Sesc Belenzinho oferece cursos grátis na área de tecnologias e artes




Curso: Design de Games
Com Vanessa Pereira
Todo Mundo Joga: A diversidade nos jogos para todos os jogadores.

Desenvolvimento de jogos digitais multiplataforma em 2D no software livre Gdevelop. Os participantes entram em contato com os princípios do design de games e da lógica de programação para criar personagens, cenários e ações.
Vanessa Pereira é mestre em Artes (Unesp), pós-graduada em Estéticas Tecnológicas (PUC), designer multimídia (Senac) e técnica em Design Gráfico (ETEC Carlos de Campos). Integra a equipe do Sesc Belenzinho como Educadora de Tecnologias e Artes e atua em diferentes espaços culturais da cidade junto ao coletivo de cultura digital LINCE.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Grátis. Não recomendado para menores de 14.
22/01 a 14/02. Terças e quintas, das 10h às 12h.

Bate-papo: Lugar do Jogo: Game e Representatividade
Com PugCorn, Game e Arte e Huni Kuin (mediação Vanessa Pereira)
Todo Mundo Joga: A diversidade nos jogos para todos os jogadores.

Bate-papo sobre a importância da representatividade e lugar de fala nos games para contemplar diferentes jogadores e experiências.

PugCorn desenvolveu na FUBAJam da UFBA o jogo Florescer, um game independente lançado em conjunto com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer no primeiro semestre de 2018 e que traz assuntos antes pouco explorados por esse meio. Na pele Bia, uma adolescente trans do ensino médio que se muda para uma nova cidade, o jogador deverá tomar decisões em meio aos problemas e preconceitos enfrentados pela protagonista. Game e Arte é uma empresa que desenvolve produtos e ações socioeducativas no segmento de jogos digitais, formada por Tainá Felix e Jaderson Souza. Juntos eles desenvolveram o jogo "A Nova Califórnia: jogando Lima Barreto", que aborda questões raciais. Tainá Felix é Pós Graduada em Gestão Cultural pelo Senac. Bacharel em Teatro pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). É atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma (2007). Atuou como professora de iniciação teatral na Instituição de ensino Colégio Beka e como atriz-mediadora da Oficina Livre de Teatro para adolescentes, na ONG Casa Clamor Cavanis, sob o convênio da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. Huni Kuin é um jogo eletrônico foi desenvolvido a fim de abordar a cultura do povo indígena Kaxinawá (ou Huni Kuin, como costumam se denominar) para possibilitar uma experiência de intercâmbio de conhecimentos e memórias indígenas por meio de uma nova linguagem: os videogames. Sua proposta é propiciar uma imersão no universo Huni Kuin, em que os jogadores possam entrar em contato com saberes indígenas - como os cantos, grafismos, histórias, mitos e rituais deste povo - possibilitando uma circulação destes conhecimentos por uma rede mais ampla. Neste sentido, a produção do jogo foi concebida como uma criação coletiva da equipe de pesquisadores, da equipe técnica e dos narradores, desenhistas e cantadores indígenas, que buscaram um esforço permanente de tradução entre culturas, mídias e formatos. Vanessa Pereira é mestre em Artes (Unesp), pós-graduada em Estéticas Tecnológicas (PUC), designer multimídia (Senac) e técnica em Design Gráfico (ETEC Carlos de Campos). Integra a equipe do Sesc Belenzinho como Educadora de Tecnologias e Artes e atua em diferentes espaços culturais da cidade junto ao coletivo de cultura digital LINCE.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Grátis. Não recomendado para menores de 14.
25/01. Sexta, das 14h às 16h.

Oficina: Criando Jogos de Tabuleiro
Com Vanessa Pereira
Todo Mundo Joga: A diversidade nos jogos para todos os jogadores.

