Praça do Sesc Belenzinho recebe o Samba de Bumbo do Baque Bolado






No dia 16 de dezembro, domingo, às 18h, a Cia. de Artes do Baque Bolado apresenta o espetáculo Do Samba de Bumbo ao Samba de Quadra na Praça do Sesc Belenzinho. A atividade (grátis) integra o projeto De Lá Pra Cá que contempla as diversas manifestações populares brasileiras em suas mais variadas linguagens e leituras.

Utilizando pernas de pau, os artistas conduzem o público a uma viagem através dos tempos, iniciando com o Samba de Bumbo - também conhecido como samba rural paulista, com seus tambores graves e cantos de improviso. Esse batuque paulista é considerado uma das principais influências do samba no Estado. O espetáculo termina com o samba de quadra, que tem como berço as tradicionais escolas de samba.



A apresentação tem ainda participação dos embaixadores do samba paulistano Waldir Dicá e Maria Helena (velha guarda da Rosas de Ouro), Chicão e Sarah Brandão (velha guarda da Vai-Vai), e João Mário, membro da comunidade de Samba de Bumbo do Cururuquara, de Santana do Parnaíba, interior do Estado.

No mesmo dia da apresentação (16/12), a Cia. de Artes do Baque Bolado comanda a vivência Bumbo Bolado Baque Virado com o público interessado, das 14h30 às 16h30. A atividade aborda os diversos aspectos do samba de bumbo. Os participantes vivenciam aspectos da dança, do ritmo, do canto e dos bonecos que acompanham o grupo no período de carnaval, e, principalmente, aprendem sobre a importância histórica desta manifestação popular para a identidade cultural do estado de São Paulo.

Cia. de Artes Baque Bolado

Há 21 anos no cenário artístico de São Paulo, a Cia. de Artes do Baque Bolado faz parte do movimento cultural, iniciado na década de 1980 e existente até hoje, cujo objetivo é a pesquisa e divulgação das manifestações tradicionais existentes no Brasil. Tal iniciativa é fomentada por uma concepção artística e histórica que ressalta a importância das tradições populares, resultantes do processo de sincretismo de culturas, principalmente as de matriz africana, europeia e indígena, sendo o retrato da formação sociocultural do país.

No início, o grupo se caracterizava pelo aprendizado musical de manifestações especificas, sendo o Maracatu de Baque Virado da Nação Estrela Brilhante sua principal fonte. Posteriormente, assumiu o próprio processo criativo, incorporando novas linguagens e formas de comunicação e expressão, que resultou em um conteúdo transversal e contemporâneo. O coletivo, portanto, representar um movimento cultural que abre portas e desmistifica preconceitos, sendo fruto da necessidade de dançarinas, músicos, atrizes, artistas plásticos e circenses de brincar com a enorme fusão cultural do Brasil.

Serviço

Vivência: Bumbo Bolado Baque Virado
Com Cia. de Artes do Baque Bolado
Data: 16 de dezembro. Domingo, das 14h30 às 16h30
Local: Sala de Expressão Corporal 2
Grátis. Livre. Distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência no local.

Espetáculo: Do Samba de Bumbo ao Samba de Quadra
Data: 16 de dezembro. Domingo, das 18h às 19h
Local: Praça. Grátis. Livre.

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700

Comentários