3º Seminário do Audiovisual Negro anuncia programação da mostra de cinema

São mais de 40 produções de profissionais afrobrasileiros de diferentes estados do Brasil, entre eles, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará. A entrada é gratuita
Cena do filme “Negrume” - divulgação

São Paulo, novembro de 2018 - Entre os dias 19 e 24 de novembro, 22 espaços culturais da cidade de São Paulo recebem a mostra de cinema que integra a programação do 3º Seminário do Audiovisual Negro. São mais de 40 filmes desenvolvidos por realizadores negros e negras de diversas regiões do país, selecionados pela APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro - também organizadora do Seminário. A entrada é gratuita.

Sob a curadoria do articulador cultural Aloysio Letra e a cineasta Thais Scabio, este ano a mostra de cinema está dividida em quatro temáticas. São elas: Negra Erê - Sobre os primeiros passos e quereres da negritude infante; Negra Liberdade – Que sejam para todos. Que sejam livres; Negra sem Limite - Experimentações de discurso, estética e de linguagem audiovisual; e Negra Consciente - Sobre emancipação, superação, ancestralidade. “Temos muitos profissionais negros e negras trabalhando com audiovisual, no Brasil todo, em todas as áreas, seja na produção, direção, edição ou roteiro. O audiovisual negro existe e precisa ser fomentado, culturalmente e economicamente, cada vez mais”, declara Thais Scabio.


Entremares



Entre os destaques da mostra estão os curtas-metragens “Entremares”, documentário dirigido pela pernambucana Anna Andrade sobre mulheres que compartilham os seus vínculos e vivências com a maré, a pesca, e a Ilha de Deus,  em Recife (PE), e “Negrum3”, do diretor Diego Paulino, que propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Outra produção de destaque é o longa-metragem de Daniel Leite. “Kabadio - O Tempo não tem pressa, anda descalço” conta a história de um pequeno vilarejo muçulmano no coração de Senegal que é uma espécie de éden místico protegido por líderes religiosos. Este é o cenário para fascinantes histórias de personagens reais que lutam para sobreviver, mantendo suas tradições, em meio à guerra civil e ao contrabando de mercadorias.


Kabadio


A mostra acontece em 22 espaços culturais, localizado em diferentes regiões da cidade, incluindo Guarulhos, Santo André, Diadema, Bela Vista, Campos Elíseos, Perus, Bela Vista e Ana Rosa. Todas as exibições são gratuitas. O Seminário do Audiovisual Negro é correalizado pela Spcine e pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e apoiado pelo Goethe Institut.

Sobre a APAN
Criada em 2016, a APAN é uma instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por negras e negros, de todas as regiões do Brasil, e dedica-se ao fortalecimento da relação entre profissionais negros e o mercado audiovisual.  
Trazendo como pilares estruturantes de sua formação, constituição e política a defesa de uma perspectiva inclusiva, com atenção ao recorte racial,  em relação a todos os elos da cadeia produtiva audiovisual, sendo eles a concepção, produção, distribuição e exibição. Neste sentido, a APAN representa estes interesses perante órgãos públicos, fundações, instituições, ONGs e iniciativas privadas no Brasil e no Mundo.

Sobre a Spcine
A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Confira abaixo a programação completa:
SESSÃO NEGRA ERÊ –  “Sobre os primeiros passos e quereres da negritude infante."
PROGRAMA 1  - 65 minutos - (RECOMENDAÇÃO livre/infantil)

PAPAGAIO VERDE - Oficina Lado Beco/ Anderson Lima/ ficção/websérie/ 8'37"/MG
sinopse: Existem momentos em que a liberdade do papagaio é vista de múltiplas formas. Curta produzido na Ocupação Izidora, região metropolitana de Belo Horizonte, como resultado da OPALA - Oficina de Produção e Alfabetização Audiovisual

ANA - Vitória Felipe Santos/ficção/16'33"/SP
sinopse: Ana é uma menina que não se reconhece negra. Jeannette é uma professora refugiada com dificuldades de adaptação no Brasil. Vítimas de racismo, elas descobrem juntas um modo de transformar a si mesmas.

POBRE YURINHO - João Ademir/ ficção/ 14´54”/ES
sinopse: Juca e Lipe são dois garotos que passam o dia jogando bola na vila. Yurinho, um típico garoto criado pelo avó, quer se juntar à brincadeira.

