocada com a primeira leitura do texto. “Acho que essa incapacidade de ser dessa mulher acaba não permitindo que outros sejam também”.

De fato, na peça, o poder de Madame Lemarchand se efetiva em todas as suas dimensões, desde as mais mesquinhas e caprichosas. Em contrapartida, mais dependente ela se torna, incapaz de saber o que fazer de si mesma. Talvez por isso é que ela lamenta, melancólica: “Não podemos fazer nada do fato de Hilda ser ela mesma, Frank”. Como se, apesar de totalmente sujeitada a esse poder devastador da patroa, o mero fato de ser “o outro” é algo que ninguém pode nos tirar, mesmo que nos destrua. Por isso, no exercício infame desse poder, Madame Lemarchand estará condenada a uma falsificação do real, condenada a uma personalidade mimética – que procura fora de si o que a sua própria indigência subjetiva não pode lhe dar.



Mas é precisamente essa falsificação do real que se dá através do discurso de Lemarchand o que faz o espetáculo atingir momentos de um humor mordaz. A dissonância tagarela entre o que é dito e a precária representação que a madame tem de si mesma resulta na exposição de uma doença social que só o riso cortante é capaz de denunciar.

SINOPSE
A partir da contratação de Hilda como empregada doméstica, patroa e marido da contratada, iniciam uma negociação permeada por um humor mordaz, onde as relações de subordinação sociais e afetivas são levadas ao limite do delírio e da loucura.

MARIE NDIAYE
Aclamada em 2009 com o Prêmio Goncourt pelo romance Três mulheres Fortes e o Prêmio Femina em 2001, com Rosie Carpe, mas seu romance mais conhecido no Brasil é Coração Apertado. NDiaye já se consolidou como um dos grandes nomes da literatura contemporânea francesa.   Hoje, ela conta com uma dezena de romances e coletâneas de contos, peças de teatro, histórias infantis e a coautoria do roteiro de White Material, último filme de Claire Denis, estrelado por Isabelle Huppert.



NÚCLEO CAIXA PRETA - HISTÓRICO
Hilda, de Marie NDiaye (2018): Indicação ao Prêmio Aplauso Brasil 2018 de Melhor atriz CÁCIA GOULART e melhor espetáculo de grupo: NÚCLEO CAIXA PRETA
A Morte de Ivan Ilitch, de Tolstói (2013) teve duas indicações ao Prêmio Shell de 2013 em SP: melhor atriz para Cácia Goulart e melhor iluminação para Lúcia Chedieck.
O Abajur Lilás ou uma Medeia Perdida na Augusta?, a partir das obras de Plínio Marcos e do mito de Medeia (2013).
Menina Nina, Duas Razões para não Chorar, de Ziraldo (2011), adaptado por Elzemann Neves, Vadim Nikitim e Daniela Thomas, a partir do livro homônimo de Ziraldo.
Dissidente, de Michel Vinaver (2010), obra do dramaturgo francês Michel Vinaver, sob direção de Miriam Rinaldi.
O Funâmbulo, de Jean Genet (2009), poema-ensaio de Jean Genet.
Bartleby, de Herman Melville, adaptação de José Sanchis Sinisterra (2008), teve duas Indicações ao Prêmio Shell 2008 em SP: melhor atriz para Cácia Goulart e melhor cenário para André Cortez.
Navalha Na Carne, de Plínio Marcos (2003), teve indicação ao Prêmio Shell 2003 em SP de melhor atriz para Cácia Goulart.
Quando As Máquinas Param, de Plínio Marcos (2001), com Cácia Goulart e Edmilson Cordeiro no elenco e dirigido por Joaquim Goulart.
Cegonha, Avião... Mentira, Não! de Yves Vedrenne (1999), adaptado e dirigido por Joaquim Goulart, a partir de texto do educador francês Yves Vedrenne.
Medeia é um Bom Rapaz, de Luis Riaza (1999), com texto do espanhol Luis Riaza, dirigida por Marco Antonio Braz.

FICHA TÉCNICA
Dramaturga: MARIE NDIAYE
Direção: ROBERTO AUDIO
Tradução: BIBIANNE RIVEROS
Atores: CÁCIA GOULART, ZÉ GERALDO JR. e BEATRIX OLIVA
Iluminação: LÚCIA CHEDIECK
Música original: MARCELO PELLEGRINI
Cenário e figurinos: ROSÂNGELA RIBEIRO
Preparador de atores: ALEXANDRA DA MATTA
Fotografia: CACÁ BERNARDES
Vídeo: BRUNA LESSA/BRUTA FLOR FILMES
Designer Gráfico: OSVALDO PIVA
Idealização e Direção de produção: CÁCIA GOULART-
Realização: NÚCLEO CAIXA PRETA da Cooperativa Paulista de Teatro

Serviço HILDA
Duração: 100 minutos | Faixa etária indicativa: 14 anos
GRATUITO *retirar 1h antes do espetáculo

De 29 de março a 14 de abril de 2019
Sexta e sábado, às 21h e domingo, às 19h
Teatro Cacilda Becker |Rua Tito, 295 - Vila Romana/Lapa
Telefone: (11) 3864-4513

19 a 21 de abril de 2019
Sexta e sábado, às 21h, domingo, às 19h
Teatro Alfredo Mesquita| Avenida Santos Dumont, 1770 (Santana)
Telefone: (11) 2221-3657

Para entrevistas, fotos e outras informações:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques | Daniele Valério
Fones: 11 2914 0770 Celular: 11 9 9126 0425 (Márcia) | (11) 9 8435 6614 (Daniele)


Comentários