ENCONTROS E REDES PARA DESATAR O ÓDIO



 Fonte : Joice Teixeira 

Programa de Iniciação Artística (PIA), por meio do GT – Culturas Negras e Periféricas com parceria da Biblioteca Mário de Andrade, realiza no mês da Consciência Negra, no dia 01/11 das 18h30 ás 22h o seminário artístico “Encontros e Redes Para Desatar o Ódio”.

A proposta desse encontro é lançar um olhar comprometido; contundente e principalmente belo sobre a nossa cultura brasileira oriunda de todas as Áfricas que foram trazidas, além de pôr em discussão o racismo institucionalizado e estrutural da nossa sociedade.




Dentre as atividades teremos uma conversa com Ketty Valêncio da livraria Africanidades e com a Drª e Professora Isildinha Baptista Nogueira, além do grupo de maracatu Baque Atitude; do coro com músicas afro-brasileiras da Oficina de Arte e Cultura com regência do maestro Roberto Mendes Barbosa e a Exposição I - Processos de Interação - Percepções do Brincar: criação a partir das expressões poéticas da infância sobre espaço/território do brincar e racismo trazidas pelas crianças do programa, com a curadoria da artista educadora Nata Neuman.




A importância desse encontro se dá nos pontos que cruzam as experiências dos artistas educadores do Programa de Iniciação Artística que integram o GT Culturas Negras e Periféricas, junto aos convidados que se tornaram parceiros nos pensamentos e ações. Pessoas oriundas de lugares e experiências diversas conectadas em rede para gerar transformação social. Uma sociedade pluricultural, onde as crianças negras, indígenas e periféricas tenham espaço, tempo e acesso a arte. Encontrem a possibilidade de se encantar com saias que rodopiam, vozes e tambores que ecoam para não nos deixar esquecer a força e a beleza da nossa cultura afro-indígena-brasileira.

Fotos: Mari Arantes

“Encontros e Redes Para Desatar o Ódio”
Biblioteca Mário de Andrade – 01/11 das 18h30 ás 22h
Rua da Consolação, 94
(11) 3775-0002

Comentários