FÁBULA DE VÓ ITA -  Joyce Prado/animação/live action/  5´/ SP
sinopse: Gisa tem um cabelo diferente, cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Triste e sem estima ela irá buscar a ajuda da Bruxa Leleira,  mas fugindo da sua identidade a menina pode perder a chance de ser feliz. Esse é o conto de fadas que Dona Ita conta para sua neta, Gisele, através das pinturas que faz enquanto narra a história. Mergulhando na fantasia a menina irá compreender a beleza das diferenças e começar a construir a sua personalidade.

O MENINO DA FRONTEIRA - Oficina Lado Beco/ Anderson Lima/ ficção/websérie/ 6'10"/MG
sinopse: Pegou fogo na escola vizinha.Olha o que os alunos fizeram

EMPODERADA/ episódio Mc Soffia  - Renata Martins/websérie/ 4`24” /SP
sinopse: "Empodere uma criança e empoderará o mundo"... diz a célebre frase solta nas redes sociais, mas, ao ver o trabalho da Mc Soffia, a frase deixa de ser solta e torna-se coesa, urgente, verdadeira e multiplica-se em poesia, rima, ritmo, cultura, respeito e busca por suas raízes.

ZAGA DE BONECAS - Oficina Lado Beco/ Anderson Lima/ ficção/websérie/ 6'48"/MG
sinopse: Meninas invadem o campinho de futebol e humilham os meninos é nome do vídeo do curta Zaga de Bonecas.

EMPODERADA/episódio Vitória Angelo - Renata Martins/websérie/ 5`21”/SP  
sinopse: Com 11 anos, Vitória Angelo traz no remelexo, no olhar e nos pés a história de uma família que fez da quadra seu espaço de celebração. Acompanhada da avó, acarinhada pelos cuidados e preparos da mãe, e com o apoio das irmãs e tias, Vitória tem vários sonhos: de ser médica à rainha de bateria. Sem limites pra sonhar, Vitória “dá um remelexo” e segue! Integrante da ala de passistas-mirim da Nenê da Vila Matilde, vê-la sambar é celebrar e gritar: Vitória!

Locais de exibição:
OCUPAÇÃO 9 DE JULHO -  21.11(quar), às 16h
R. Álvaro de Carvalho, 427 - Bela Vista (zona central)
ELCV Santo André - 23.11(sexta), às 17h.
Avenida Utinga 136 . Chácara Pignatari.  Vila Metalúrgica - Sto André
CCA Frei Tito  - 23.11-(sexta)l, às 8h
R. Jacinto Paes, 57 - Americanópolis (zona sul)

CINE VIELA 4 -  25.11 (dom) , às 20h
Rua Jose Francisco Chaves, Viela 4 - Jd Paulistano (zona Norte)
Quebrada Films/ Cineclube da Comunidade - 22.11(quin) às 8h e às 13h
Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América

PROGRAMA 2  -  especial Lado Beco/Seleção 100ZALA- 56 min. - (RECOMENDAÇÃO INFANTO JUVENIL )
Lado Beco é um canal de filmes, curtas e vídeos infantis produzidos por crianças e adolescentes. dirigidos por Anderson Lima
ERA OUTRA VEZ - Oficina Labo Beco/ 1'/ SP
sinopse: Curta resultante da "OPALA - Oficina de Produção e Alfabetização Audiovisual" realizada na cidade de Registro, em 2014.

BANHEIRO FE-MENINO Oficina Labo Beco/ 10'17"/ SP
sinopse: Uma grande confusão é causada quando a placa do banheiro Feminino é mudada para "masculino" com uma menina dentro da casinha.

NEGRA CLARA Oficina Labo Beco/ 10'17"/ BA
sinopse: Curta-metragem produzido pelos participantes do Projeto, durante a Etapa Campus de Salvador e Mata de São João.

QUERO SER TATU BOLA  Oficina Labo Beco/ 7'27"/ SP
sinopse: Como se sente uma garota negra adotada por uma mulher dona de uma escola privada onde todos os outros alunos são brancos?

