MR. CATRA : A VOZ DA FAVELA PARA O MUNDO

Foto: Divulgação 



A voz da favela para o mundo 

Um contraventor cultural. Esse provavelmente foi um dos títulos mais atribuídos ao cantor e compositor mundialmente conhecido como Mr. Catra. Cria do Morro do Borel, Catra, que nasceu com o nome de Wagner Domingues, era bacharel em direito, cantor, compositor e um exímio poliglota. Começou a fazer sucesso nos anos de 1980, como guitarrista da banda de rock "O Beco". Mas foi no 'mundo do funk' que sua voz rouca e estremecedora chamou a atenção.

Sob a acunha de 'Mr. Catra' se tornou um contra ponto no mundo artístico e suas composições fortes, sempre chamaram a atenção dos de 'dentro' e os de 'fora' e ajudou, significativamente, a "desguetizar" a música marginal do funk carioca. 

Mas para além do vozeirão, pelas correntes de ouro, Catra teve uma forte atuação  social e política. Participando do Prêmio Camélia da Liberdade, ações  voltadas para a associação da Vila Mimosa e  juntamente com MV Bill, fundador do Partido Popular Poder para a Maioria (PPPomar), que por intuito busca promover a "revolução democrática" e representatividade negra na política nacional. Nos últimos meses, o compositor vinha lutando contra uma grave doença que terminou por ceifar a sua vida. Por isso, que presto as minhas mais sinceras 
condolências à famílias, parentes e amigos do nosso eterno. 

Mr. Catra, do Borel para o mundo, sua voz sempre estremecerá e fortalecerá as bases da contra-cultura brasileira. Que o criador possa lhe receber de braços abertos.

Por Babalawo Ivanir dos Santos 



Rozangela Silva

Assessoria de Imprensa 

Comentários