Impressões da Nigéria por Dr. Babalawo Ivanir dos Santos




Texto e fotos : Rozangela Silva 

Desde o início de fevereiro, coordenando uma delegação brasileira, composta por intelectuais, acadêmicos, religiosos de matrizes africanas e um dupla de cineastas. O Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos segue com agenda pela Nigéria.
O grupo já passou por atividade no Centro de Estudos Afro-brasileiros (LASUCAS), em Lagos . O Centro é vinculado à Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado de Lagos (LASU), é fruto das iniciativas do Prof. Dr. Tayo Ajayi e do Prof. Dr Harrison Adeniyi (Diretor), e tem o apoio incontestado do Dr. General. Ishola Williams (membro do PANAFSTRAG). 

Jakotoye Bankole e Ivanir dos Santos 


LASUCAS, como é conhecimento o Centro, tem por objetivo promover ações, estudos, projetos e trabalhos interdisciplinares que possam fomentar e instigar o conhecimento dos alunos da LASU sobre as culturas afro-brasileiras. Além de ser o primeiro centro de estudo , voltada especificamente para as questões afro-brasileiras, inovadora, abre possibilidades de diálogos com os descendentes dos retornados, que chegaram a Lagos antes ou após a abolição dos trabalhos escravo no Brasil no século XIX. 

"É o grande interesse na construção de um projeto de intercâmbios entre a Universidade do Estado de Lagos e as universidades brasileiras, projeto estes que irei coordenar no Brasil, com o intuito também, mas não especificamente, de promover o ensino da língua yorubá", ressalta Ivanir dos Santos. 
Folha Ewedu com Egusim- semente de melão 



"Acredito que essas iniciativas vão possibilitar novas releituras sobro os laços históricos, culturais, políticos e econômicos entre Brasil e Nigéria, além de apontar novas perceptivas sobre os estudos das culturas afro-brasileiras na Nigéria e os estudos africanos no Brasil", completa o professor.

Essa semana a delegação está no interior da Nigéria, na cidade de Ogbomosho, no Estado de Oyo. Para intercâmbios culturais, acadêmicos e iniciação espiritual, no Egbé Adifala, da família Jokotoye.

As descobertas e aprendizados são imensuráveis, passeiam pelos hábitos e tradições, aos vestuários coloridos e a exótica gastronomia. Sem sombra de dúvida, esta sendo uma experiência incrível.

Comentários