LogoVerbena-azul.jpg Programação de CURSOS e OFICINAS Sesc Belenzinho – Outubro/2018

ARTES & VISUAIS & TECNOLÓGICAS

Vivências Têxteis: Aprofundamento de Técnicas no Teatr de Pente Liço
Com Tiyoko Tomikawa

O curso apresenta técnicas tradicionais e contemporâneas de tapetes. Os participantes têm acesso à teoria e à prática nas urdideiras e teares de pente liço. São abordadas técnicas como Soumack, Kilin, Smirma, Nó turco, emendas e acabamentos. Tiyoko Tomikawa ministra aulas de Arte Têxtil em teares manuais desde 1983. Com experiências na área aplicada e também artística. Participou de diversas exposições e treinamentos. Restaurações de Tapetes e Tapeçarias dos Palácios Bandeirantes em São Paulo e Boa Vista em Campos do Jordão - SP. Reprodução das Obras da Artista Charlotte Johanenssom para a 32ª Bienal de São Paulo - Incerteza Viva.
Duração: 14 encontros.
Local: Oficina II. Acima de 14 anos. Grátis.
17/08 a 14/12. Sextas, das 14h às 17h
exceto em 7/9, 12/10 e 16/11

Renda de Bilro - Aprofundamento
Com Gabriela Cherubini

Neste curso, o participante desenvolve a criatividade e busca, por meio desta tradição do séc. XV, o pensar no modo do fazer manual em contratempo com a sociedade efêmera que vemos nos dias de hoje,trazendo e instigando a pensar sobre processos criativos e seus processos de produção. A oficina tem o propósito de instigar o fazer manual levantando suas memórias e a discussão sobre os processos criativos e seus meios de produção. Os participantes desenvolverão projetos pessoais. Gabriela Cherubini é formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Figurinista, integrante do ateliê G>E, desenvolve figurinos para teatro, cinema, dança, coordena o projeto Ateliê Vivo e ministra aulas de corte,costura, modelagem, processo criativo e renda de bilro. Em sua produção autoral utiliza renda de bilro e desenhos para transpor suas inquietações. Mantém um blog de anotações cotidianas.
Necessário conhecimento prévio na técnica. Duração: 12 encontros.
Local: Oficina I. Acima de 14 anos. Grátis.
21/08 a 06/11. Terças, das 10h às 13h

Renda de Bilro
Com Gabriela Cherubini

Neste curso, o participante desenvolve a criatividade e busca, por meio desta tradição do séc. XV, o pensar no modo do fazer manual em contratempo com a sociedade efêmera que vemos nos dias de hoje, trazendo e instigando a pensar sobre processos criativos e seus processos de produção. A oficina tem o propósito de instigar o fazer manual levantando suas memórias e a discussão sobre os processos criativos e seus meios de produção. São aprendidos pontos básicos e possibilidades de misturas no bilro. Os participantes desenvolvem projetos pessoais. Gabriela Cherubini é formada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Figurinista, integrante do ateliê G>E, desenvolve figurinos para teatro, cinema, dança, coordena o projeto Ateliê Vivo e ministra aulas de corte,costura, modelagem, processo criativo e renda de bilro. Em sua produção autoral utiliza renda de bilro e desenhos para transpor suas inquietações. Mantém um blog de anotações cotidianas. (odetecadilaque.wordpress.com).
Não é necessário conhecimento prévio na técnica. Duração: 12 encontros.
Local: Oficina II. Livre. Grátis.
12/09 a 28/11. Quartas, das 14h às 17h

Introdução às Histórias em Quadrinhos
Com André Bernardino

O curso faz uma introdução ao universo dos quadrinhos e apresenta os processos para se contar uma história com imagens sequenciadas. Durante as aulas, é possível conhecer os principais fundamentos dessa arte narrativa, desde os princípios do desenho até o estabelecimento de planos de enquadramento, composição de cena e a arte final. André Bernardino é formado em Artes visuais pela ECA/USP. Quadrinista profissional, pertenceu ao coletivo O Contínuo, de quadrinhos independentes. É autor das graphic novels Santos, Um Time dos Céus e Uma Estrela na Escuridão, além de ter participado da coletânea Visões de Guerra. É ainda professor de Arte do ensino formal e em ateliês particulares.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Não recomendado para menores de 12. Grátis.
15/09 a 27/10. Sábados, das 10h30 às 13h30