Nesta oficina o objetivo é criar uma mecânica de jogo de tabuleiro e coletivamente aprender sobre game design. Como base da narrativa será utilizado o universo dos trabalhos do autor/ilustrador quadrinista Marcelo D’Salete. Guilherme Land é instrutor de Tecnologias e Artes do Sesc Ipiranga.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Grátis. Não recomendado para menores de 10.
16 a 23/01. Quarta e sexta, das 14h30 às 17h30.

Vivência: Imersão Game: dos jogos de tabuleiro aos jogos eletrônicos
Com Anima Brasil
Todo Mundo Joga: A diversidade nos jogos para todos os jogadores.

A interatividade e imersão são elementos cruciais da vivência do jogo em qualquer época. Com uma ambientação que contempla os mais variados tipos de jogos, o participante é convidado a experimentar jogos que estimulam diferentes habilidades e competências. Nesse ambiente simulado, cada jogador pode brincar de ser quem quiser, "viver" da forma que imaginar, contanto que observe as regras do jogo.
Anima Brasil desenvolve seu trabalho em diferentes seguimentos do entretenimento, educação, lazer e eventos. Tem como especialidade a animação, recreação, artes circenses e brinquedos.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Livre. Grátis
05 a 13/01. Terça a domingo, das 11h às 18h.

Oficina: Criação de Jogos
Com Global Game Jam
Todo Mundo Joga: A diversidade nos jogos para todos os jogadores.

O Sesc Belenzinho será, mais uma vez, sede de um dos maiores eventos de desenvolvimento de jogos do mundo. Durante 3 dias, os participantes podem criar jogos analógicos ou digitais utilizando ferramentas livres e gratuitas. Não são necessários conhecimentos prévios na área. Os participantes podem trazer seus equipamentos pessoais.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Grátis. Não recomendado para menores de 18.
25, 26 e 27/01. Sexta (16h às 19h30). Sábado (10h às 21h30), Domingo (10h às 18h30).

Curso: Introdução a Modelagem 3D Low Poly
Com Paula Helena Comar

O curso é voltado para a criação de objetos digitais em 3 dimensões com número reduzido de polígonos (low poly), utilizado por modeladores de jogos digitais, na criação de cenários e personagens. O participante, com pouco ou nenhum conhecimento, irá aprender desde os princípios básicos de modelagem 3D utilizando o software livre Blender.
Paula Helena Comar é graduada em Matemática pela UNESP-Rio Preto. Integra a equipe do Sesc Belenzinho desenvolvendo atividades na área de tecnologias e artes com ênfase em iniciação digital para adultos, tecnologias livres, modelagem e impressão 3D, fotografia e arte.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Grátis. Não recomendado para menores de 16.
15/01 a 07/02. Terças e quintas, das 19h30 às 21h30.

Curso: Fitotipia e Antotipia – Fotografia com Pigmentos Naturais
Com Dani Sandrinni

Já pensou em fazer cópias fotográficas utilizando folhas de plantas e pigmentos vindos dos vegetais? A antotipia é um processo histórico que utiliza os pigmentos extraídos de plantas para a impressão de uma cópia fotográfica, a partir de imagens em transparências e/ou objetos. Os pigmentos podem ser extraídos e aplicados em papel ou tecido, ou serem utilizados na própria folha, o que chamamos de Fitotipia. Durante o curso, experimentamos folhas, flores, frutos e sementes para a confecção das imagens, que são produzidas num tempo relativamente longo, junto da ação do sol e da luz UV.
Dani Sandrinni - Arte educadora e fotógrafa, formada pela ECA-USP e, desde 1998, trabalha com fotografia, tanto comercialmente quanto como ferramenta em propostas lúdicas e educacionais. Em 2009, começa a se dedicar aos seus projetos autorais em fotografia, atuando entre o Brasil e a Jordânia, onde foi premiada em 2014. Nos últimos anos vem estudando os processos artesanais em fotografia, o entrelaçamento de materiais e suportes com a imagem fotográfica, a memória, a palavra e a ação do tempo sobre as mesmas.

