Exposição IMERSÃO Lumumba Matilha Cultural



Fonte : Rita Teles 






Após uma longa pesquisa, na qual inclui duas viagens ao Parque Indígena do Xingu, o artista afro-indígena Lumumba realiza em Imersão um trabalho utilizando apenas pigmentos naturais. A curadoria da exposição é de João Carlos Villela e produção de Rita Teles. As obras foram realizadas na aldeia Kamaiurá  Ipavu ”, no alto Xingu, durante a semana do Kuarup  
Lumumba é mineiro, descendente de congoleses, guaranis e morador do centro de São Paulo. Bisneto de indígena da etnia Puri-Guarani, da serra do Caparaó. Em setembro de 2017 participou do I Encontro de Pajés do Xingu, no Parque Indígena do Xingu, junto aos kalapalos . Lá, em completa imersão, foi submetido ao ritual do guerreiro Kalapalo  Arranhadeira ”. Autodidata, Lumumba iniciou sua trajetória em 2001 pintando orixás em juta, traduzindo os mitos yorubás, influenciado por Michelangelo e Boris Vallejo. Em 2009, começa a dedicar-se a trabalhos cenográficos: Parada Momentos Mágicos Disney World , Óperas Infantis para o Teatro Municipal de São Paulo, Beto Carrero World Dreamworks , Oktoberfest, Caso do Porco Bar e o último, Boteco da Diversidade – Edição maio/18. 









Juntamente com a exposição Imersão, a Matilha Cultural recebe a visita de uma família Kamaiurá . São vários encontros, com atividades diversas, incluindo workshop de pintura corporal e pajelança. A programação inclui ações do evento Setembro Verde. 

A exposição Imersão terá ainda apresentação de música e dança com o projeto Amazonizando Sampa. O projeto nasceu com a intenção de aproximar a Amazônia brasileira a cidade de São Paulo, realizando vivências e oficinas em torno da tradição do Marabaixo, cultural popular do povo Quilombola do Amapá, dando visibilidade a diversidade cultural e as tradições amazônicas. 





Setembro Verde é um projeto anual da Matilha Cultural sobre questões socioambientais. Já tratou de temas como energia, questão indígenas, florestas e mares, processos de produção, aquecimento global, tecnologias sustentáveis, através de fotos, telas, filmes, infográficos, debates e palestras. 

Ficha Técnica 

Artista: Lumumba 
Curadoria: João Carlos Vilella e Matilha Cultural  
Identidade visual: Marcel Farias 
Produção: NúcleoColetivo das Artes Produções - Rita Teles 
Apoio: Bar da Dona Onça e Projeto Amazonizando Sampa
Imagens: Marcel Farias

** 30% do valor arrecadado com a venda das suas obras será doado à aldeia Ipavu - Kamaiurá .**
Serviço
22/09 das 17h às 22h - Abertura da exposição IMERSÃO 
19h apresentação do Projeto Amazonizando Sampa (Marabaixo do Amapá)
25/09 19:30h - Roda de conversa com indígenas Kamayurás e o Artista Lumumba
29/09 das 10h às 20h - Pintura Corporal - Grafias indígenas com jenipapo 
MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo - Tel.: (11) 3256-2636 
Horários de funcionamento:  
3a à domingo - das 12h às 20h  
Sábado - das 14h às 20h 
Wi - fi grátis 
Cartões: VISA (débito/ crédito) 
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães 
Rita Teles 
(11) 9 9990-5404 

Núcleo Coletivo das Artes Produções

Comentários