Aquarela e Botânica – Plantas Alimentícias Não Convencionais
Com Vanessa Seiko e Tainan Curimbaba

Os participantes fazem estudos em aquarela e aprendem sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Enquanto aprendem as técnicas e métodos voltados para esta vertente da pintura, os participantes são apresentados a algumas PANCs e como aplicá-las na saúde. Vanessa Seiko é bióloga formada pela Unesp, descobriu ainda na graduação que poderia juntar artes e ciências, assim começou a ter aulas em outra cidade até se formar. Depois de formada continuou a ter aulas com diversos profissionais dentro e fora da área, fez um aperfeiçoamento de Ilustração Científica pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), deu aulas em semanas da biologia da USP, curso de verão de zoologia da USP, no FestA! e na Casa Locomotiva, e por fim, adquiriu conhecimentos em grafite, pontilhismo, aquarela e lápis de cor. Tainan Curimbaba é graduada em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências Biológicas - Farmacologia pelo Instituto de Biociências da UNESP - Botucatu (IBB). Atualmente é estudante de doutorado no Laboratório de Fitomedicamentos, Farmacologia e Biotecnologia pelo programa de pós-graduação em Farmacologia e Biotecnologia no mesmo instituto. Atua na área de Farmacologia do Trato Gastrointestinal com ênfase em Produtos Naturais e Alimentos Funcionais.
Duração: 4 encontros. Acima de 16 anos.
Local: Oficina II. Grátis.
09 a 30/10. Terças, das 10h às 13h

Tinta Acrílica – Suportes e Médiuns
Com André Ricardo

O curso visa aprofundar o conhecimento em relação aos materiais e procedimentos da técnica de tinta acrílica. Os alunos fazem experiências a partir do uso de diferentes suportes e agentes auxiliares (médiuns) para tintas com base de polímero acrílico. A abordagem é tangenciada pela introdução acerca da obra de artistas que utilizam a referida técnica. André Ricardo é formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP, realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, possui obras em coleções públicas e recebeu premiações em reconhecidos editais e salões de arte contemporânea. Desde 2008, ministra cursos em espaços culturais e na rede Sesc.
Duração: 4 encontros. Acima de 15 anos.
Local: Oficina I. Grátis.
09 a 30/10. Terças, das 14h às 17h

Laboratório Preto e Branco
Com Beth Lee

São estudadas as revelações dos filmes fotográficos preto e branco, a preparação dos químicos e materiais necessários. Além disso, o participante aprende a produzir seu material de revelação com materiais alternativos aos reveladores prontos.
Pré requisito: possuir câmera fotográfica analógica - câmera que utilize filme fotográfico 35mm, compacta ou reflex (SLR).
Beth Lee é formada pelo Centro Universitário Senac (2008), fotógrafa de produtos, laboratorista e orienta em cursos técnicos e livres de fotografia. Tem como pesquisa processos fotográficos históricos, analógicos e artesanais. Participou de algumas exposições coletivas como em Galeria Olido e Marta Traba.
Duração: 4 encontros. Acima de 16 anos.
Local: Espaço de Artes e Tecnologias. Grátis.
10 a 31/10. Quartas, das 19h às 22h

Introdução à Gravura em Metal – Água Forte
Com Paola Ribeiro e Pedro Pantai

Pensando nas mudanças de perspectiva sobre a gravura, a atividade se propõe a introduzir a gravura em metal por meio do desenvolvimento dos projetos individuais dos participantes utilizando a técnica de gravação de matriz chamada Água Forte.
Paola Ribeiro é artista multilinguagem, arte-educadora e oficineira. Bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Desde 2010, trabalha como arte-educadora, atuou em instituições como Fundação Bienal, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Sesc Belenzinho entre outras. Desenvolve sua pesquisa de artista principalmente na linguagem da performance, das artes gráficas e da música. Pedro Pantai é Formado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, iniciou seu percurso como arte-educador em 2010, trabalhando em instituições culturais como a Fundação Bienal, Sesc Santana e o Museu da Cidade. Foi técnico do ateliê da Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde iniciou sua produção de gravura em metal. Paralelamente, trabalha como ilustrador, oficineiro e desenvolve estudos independentes na área da astrologia.
Duração: 5 encontros.
Local: Oficina I. Livre. Grátis.
11/10 a 08/11. Quintas, das 19h às 22h