Local: Oficina I.
Grátis. Acima de 16 anos. Duração: 3 encontros.
15 a 29/01. Terças, das 19h às 21h40.

Curso: Papelaria Artesanal
Com Dricco Simões

A técnica de fabricação do papel artesanal é simples e de baixo custo. A atividade possibilita conferir as etapas do processo de fabricação e trabalhar com diferentes matérias primas, como cascas e flores, explorando texturas e efeitos diversos.
Dricco Simões. Designer de produtos, assina a direção de arte da CIA. ILUSTRADA criando e desenvolvendo bonecos, cenários e figurinos. Já atuou como professor de Artes no EJA, da Prefeitura Municipal de Guarulhos. Ministrou oficina de artesanato e geração de renda no Centro de Referência a Diversidade CRD. Atualmente é responsável pela oficina de papel artesanal e encadernação artesanal da Casa São Lázaro/Reciclázaro.

Duração: 3 encontros.
Local: Oficina II.
Acima de 16 anos. Grátis.
15 a 29/01. Terças, das 19h às 22h40.

Curso: Chinelo Japonês em Tear Alternativo
Com Liliam Barboza

O Zori é o tradicional chinelo de dedo japonês, confeccionado manualmente a partir das palhas da folha do arroz. Para a confecção dos chinelos é utilizado tear alternativo e fibras nacionais como bananeira e o buriti, a tecelagem é feita em urdumes de cordões de sisal.
Liliam Barboza. Graduada em Design de Interiores pela universidade Paulista. Estudou tecelagem com Tiyoko Tomikawa. Atua como designer têxtil e desenvolve tecidos com padronagens exclusivas e peças utilitárias para decoração e também como Arte Educadora (tear manual) desde o ano de 2000 e ministra oficinas de criatividade nos SESCs e ONGs.

Local: Oficina II.
Grátis. Acima de 18 anos. Duração: 2 encontros.
22 a 23/01. Terça e quarta, das 14h às 17h.

Curso: Marcenaria Lúdica – Criação e Execução de Personagem de Madeira!
Com Popoke Brasil

O curso proporciona a criação aliada à execução de um personagem elaborado em madeira, que sai do seu imaginário transformando-se em real. De caráter teórico e prático, traz uma introdução ao mundo da madeira e da marcenaria, visando a desconstrução do conceito tradicional do uso da mesma. São abordados temas como a construção de um personagem, desenho, geometrização, identificação de madeiras, upcycling, EPI, ferramentas, máquinas e técnicas de acabamento.
Eduardo Castanheira. Técnico em Desenho de Comunicação, formado em Artes Plásticas, com licenciatura em Educação Artística. Experiências em diferentes áreas relacionadas à arte e ao design. Trabalhou em Liverpool, na Lantern Company, Cia de marionetes gigantes. Já de volta ao Brasil, trabalhou por anos com pintura artística para cine/publicidade e atualmente de artista e cocriador do Popoke. Nathália Rocha.  Com experiência em diversas áreas relacionadas a artes manuais e design. Além de artista e cocriadora do Popoke, também trabalha com Direção Artística e Efeitos para cine/publicidade.

Local: Oficina I.
Grátis. Acima de 18 anos. Duração: 8 encontros.
23/01 a 20/03. Quartas, das 19h às 22h. Exceto em 6/3.

Oficina: Fotocor: Explorando Cores
Com Joel Melo

Oficina introdutória aos princípios básicos da fotografia, que aborda técnicas, linguagens, conceitos e prática do processo fotográfico, aplicados à criação de um ensaio fotográfico em cores, a partir de experimentações visuais dos participantes.
Obs: Desejável que o aluno traga sua própria máquina digital.
Joel Melo é graduado em Design Digital, pós-graduado em cinema, vídeo e fotografia: criação em multimeios, pós graduando em midia informação e cultura na Eca-Usp. Integra a equipe do Sesc Belenzinho desenvolvendo oficinas na área de tecnologias e artes com ênfase em fotografia, design digital e gráfico, vídeo, mídias sociais, arte e tecnologia e letramento digital para a terceira idade e afins.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Grátis. Não recomendado para menores de 14.
15 a 24/01. Terças e quintas, das 13h30 às 15h30.

