Programação para IDOSOS Sesc Belenzinho – Outubro/2018





Espetáculo/teatro: Os que Vieram Antes
Com Cia La Laura Palmer (Chile)
Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte: Espetáculos de teatro e dança que contemplam os temas da longevidade e do envelhecer.

Baseado no teatro documentário, o espetáculo Los que Vinieron Antes (Santiago, CHI) é construído com entrevistas e fatos, que colocam na cena principal um neto e seus avôs. Os três homens se reúnem em uma mesa para conversar pela primeira vez. Revisitam os momentos que os tornarão quem são. O espetáculo é um percurso no qual uma série de objetos são expostos, como uma espécie de museu do cotidiano: vestígios que representam cenas relevantes da vida dos homens que viveram em outra época. Alguns destes objetos foram guardados com um objetivo claro, outros simplesmente guardados. Nesse ambiente, os espectadores são convidados a se sentarem à mesa, compartilhando o inicio de uma refeição em família, sendo testemunhas desse encontro. O que se passa com um homem cuja única relação com a vida é seu trabalho? Quando termina? Como passam os dias ao final da vida? Como se vive quando diante da certeza de estar mais próximo da morte?
Ficha técnica: Direção: Ítalo Gallardo. Dramaturgia: Ítalo Gallardo, Pilar Ronderos e Jorge Arecheta. Assistente de direção: Pilar Ronderos e Jorge Arecheta. Produção: Mónica Drouilly Hurtado. Produção no Brasil: Felipe França Gonzalez. Elenco: Italo Gallardo, Miguel Gallardo e Manuel Betancourt. Técnico de iluminação: Gonzalo Hurtado. Produtor técnico: Pablo Barbatto. Desenho de cenografia e iluminação: Laurene Lemaitre. Sonorização: Jorge Arecheta. Fotografia: Tomás Irarrázabal.

Retirada de ingressos gratuitos com 1 hora de antecedência.
Local: Sala de espetáculos 2. Não recomendado para menores de 16. Grátis.
10 a 11/10. Quarta e quinta, às 20h






Curso: Dicas e Truques para o uso da Internet
Com Francisco Arlindo Alves

Série de bate-papos em que os participantes podem compartilhar experiências, tirar dúvidas e conferir dicas sobre recursos básicos do computador e da internet. Francisco Arlindo Alves é mestre em design, pesquisador independente e especialista em EAD. Conduz cursos e oficinas com foco em criatividade no SESC Belenzinho e outras instituições. Participou de exposições no Brasil e exterior com trabalhos no campo da arte e tecnologia. Tem atuado no desenvolvimento de ações em espaços públicos de São Paulo nos campos da arte, design e criatividade.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Não recomendado para menores de 18. Grátis. Duração: 2h.
25/09 a 04/10. Terças e quintas, às 16h

Oficina: Segurança na Internet
Com Natália Neris

Oficina sobre dicas para segurança e prevenção de dados na internet para a terceira idade. Natália Neris é doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP), Mestra em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atua em projetos de pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social (GEPPIS) da Universidade de São Paulo e Núcleo de Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/CEBRAP). Foi professora no curso de graduação em Serviço Social na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS-SP) entre 2015 e 2016. Atualmente é pesquisadora no InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia onde coordena a linha Desigualdades e Identidades.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. Grátis. Duração: 2h.
05 a 19/10. Sextas, às 16h




Oficina: Da Tela do Celular para a Tela da TV
Com Vanessa Pereira

Apresentação das possibilidades de exibir conteúdos do celular ou tablet em televisores com entrada USB ou Smart TVs. Através de exercícios práticos são exibidos vídeos e fotos armazenados em pendrive ou HD externo e conteúdos diversos por meio de aplicativos que conectam os dispositivos via WiFi.Vanessa Pereira é mestre em Artes (UNESP), pós-graduada em Estéticas Tecnológicas (PUC), designer multimídia (SENAC) e técnica em Design Gráfico (ETEC Carlos de Campos). Integra a equipe do Sesc Belenzinho como Educadora de Tecnologias e Artes e atua em diferentes espaços culturais da cidade junto ao coletivo de cultura digital LINCE.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes
Não recomendado para menores de 18. Grátis. Duração: 2h.
09 a 11/10. Terça e quinta, às 10h

Curso: Introdução ao Tablet e Computador para Adultos
Com Francisco Arlindo Alves

Atividade voltada para iniciantes que desejam aprender recursos básicos para utilização do tablet, computador e navegação na internet. Francisco Arlindo Alves é mestre em design, pesquisador independente e especialista em EAD. Conduz cursos e oficinas com foco em criatividade no Sesc Belenzinho e outras instituições. Participou de exposições no Brasil e exterior com trabalhos no campo da arte e tecnologia. Tem atuado no desenvolvimento de ações em espaços públicos de São Paulo nos campos da arte, design e criatividade.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Não recomendado para menores de 18. Grátis. Duração: 2h.
18/10 a 08/11. Quintas, às 16h

Oficina: Internet e Informática para 3ª Idade
Com Joel Melo

Oficina introdutória, onde os participantes têm acesso a conhecimentos e práticas de linguagens, técnicas, conceitos e ferramentas próprios para uso na internet e na informática. Obs.: necessário levar máquina fotográfica. Joel Melo é graduado em Design Digital, Pós-graduado em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios e Pós Graduado em Mídia Informação e Cultura na ECA-USP. Integra a equipe do SESC Belenzinho desenvolvendo oficinas na área de tecnologias e artes com ênfase em fotografia, design digital e gráfico, vídeo, mídias sociais, arte e tecnologia e letramento digital para a terceira Idade e afins.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Duração: 2h.
Não recomendado para menores de 16. Grátis.
23/10 a 13/11. Terças e quintas, às 13h30

Aula Aberta: Saúde é pra Valer – Envelhecimento Ativo

Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas, e permitir que elas percebam seu potencial para o bem-estar físico, social e mental ao longo de toda a vida.
Para este encontro traremos as possibilidades e benefícios da atividade física para melhora da qualidade de vida.

Local: Expressão Corporal II. Livre. Grátis. Duração: 1h30
11 a 25/10. Quintas, às 14h


SERVIÇO

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700

Comentários