PRETARTE - Exposição Fotográfica





Fonte : Osmar Dias Moura

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA PRETARTE

Assembléia Legislativa de São Paulo 
05/11/2018 a 22/011/2018

PRETARTE é uma  exposição tem como objetivo a valorização de artistas pretos e pretas que apesar do talento e  qualidade de seus trabalhos, não contam com o merecido espaço nos grandes palcos e na grande mídia.



Todo homem nasce livre, para que em liberdade cresça e livremente possa traçar seus projetos, sonhar seus próprios sonhos, trilhar livremente seus caminhos e livre voltar ao seio do universo quando ao criador prover encerrar sua humana existência.
Lamentavelmente alguns dentre nós, se pervertem fazendo uso indevido de suas capacidades cognitiva e física sobrepujando limites éticos e morais, simplesmente em busca de poder e riqueza material.
A história da humanidade é maculada por incontáveis holocaustos que se renovam continuamente, variando os requintes de crueldade, a geografia e em diferentes pontos da linha do tempo tornando-se assim nossos contemporâneos.
Lamentavelmente o primeiro quarto do século XXI, assim como em todo século passado, questões étnicas, de gênero e religiosas, tem sido motivo de dor, lágrimas e lutas para muitas comunidades ao redor do planeta.  Como consequência, inúmeros movimentos surgem diuturnamente, como forma de combate a tanta desigualdades e injustiças.
 Destacamos aqui a luta de irmãos pretos e pretas, que viram a mãe África invadida por forasteiros que violentamente, destruíram suas estruturas sociais, capturaram seu povo, e promoveram uma insana batalha na tentativa de fazê-los escravos em terras “tupiniquins”.
Desde então nasceu um processo de luta por liberdade, respeito e dignidade. Quase 400 anos de servidão forçada, 130 anos de pseudo abolição e muito suor sangue e lágrimas banhando o solo da “amada pátria mãe gentil”. Apesar de toda escabrosidade, a luta do povo preto nunca cessou nem cessará. Enquanto houver morte indiscriminada e violenta de jovens pretos nas periferias, perseguição aos cultos religiosos, assédio sexual às mulheres pretas e preconceito às manifestações culturais e artísticas, a resistência e a luta marcarão presença.
Inúmeros movimentos de resistência, ocupação e empoderamento estão se proliferando mundo à fora, tornando a luta mais forte a cada dia.  A arte através das suas mais variadas formas de manifestação é seguramente uma importante ferramenta de disseminação da luta pela causa de nosso povo; destacamos aqui a música, o teatro e a dança.
Uma legião de artistas que apesar de brilhantes, ficam na penumbra da grande mídia e dos grandes palcos, mas que nem por isso deixam de fazer ecoar forte e alto o grito de um povo que continuará lutando até que a liberdade e igualdade sejam verdadeiramente plenas.
PRETARNE nasce com a singela proposta de fazer o registro imagético de artistas pretas e pretos contemporâneos que se valendo das cores, movimentos e sons de seus trabalhos, estão escrevendo uma nova página na história de um povo que nasceu livre em terras africanas e cujos filhos hão de morrer livres para onde quer que tenham ido ou sido levados.
A chama que ilumina nossa luta jamais se apagará.
Cordialmente,
Osmar Moura Fotografia.



Comentários