Narrativas Visuais Bordadas – Livro de Artista e Bordado em Papel
Com Julian Campos e Fabíola Notari

Com a intenção de aproximar as técnicas artesanais ao cotidiano,o curso parte do uso do bordado com o intuito de discutir e construir narrativas visuais. Os participants são estimulados a desenvolver formatos diferenciados de livros com dobras e costuras que servirão de suporte para os bordado e são introduzidos às costuras e encadernações para o desenvolvimento de um exercício fazendo uso desse recurso. Julian Campos é ilustrador e artista visual. Faz parte do Gravurar, espaço voltado às artes gráficas em Santos, onde pesquisa e produz gravuras em técnicas de relevo e calcogravura. Tem realizado exposições em instituições, galerias, salões e feiras. (www.juliancampos.com). Fabiola Notari é artista visual e pesquisadora. Doutoranda em Literatura e Cultura Russa no Departamento de Letras Orientais (DLO/FFLCH/USP) e mestre em Poéticas Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM/ASM). Programadora visual da produtora cultural Ars et Vita. (www.fabiolanotari.com).
Duração: 5 encontros. Acima de 14 anos.
Local: Oficina II. Grátis.
11/10 a 08/11. Quintas, das 19h às 22h

O Graffiti e Seus Desdobramentos
Com Augusto Citrângulo
Arte no Urbano: Atividades em artes visuais e literatura que dialogam com a cultura urbana e suas diversas formas de expressão.

O curso apresenta técnicas de pintura com spray e estêncil e as possibilidades de uso de alguns de seus desdobramentos como lambe-lambes (cartazes) e stickers (adesivos). Busca sensibilizar os participantes para, a partir desse aprendizado, desenhar, cortar e montar estênceis de imagens que dialoguem com a cidade. Augusto Citrângulo: Arquiteto e designer, desenvolve projetos de curadoria, cenografia de exposições, mobiliário sustentável e maquetes. Participa de mostras coletivas e realiza exposições individuais com objetos, instalações site-specifcs, painéis e pinturas murais de grandes dimensões em que, o estêncil, é minha principal técnica. Desde 2003, participa ativamente do coletivo NOVA PASTA, um grupo de artistas que, através de publicações e intervenções urbanas, debatem e produzem arte urbana contemporânea. Entre as mostras realizadas estão a coletiva Zona de Poesia Árida, no Museu de Arte do Rio (MAR-RJ), no Rio de Janeiro e 9ª Bienal Internacional de Havana, em Cuba. Recentemente participou da mostra I Bienal de Pintura na Galeria Virgílio em São Paulo, com o trabalho 3D1 Laudatum onde mostrei os mais recentes resultados do meu trabalho de graffiti em 3D.
Duração: 6 encontros. Acima de 15 anos.
Local: Oficina I. Grátis.
10/10 a 14/11. Quartas, das 19h às 22h

Oficina de Graffiti
Com Chuck (Alex Santos)

O curso busca mediar e promover reflexões que potencializem o olhar sensível, artístico e processo de criação sobre a linguagem da Arte Urbana, e assim perceber o próprio fazer artístico por meio dos conhecimentos adquiridos acerca de prática artística e processo de criação, como desenho com diferentes técnicas da arte de rua. Também se aprende e desenvolve o treino de técnicas que possibilitem a representação dos elementos observados no percurso das aulas teóricas e práticas com o fechamento da oficina num mural temático. Alexsandro Santos vem de uma formação na área de artes visuais e é atualmente mestrando em Políticas Pública. Trabalha como professor de artes e tem prática na área de desenho, com ênfase em Linguagens pictóricas. Realiza o Arte e Cultura na "Kebrada" na região de São Miguel Paulista onde lançará um livro sobre o trajeto da arte urbana na comunidade. Possue sólida experiência com graffiti sendo parte do percurso como educador e formador em cursos, palestras e workshop em diversos contextos como artista, cartunista, caricaturista e ilustrador.
Duração: 5 encontros. Acima de 16 anos.
Local: Oficina I. Grátis.
13/10 a 24/11. Sábados, das 14h às 17h (exceto dias 3 e 17/11)