ORDEM OU REGRESSO Oficina Labo Beco/ 10'16"/ BA
sinopse: Curta-metragem produzido pelos participantes do Projeto, durante a Etapa Campus de Salvador e Mata de São João

COPA DOS COLONIZADOS  Oficina Labo Beco/ 5'47"/ BA
sinopse: Curta-metragem produzido pelos participantes do Projeto, durante a Etapa Campus de Salvador e Mata de São João

ACERCA DE NOSSOS CORPOS Oficina Labo Beco/ 5'47"/ PE
sinopse: Curta resultante da "OPALA - Oficina de Produção e Alfabetização Audiovisual" realizada na cidade de Belo Jardim/PE.

O QUE É PRECONCEITO? Oficina Labo Beco/ 1'/ SP
sinopse: Preconceito é quando alguém te define.

Locais de exibição:
CINE SARAU JACÒ,  24.11 (sábado), às 19h
cinema de rua - Rua Alessandro Bibiena s/n
CCA Frei Tito  - 23.11- Infantil, às 14h
R. Jacinto Paes, 57 - Americanópolis (zona sul)

EE Vicente Rao - 22.11(quinta), às 20h
R. Pastor Rubens Lopes, 368 - Americanópolis (zona Sul)

Quebrada Films/ Cineclube da Comunidade - 23.11(sext), às19h
Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América

SESSÃO NEGRA LIBERDADE – Que sejam para todos. Que sejam livres!
PROGRAMA 1  - 70 minutos - (RECOMENDAÇÃO 12 anos)

AMOR DE ORI- Bruna Andrade Barros/ ficção/drama/07'13"/BA
sinopse: Oxum todos os dias vai ao rio encher sua talha com água. Um dia, uma mulher de roupas vermelhas cruza seu caminho e muda sua vida para sempre.

SUDESTINO(OS) - Germano de Sousa/documentário/20'/CE
sinopse: "Eu gosto mesmo é de andar pisando no chão. Voar, é só pra quem tem asas"
A viagem como lugar de encontros, memórias e saudades.

JUDAS - Joel Caetano/ficção/terror/11'/SP
sinopse: Sábado de aleluia é dia de malhar o Judas... você tem coragem?

CARTA SOBRE O NOSSO LUGAR MULHERES DO VILA NOVA - Rayane Penha/documentário/ 13'/ AP
sinopse: O documentário apresenta histórias de mulheres que moram e trabalham no garimpo do Vila Nova interior do Amapá. Mostra a força e o poder místico dessas mulheres que se materializam em suas realidades. O documentário mostra o cotidiano dessas mulheres através do olhar da diretora do filme que foi moradora da localidade.

PANDORGA -  Mauricio Rodrigues Pinto/ficção/romance/17'22" / MT
sinopse: Acompanhados de um envelope que guarda o futuro, um casal decide viajar numa estrada cheia de memórias e sentimentos. As reflexões e acontecimentos no caminho podem reconstruir sua história.
Locais de exibição:
ELCV Santo André - 23.11(sex), às 18h20.
Avenida Utinga 136 . Chácara Pignatari.  Vila Metalúrgica - Sto André
COLETIVO 217 - 21.11(quarta),  às 20h
Rua Graciosa, 217 -Centro- Diadema

Projeto comcom Pimentas e Cineclube Incinerante - 24.11 (sab), às 18h
Rua Antônio Dias Santos, 254 - Jd. Alice  - Guarulhos
CINE AJEJI - KASA AJEJI - 19.11, às 19h
Rua Paulo Ravell, 153 - Cachoeirinha (zona norte)

PROGRAMA 2  - 85 minutos - (RECOMENDAÇÃO 12 anos)

CORAÇÃO DO MAR - Rafael Nascimento/ficção/drama/19'50"/PE
sinopse: Cercado pela violência da região metropolitana de São Paulo, onde no Brasil a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado, Cadu, filho de Teresa, aos 10 anos sonha conhecer o mar.

#NOSSAFAMÍLIA - Max Mu/documentário/37'/SP
sinopse: narra a perspectiva de duas mulheres, negras, ex-moradoras de rua, catadoras onde uma adotou 25 filhos e outra 45 filhos. Uma é do extremo leste e outra do extremo Sul da Cidade de São Paulo.

CARNE - Mariana Jaspe/ficção/terror/11'45"/ /RJ
sinopse: Um jovem casal tem uma intensa e acalorada discussão na piscina. Quando um deles entra na casa, o outro é surpreendido por Àmân.

