A Cia Repentistas do Corpo oferece três meses de atividades gratuitas no CEU Vila Atlântica


Oficinasateliês coreográficos e vídeo palestra serão oferecidos pela companhia dentro da programação do Projeto "Repentistas do Corpo e Suas Interações Artísticas"
 
Na foto: Sergio Rocha
 
De 04 de setembro a 22 de novembro, a cia Repentistas do Corpo leva ao CEU Vila Atlântica, sempre às terças e quintas, atividades gratuitas dentro da programação do Projeto "Repentistas do Corpo e Suas Interações Artísticas" contemplado pela 23ª edição do Programa de Fomento à Dança.
O projeto “Repentistas do Corpo e Suas Interações Artísticas” traz em seu bojo uma série de atividades artísticas relacionadas ao processo de pesquisa e prática interdisciplinar da Cia. Repentistas do Corpo, pretendendo alcançar e movimentar os artistas e estudantes da dança nas comunidades e no entorno do CEU Vila Atlântica, para oferecer acesso às técnicas, modos de fazer e ao pensamento artístico vivenciado pela companhia por meio de atividades de formação como oficinasateliês coreográficos e vídeo palestra.

Oficina Prática de Dança Contemporânea e Percussão Corporal
(Terças e Quintas, das 13h30 às 16h30, na Sala Multiuso)

A oficina será ministrada pelo professor Sérgio Rocha e a assistente Cláudia Christ e é baseada na linguagem interdisciplinar utilizada pelo grupo em suas produções e consiste em unir exercícios básicos e intermediários de dança contemporânea à técnica de percussão corporal (extrair sons do próprio corpo), além de utilizar a voz como um recurso a mais para compor os diversos ritmos brasileiros abordados (ex: samba, maracatu, baião, etc). As aulas contam com percussão tocada ao vivo pelos professores e têm o objetivo de ensinar as técnicas utilizadas pela Cia. e preparar os alunos para uma melhor compreensão de trabalhos híbridos contemporâneos.

A duração das aulas será de três horas e acontecerão duas vezes por semana, totalizando uma carga horária de setenta e oito (78) horas/aula ao final dos três meses de trabalho em cada CEU. Para esta atividade serão disponibilizadas 40 vagas destinadas a bailarinos, atores, circenses, músicos, estudantes de artes cênicas.




Ateliê Coreográfico “Da Palavra ao Movimento”
(Terças e Quintas, das 09h às 12h, na Sala de Dança)
 
O Ateliê Coreográfico oferecerá aos participantes a oportunidade de vivenciar um processo de composição coreográfica, a partir da linguagem contemporânea e híbrida desenvolvida pela Cia. Repentistas do Corpo onde a literatura e, especialmente, a poesia são fundamentais para a concepção cênica de seus trabalhos.
 
Os encontros do Ateliê serão de três horas e acontecerão duas vezes por semana, totalizando uma carga horária de setenta e oito (78) horas ao final dos três meses. Serão disponibilizadas 40 vagas destinadas a bailarinos, atores, circenses, músicos, estudantes de artes cênicas.

Vídeo Palestra “A inspiração que vem das palavras”
(Dia 18 de Outubro, quinta, às 14h, na sala Multiuso)
 
Na vídeo palestra, conduzida por Sérgio Rocha e Cláudia Christ, será colocado foco na importância da literatura, especialmente a poesia, nos processos criativos da Cia. Repentistas do Corpo, que se utiliza da palavra poética para transformar a sua maneira de dançar. A palestra será acompanhada de vídeos curtos dos espetáculos para ilustrar os temas que serviram de inspiração para os trabalhos que serão apresentados durante a circulação da companhia

A atividade vai acontecer dia 18 de outubro, às 14h e é endereçada aos participantes da Oficina de Dança e do Ateliê Coreográfico; além de professores de escolas públicas e particulares da comunidade, diretores de dança e teatro, artistas, bailarinos, atores, músicos, criadores, intérpretes e artistas performáticos que se interessem pelo tema e ao público em geral.

Sobre a Cia. Repentistas do Corpo
A Cia. Repentistas do Corpo, fundada em 2001, é formada por artistas independentes do cenário da dança contemporânea brasileira que trazem significativa bagagem artística associada à proposta de pesquisa inusitada. A sua linha de investigação é a interdisciplinaridade entre a dança contemporânea, o teatro, a música e a percussão corporal em movimento; buscando os possíveis pontos de convergência entre estas áreas e a sua abordagem conjunta.
A inspiração para tanto vem das diferentes manifestações da cultura brasileira e suas identidades; especialmente a literatura, a música e as festas. Desta forma, estamos encontrando novos significados para nossa maneira de estar no mundo: sempre em movimento, com um corpo brasileiro.

SERVIÇO
Projeto "Repentistas do Corpo e Suas Interações Artísticas
De 04 de setembro a 22 de novembro de 2018
CEU Vila Atlântica (R. Coronel José Venâncio Dias, 840, Jaraguá/ SP)
Capacidade: 40 vagas | As inscrições podem ser feitas presencialmente.
Informações: 11 3901 8746
*Todas as atividades são gratuitas.

Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques | Daniele Valério
Fones: 11 2914 0770 | Celular: 11 9 9126 0425
E-mail: marcia@canalaberto.com.br| www.canalaberto.com.br

Comentários