Desenho de Modelo Vivo – Corpos Diversos
Com Júnior Suci

Os participantes praticam e refletem sobre a linguagem de desenho de observação na temática do corpo humano por meio de modelos vivos de diferentes etnias, idades e estéticas. Júnior Suci é doutorando e mestre em Poéticas Visuais pela UNICAMP e graduado em Artes Plásticas pela UNESP. Realiza pesquisa e produção em desenho e vídeo. Dentre as principais mostras individuais: Performance pela Luz, no Centro Cultural São Paulo/SP (2009), Necessidade do Objeto, no Centro Universitário Maria Antônia/SP (2011) e Película, na Galeria Virgilio/SP (2012). Das coletivas recentes destacam-se a mostra O Agora, o Antes, no MAC USP Nova Sede/SP, a exposição The Letter, na Funarte MG/BH. Possui obras no acervo do MAC USP/SP, Galeria de Arte do IBEU/RJ, SESC Amapá/AP, dentre outros. Atualmente é representado pela galeria Virgilio, em São Paulo.
É necessário conhecimento básico em desenho. Duração: 1 encontro.
Local: Oficina I. Acima de 18 anos. Grátis.
14 w 28/10. Domingos, das 14h30 às 17h30

Introdução ao Motion Design
Com Vanessa Pereira

Apresentação dos princípios de design gráfico e multimídia para criação de vinhetas com letras, formas e cores. Utilizando o software livre Blender são criadas animações em 3D muito utilizadas na abertura de filmes, programas de televisão e canais do Youtube. Vanessa Pereira é mestre em Artes (UNESP), pós-graduada em Estéticas Tecnológicas (PUC), designer multimídia (SENAC) e técnica em Design Gráfico (ETEC Carlos de Campos). Integra a equipe do Sesc Belenzinho como Educadora de Tecnologias e Artes e atua em diferentes espaços culturais da cidade junto ao coletivo de cultura digital LINCE.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Não recomendado para menores de 16. Grátis.
16 a 25/10. Terças e quintas, das 10h às 12h

Fundamentos Essenciais do Design
Com Francisco Arlindo Alves

A atividade aborda um amplo conjunto de princípios básicos que fundamentam variadas possibilidades de aplicação compreendidas pelo design. São discutidos conceitos, definições, tendências e suas conexões com nosso cotidiano. Trechos de filmes, livros especializados, projetos e ferramentas são apresentados como referência e apoio. Francisco Arlindo Alves é mestre em design, pesquisador independente e especialista em EAD. Conduz cursos e oficinas com foco em criatividade no Sesc Belenzinho e outras instituições. Participou de exposições no Brasil e exterior com trabalhos no campo da arte e tecnologia. Tem atuado no desenvolvimento de ações em espaços públicos de São Paulo nos campos da arte, design e criatividade.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Não recomendado para menores de 16. Grátis
16/10 a 13/11. Terças, das 16h às 18h