BRAÇOS VAZIOS - Daiana Santos Rocha/ficção/drama/16'/ ES
sinopse: Vera é uma mãe que perdeu seu filho, Carlos, de forma trágica. Ela não consegue se recuperar do trauma e se apega às lembranças numa tentativa de amenizar seu sofrimento. Até que um dia Vera encontra um bilhete que a obriga a fazer uma escolha.  

Locais de exibição
MOVA Frei Tito - 21.11 (quarta), às 20h
R. Jacinto Paes, 57 - Americanópolis (zona sul)
CINE NOSSA SENHORA APARECIDA - 22.11(quinta) - 16h
AV Cupecê, 5347  - (zona sul)

OCUPAÇÃO 9 DE JULHO -  22.11(quinta), às 19h
R. Álvaro de Carvalho, 427 - Bela Vista (zona central)
SESSÃO NEGRA SEM LIMITE - Experimentações de discurso, estética e de linguagem audiovisual.
PROGRAMA 1  - 95 minutos - (RECOMENDAÇÃO 14 anos)

ALICE - Állan Maia/ficção/drama/16'52"/BA
sinopse: á esqueceu de quem você é? "Alice" entra em uma fulminante descoberta de seu "eu próprio" após efeitos colaterais de medicamentos.

ARKÉ - Ana Caroline Brito Gonçalves/experimental/6`/DF
sinopse: Arkhé é um curta autobiográfico experimental. O filme é dividido em 5 partes, cada uma ligada a um elemento: éter, água, ar, terra e fogo. Ele explora algumas sensações e metáforas relacionadas a depressão e os sentimentos que essa doença trás. O mar de sentimentos, o furacão de pensamentos, a terra que nutre e o fogo que transmuta.


DE NOVO NÃO! -  Luan Jave/ ficção/drama/21'25"/BA
sinopse: Uma parte da vida de Samuel, uma parte que só ele sabe e os envolvidos...

NÃO FIQUE TRISTE, MENINO -  Clébson Oscar/documentário/8`/CE
sinopse: Partindo de memórias pessoais, o filme “Não fique triste, menino” busca falar sobre identidade negra, sexualidade, masculinidade e ressignificação da própria memória.

ARQUITETURA DOS QUE HABITAM - Daiana Rocha/experimental/05'/ES
sinopse: O cotidiano, tempo e detalhes de um lugar ocupado por pessoas.

LÂCHE - Jean Costa/documentário/14'15"/RJ
sinopse: Videos Super-8 de balões de fogo, filmados no Brasil de 1970 a 1990, misturam-se com a história do baloeiro Tura. De um lado, uma prática hoje proibida no Brasil. Do outro, o amor do artesão por esse costume popular, entre o perigo e a poesia que lhe concerne.

NEGRUM3 - Diego Paulino/documentário/ 21'56"/SP
sinopse: Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora.  

CINE CRIAR - INSTITUTO CRIAR -- 22.11, às 18h30
Rua Solon, 1121 -Bom Retiro (zona central)
Aparelha Luiza -  21.11, às 18h00
Rua Apa, 78 - Campos Elíseos

SESSÃO NEGRA CONSCIÊNCIA – Sobre emancipação, superação, ancestralidade.
PROGRAMA 1  - 62 MINUTOS – (RECOMENDAÇÃO 14 anos )

ABAYA | resistência e ancestralidade - Frederico Moreira e Grazie Pacheco/ documentário/ 02'59"/ SP
sinopse: O encontro do Ilú Obá de Min, Mães de Maio e UMOJA , sua união, luta, ideais e resistências em uma noite onde a Rainha Mãe toma forma para denunciar a falsa abolição da escravatura.

CORPO ÁRVORE -  Ana Caroline Brito/experimental/05'15"/ DF
sinopse: Um filho conversa com sua mãe numa tentativa de reencontrar sua ancestralidade.

EMBARAÇO - Mirtes Agda Santana/documentário/25'/SP
sinopse: Embaraço conta o ponto de vista de quatro jovens mulheres negras sobre a militância através da estética e mostra a luta diária de cada uma na luta diária contra os padrões de beleza.

A POEIRA NÃO QUER SAIR DO ESQUELETO -  Daniel Santiso e Max Willa Morais /documentário/ /20'/RJ
sinopse: Quatro habitantes do estado do Rio de Janeiro fazem parte das remoções que acontecem agora na comunidade do Metrô-mangueira e nos contam histórias. Essas narrativas surgem do encontro com as imagens da remoção da comunidade do Esqueleto, naquele mesmo lugar cinco décadas antes.

