9 de Setembro - 2ª Caminhada da Diversidade Religiosa da Zona Oeste

2ª Caminhada da Diversidade Religiosa da Zona Oeste, será realizada no dia 9 de setembro. 

A intolerância religiosa é um dos maiores desafios do mundo, e continua fazendo vítimas, é chegada a hora de agir. Duas caminhadas acontecem no domingo: Em Campo Grande e em Niterói.

O Coletivo Tudo Numa Coisa Só, com o apoio de diversas organizações e comunidades religiosas, realiza a 2ª Caminhada da Diversidade Religiosa da Zona Oeste do Rio. A concentração será às 9h, na Rua Amaral Costa 576, com a saída programada para às 11h. Caminhando até a Rua Coronel Agostinho, na altura do nº 94 (calçadão), com término  previsto para às 15h. 

A Caminhada da Diversidade Religiosa da Zona Oeste, realizou a 1ª edição, em dezembro de 2017, reunindo em torno de 400 pessoas. "A intolerância revela fragilidade da democracia, verificamos em nosso cotidiano marcas de intolerâncias, ataques verbais e físicos, falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças", alega Lindalva Cabral, interlocutora do Coletivo Tudo Numa Coisa Só. 

O objetivo do Coletivo Tudo Numa Coisa Só - formado por diversos representantes religiosos e simpatizantes, tem como meta realizar ações práticas que visem a melhoria da sociedade, começando pela região onde moram, a Zona Oeste do Rio. Os realizadores do Coletivo Tudo Numa Coisa Só, representam ainda o ZO AFRO, Coletivo de Matrizes Africanas - formado a partir da 1ª caminhada, recebem ainda apoio: Universidade Cândido Mendes, Agen Afro, CCIR, CEAP e CEBI. Contará com atividades culturais: com capoeira, danças, sons de atabaque com Jorge Coelho, apresentações de coco, entre outros.

"Precisamos conscientiza a sociedade brasileira que a intolerância religiosa assim como o racismo é um problema social e por isso precisamos todos lutar em prol da igualdade e da Liberdade Religiosa", afirmou Ivanir dos Santos, interlocutor da CCIR, que está na produção da 11ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa (que acontece em 16 de setembro), em Copacabana.

* Domingo - dia 9 / Concentração às 9h, na Rua Amaral Costa 576 / Saída às 11h, rumo à Rua Coronel Agostinho, às 11h    

6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa de Niterói e São Gonçalo.

Também no domingo, 9 de setembro, acontece outra caminhada - 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa de Niterói e São Gonçalo. Concentração às 13h, na Miguel de Frias, na Praia de Icaraí, ao lado da UFF.

A Caminhada de Niterói e São Gonçalo, começou para servir de apoio à caminhada de Copacabana. Com o propósito chamar atenção da sociedade e das autoridades públicas para o perigo da construção de estado teocrático em um país constitucionalmente laico como o Brasil. 

A 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa de Niterói, São Gonçalo e bairros vizinhos, é um movimento ecumênico e inter religioso de Niterói, tendo como interlocutor Carlos Novo - Presidente da União Espiritualista de Umbanda Afro Brasileira do Estado do RJ. "A liberdade religiosa e o sagrado é o nosso direito constitucional", afirma Carlos.

Pretendem receber em torno de 1000 pessoas, o percurso será por toda a orla da praia de Icaraí, até a Igreja São Judas Tadeu, finalizando por volta das 16h. Com falas de lideranças religiosas e apresentação de grupos culturais, com atabaques, louvores e cânticos. Tendo um momento simbólico, onde todos participarão ao soltar pomba branca em sinal de paz entre as religiões. Com diversas instituições confirmada como: Movimento Ecumênico de Niterói, Igreja Batista de São Domingos, Igreja Anglicana, Igreja Católica do Brasil, Movimento Espírita Kardecista, Fé Baháí, Ciganos, Oca Observatório Cultural das Aldeias, Religiões de Matrizes Africanas, entre outros.
 
"A caminhada de Niterói é um dos vários desdobramentos da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que anualmente acontece no Rio. Onde comprova a importância da promoção de atos públicos em prol da liberdade religiosa", atesta Ivanir dos Santos. 

- Concentração às 13h na Miguel de Frias / Saída às 15h, rumo à Igreja São Judas Tadeu.

Comentários