A Florestinha da Pati: teatro para bebês integra o XII Circuito de Teatro em Português



Fonte : Eliane Verbena / Fotos : Alan de Oliveira 

A Florestinha da Pati, terceiro espetáculo para bebês e primeira infância, concebido pela Cia. Teatro para Bebês Liliana Rosa tem texto e direção de Alan de Oliveira, que assina também a produção musical e as letras das canções. De forma lúdica, a peça traz a floresta e sua metáfora ambiental como ‘o pulmãozinho do mundo’.

As apresentações ocorrem nos dias 24 e 25/11, sábados e domingos (às 15h), na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio CardosoA Florestinha da Pati - aplaudida por pais, educadores, psicólogos e pedagogos - integra a programação do XII Circuito de Teatro em Português, que acontece em novembro, em São Paulo, e tem indicação para crianças de 6 meses e 6 anos.

Na encenação, a floresta é povoada por diversos bichinhos e espécies, da fauna e da flora. A bebezinha Pati interage os animaizinhos, que são dublados, trazendo realismo e ‘hipnotizando’ as criançinhas, pois Liliana Rosa usa uma linguagem apropriada para os pequenos. O conceito de sustentabilidade, a responsabilidade e o carinho para com o meio ambiente aparecem de forma lúdica e divertida. Temas relacionados à maternidade e à família conduzem a encenaçãol e alertam não só para a preservação ambiental, mas também para educação artística desde a primeira infância.

A Florestinha da Pati é uma performance teatral poética. A história é contada por associações e analogias que vão do real ao imaginário, buscando uma identidade com os pequeninos e seus acompanhantes. O espetáculo mescla técnicas dos musicais com uma cuidadosa adaptação para os bebês. São canções autorais criadas especialmente para a peça em um cenário cheio de cores embasadas na cromoterapia e associadas à musicoterapia. No final, as crianças participam de uma vivência sensorial com seus pais (ou acompanhantes) com os objetos de cena e os atraentes bichinhos.



A atriz fundadora Liliana Rosa, amparada por estudos psicopedagógicos realizados no Brasil e na Europa, após trabalhos com a primeira infância europeia, mudou-se de Portugal para o Brasil, quando fundou a primeira companhia especializada no gênero. A criação da Cia. Teatro para Bebês Liliana Rosa traz características próximas da realidade e personalidade do público brasileiro, que foram desenvolvidas após profunda pesquisa. As recentes peças do repertório nasceram dos contatos com a primeira infância dos brasileirinhos, mesclados à experiência anterior da atriz. A companhia é codirigida pelo ator e músico Alan de Oliveira, que desenvolve a pesquisa junto à fundadora, a partir de sua experiência similar com bebês em sala de aula. Os espetáculos da cia. são: O Cirquinho de LuísaO Bebê e o Mar e A Florestinha da Pati. O teatro para bebês de Liliana Rosa já foi assistido por mais de 42 mil pessoas.

Ficha técnica - Direção, texto e músicas: Alan de Oliveira. Pesquisa: Liliana Rosa e Alan de Oliveira. Elenco: Liliana Rosa. Produção musical, trilha sonora e designer gráfico: Alan de Oliveira - Mix Áudio & Vídeo Produções. Dublagem: Liliana Rosa, Alan de Oliveira e Paula Rego. Produção: Alan de Oliveira. Cenário e figurino: Clívia Cohen. Desenho de luz: Marianna Linhares e Alan de Oliveira.

Serviço

Crianças de todas as idades pagam ingressos, inclusive bebês menores de 2 anos.
Os lugares não são marcados. Mães/acompanhates que se posicionam primeiro na entrada sentam no palco, que estará sujeito à lotação. As demais se acomodam nas poltronas.

Teatro para bebês: A Florestinha da Pati
Data: 24 e 25 de novembro/2018
Horário: Sábados e domingos, às 15 horas
Indicação etária: crianças entre 6 meses e 6 anos. Duração: 55 minutos.
Ingresso: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)

Teatro Sérgio Cardoso
Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares)
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. São Paulo/SP.
Tel: (11) 5061-1132

Comentários