CLAUSURA-  Mariana França e Gildo Antônio/documentário/29" /SP
sinopse: Infelizmente, a Depressão ainda é vista com certo tabu e preconceito em nossa sociedade. O documentário “Clausura” tem como principal proposta: possibilitar a quebra de tais estigmas. Aproximando o público do tema, por meio da arte, onde artistas da cidade de São Paulo, descrevem sobre a convivência com a doença e como isso interfere em seus processos criativos.

Locais de exibição
Cineclube NERA e Cinemateca/ FMU-FIAMFAAM - 21.11 (quarta), às 12h30
Av. Vergueiro, 2009 - Ana Rosa (Zona sudeste)
NEGRUME - OKUPAÇÃO MATEUS SANTOS - 21.11 (quar), às 16h
Avenida Paranaguá, 1633 - Ermelino Matarazzo (Zona Leste)
CinepretO - 23.11 (sexta), às 18h
Praça Roberto Silva, Avenida Pedro de Souza Lopes - Cabuçu - Guarulhos
COMUNIDADE CULTURAL QUILOMBAQUE - 22.11, às 19h
Travessa Cambaratiba, 05 Perus (zona noroeste)

MOVA CASA DA SOLIDARIEDADE - 22.11, às 19h30
RUA GRAVI, 60
PROGRAMA 2  – 51 minutos (RECOMENDAÇÃO 14 anos )

IMORTAIS E FATAIS - Vinicius Eliziario e Carol Lins/videoclipe/05'34"/ BA
sinopse: Prédio só tem vida, com vidas.

LUA - Rosa Miranda/documentário/06'14"/RJ
sinopse: Documentário onírico sobre as vivências de infância e o momento de sua transição de gênero de Lua Guerreiro, trans, não binária que se expressa pelo que é considerado feminino.

ODÓ PUPA | lugar de resistência - Carine Fiúza/documentário/13'46"/PB
sinopse: A fala, a imagem, as estatísticas e a repetição tudo fala, mas pra quem se vocês dão as costas para os motivos pelos quais nossos filhos estão morrendo? Odò Pupa, rio vermelho que flui para Atlântico e testemunha nossa diáspora.

RECOMENDADO - Higor Mourão/documentário/08'25"/SP
sinopse: O experimento traduz as experiências de um corpo não recomendado socialmente. Desejos renegados estão construídos com o espaço que a cidade-caos proporciona.

SANTOS IMIGRANTES - Thiago Amepreta/ficção/06'55"/PB
sinopse: Você já ouviu a palavra de Exu hoje?

ENTREMARÉS - Anna Andrade/documentário/20'/PE
No chão de lama, mulheres compartilham os seus vínculos e vivências com a maré, a pesca, e a Ilha de Deus.

Locais de exibição
CinepretO - 23.11 (sexta), às 18h
Praça Roberto Silva, Avenida Pedro de Souza Lopes - Cabuçu - Guarulhos
Terça Afro - 19.11, às 18h
Rua Antônio Botto, 212A - Jardim Centenário  

CINE NOSSA SENHORA APARECIDA - 22.11(quinta) - 20h
AV Cupecê, 5347  - (zona sul)

Aparelha Luiza -  22.11, às 18h30
Rua Apa, 78 - Campos Elíseos

SESSÃO NEGRA CONSCIÊNCIA – Sobre emancipação, superação, ancestralidade.
PROGRAMA longa metragem -  90 MINUTOS – (RECOMENDAÇÃO 14 anos )

KABADIO - O tempo não tem pressa, anda descalço. - Daniel Leite/documentário/RJ/SENEGAL  sinopse: No coração do Senegal, um pequeno vilarejo muçulmano chamado Kabadio é uma espécie de éden místico protegido por líderes religiosos. Este é o cenário para fascinantes histórias de personagens reais que lutam para sobreviver, mantendo suas tradições, em meio à guerra civil e ao contrabando de mercadorias.

Locais de exibição

Cineclube NERA e Cinemateca/ FMU-FIAMFAAM - 21.11 (quarta), às 12h30
Av. Vergueiro, 2009 - Ana Rosa (Zona sudeste)
Aparelha Luiza -  23.11, às 18h00
Rua Apa, 78 - Campos Elíseos

Comentários