Imagem Digital: Edição, Manipulação e Colagens
Com Luís Bueno

O curso introduz técnicas de manipulação e edição digital de imagens por meio do uso de softwares gráficos, como uma prática artística. A partir de exercícios simples, que vão aumentando de complexidade ao longo dos encontros, o curso visa proporcionar um entendimento da linguagem gráfica para que os participantes tenham autonomia para desenvolver seus projetos pessoais. Luis Bueno, popularmente conhecido como Bueno/Bueno Caos, é um artista paulista que por meio da técnica do lambe-lambe cola em postes, paredes, tapumes ou qualquer outro tipo de superfície vertical sua série "Pelé beijoqueiro", na qual o ex-jogador aparece envolvendo um personagem diferente em seus braços e prestes a dar um beijo no rosto, tais como a Mona Lisa, Leonardo da Vinci; C3PO e Chewbacca, da franquia "Star Wars"; a super-heroína Mulher Maravilha; o pintor surrealista Salvador Dalí; os chilenos Pablo Neruda e Salvador Allende; o músico Bob Marley e o músico britânico David Bowie.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Não recomendado para menores de 16. Grátis.
17/10 a 21/11. Quartas, das 15h às 18h

Corpografias – Cartografias da Memória do Corpo
Com Gabriela Leirias

Curso teórico e prático que aborda a cartografia como linguagem nas artes visuais envolvendo processos e procedimentos colaborativos. Propõe a criação de uma cartografia coletiva que aborda as relações afetivas com o bairro a partir de histórias e memórias dos próprios participantes e de relatos coletados no espaço do Belenzinho e e de seu entorno. Investiga a experiência direta do corpo no espaço urbano e evoca as diferentes temporalidades, camadas de histórias e de memórias que pode conter. Gabriela Leirias é mestre em Artes Visuais pela ECA/USP, especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP/PR e graduada em Geografia pela FFLCH/USP. Desenvolve projetos como pesquisadora, educadora e artista em arte contemporânea a partir de discussões sobre espaço, corporalidade, arte urbana, arte pública, cartografias, processos colaborativos e transdisciplinares. É gestora do Espaço Fixos e Fluxos de arte contemporânea e geografia. Desenvolve desde 2013 com Anahí Santos e Wellington Tibério o projeto de pesquisa, intervenção urbana e performance "Aqui passa um rio" que investiga poeticamente os rios invisíveis da cidade de São Paulo.
Duração: 5 encontros.
Local: Oficina I. Acima de 16 anos. Grátis.
19/10 a 23/11. Sextas, das 15h às 18h

Gif Animado e Cinemagrafia
Com Vanessa Pereira

Criação de fotografias com movimento a partir da animação de um elemento principal. São abordadas as possibilidades de criar animações que se repetem, desde a origem dos GIFs animados até as experiências chamadas de cinemagrafia. Vanessa Pereira é mestre em Artes (UNESP), pós-graduada em Estéticas Tecnológicas (PUC), designer multimídia (SENAC) e técnica em Design Gráfico (ETEC Carlos de Campos). Integra a equipe do Sesc Belenzinho como Educadora de Tecnologias e Artes e atua em diferentes espaços culturais da cidade junto ao coletivo de cultura digital LINCE.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. Grátis.
30/10 a 13/11. Terças e quintas, das 10h às 12h

Experiências Animadas: Stop Motion de Massinha
Com Vanesa Pereira

Criação de personagens e objetos de massinha para montar uma pequena história animada. Durante a oficina é explorada a técnica stop motion, na qual uma sequência de fotos gera o movimento da animação. Vanessa Pereira é mestre em Artes (UNESP), pós-graduada em Estéticas Tecnológicas (PUC), designer multimídia (SENAC) e técnica em Design Gráfico (ETEC Carlos de Campos). Integra a equipe do Sesc Belenzinho como Educadora de Tecnologias e Artes e atua em diferentes espaços culturais da cidade junto ao coletivo de cultura digital LINCE.
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Livre. Grátis. Duração: 2h
28/10. Domingo, às 14h30

Pintura, Imagem e Pose
Com Rodolpho Parigi
Via Aérea: Através das produções artísticas da exposição, assuntos prementes da sociedade contemporânea são abordados em seu espectro temático central.

O curso tem como base propor uma reflexão sobre a pintura e investigação de possibilidades na atualidade da produção artística. O conhecimento técnico será debatido coletivamente para que os participantes possam elaborar suas pesquisas no campo da pintura. Esse projeto faz parte da programação integrada da exposição Via Aérea.
Local: Oficina 2. Livre. Grátis.
13 e 27/10. Sábado, das 14h às 18h30


SERVIÇO

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700



Comentários