Oficina: Introdução à Programação com Scratch
Com Francisco Arlindo Alves

Voltada a educadores, artistas e interessados, a atividade apresenta o funcionamento básico do ambiente de blocos de comandos intuitivo Scratch. De fácil utilização, a ferramenta permite a elaboração de jogos, animações, histórias e recursos interativos, podendo também ser aplicado na criação de obras artísticas, ambientes de aprendizagem e atividades lúdicas em geral.
Francisco Arlindo Alves é mestre em design, pesquisador independente e especialista em EAD. Conduz cursos e oficinas com foco em criatividade no SESC Belenzinho e outras instituições. Participou de exposições no Brasil e exterior com trabalhos no campo da arte e tecnologia. Tem atuado no desenvolvimento de ações em espaços públicos de São Paulo nos campos da arte, design e criatividade.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Grátis. Não recomendado para menores de 14.
15/01. Terça, das 16h às 18h.

Oficina: Conhecendo a Pintura
Com André Ricardo

A atividade cria um espaço de vivência da prática de pintura. Em cada encontro, tem-se contato com uma técnica diferente, sendo elas: têmpera, caseína e encaústica (pintura com cera). A abordagem dos procedimentos e materiais será tangenciada pela obra de um artista referencial no uso de cada técnica.
André Ricardo Formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP, ele realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, possui obras em coleções públicas e recebeu premiações em reconhecidos editais e salões de arte contemporânea. Desde 2008, ministra cursos em espaços culturais e na rede SESC.

Duração: 1 encontro.
Local: Oficina I.
Acima de 16 anos. Grátis.
17, 24 e 31/01. Quintas, das 19h às 22h.

Oficina: Fotografia Abstrata, As Formas como Expressão do Olhar
Com Joel Melo

Oficina introdutória aos princípios básicos da fotografia, que aborda técnicas, linguagens, conceitos e prática do processo fotográfico, aplicados ao contexto abstrato das imagens. Obs: Desejável que o aluno traga sua própria máquina digital.
Joel Melo é graduado em design digital, pós-graduado em cinema, vídeo e fotografia: criação em multimeios, pós graduando em mídia informação e cultura na Eca-Usp. Integra a equipe do Sesc Belenzinho desenvolvendo oficinas nas áreas de tecnologias e artes com ênfase em fotografia, design digital e gráfico, vídeo, mídias sociais, arte e tecnologia e letramento digital para a terceira idade e afins.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Grátis. Não recomendado para menores de 16.
29/01 a 07/02. Terças e quintas, das 13h30 às 15h30.

IDOSOS

Curso: Primeiros Passos em Foto, Vídeo, Texto e Som
Com Francisco Arlindo Alves

Os participantes entram em contato com recursos de fotografia, vídeos, áudio e texto na internet. São produzidos conteúdos por meio de discussões buscando o estímulo da memória, e o compartilhamento de experiências de vida.
Francisco Arlindo Alves é mestre em design, pesquisador independente e especialista em EAD. Conduz cursos e oficinas com foco em criatividade no SESC Belenzinho e outras instituições. Participou de exposições no Brasil e exterior com trabalhos no campo da arte e tecnologia. Tem atuado no desenvolvimento de ações em espaços públicos de São Paulo nos campos da arte, design e criatividade.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Grátis. Não recomendado para menores de 18.
22/01 a 14/02. Terças e quintas, das 16h às 18h

SERVIÇO

Sesc BelenzinhoEndereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho

Assessoria de imprensa - Sesc Belenzinho

Comentários