Programação de Cinema e vídeo Sesc Belenzinho – Agosto/2018



Adulto

O Lobo à Espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman
A mostra traz um recorte da obra do cineasta sueco, apresentando desde suas obras clássicas até os títulos menos conhecidos.

Exibição: Morangos Silvestres (Smultronstället)
(Dir. Ingmar Bergman, 1957, 93 min.)

Victor Sjöström é Isak Borg, um velho professor de medicina que reavalia a sua vida enquanto viaja para a universidade em que se formou para receber um título de doutor honoris causa. Borg viaja com sua estranha nora, Marianne (Ingrid Thulin) e revisita muitos marcos de seu passado, em especial as memórias de sua família e de Sara (Bibi Andersson), sua paixão de juventude. Morangos Silvestres é considerado um dos melhores filmes do diretor sueco Ingmar Bergman.

Local: Teatro. 14 anos. Grátis.
14/08. Terça, das 19h às 20h40.





Exibição: Persona – Quando Duas Mulheres Pecam (Persona)
(Dir. Ingmar Bergman, 1966, 81 min.)

Elisabet Vogler (Liv Ullmann) é uma atriz que ficou muda de repente, e seu tratamento se dá numa pequena vila à beira-mar, sob os cuidados da enfermeira Alma (Bibi Andersson). As duas passam o tempo juntas, com Alma sempre falando sem ter respostas e confiando cada vez mais em Elisabet, contando-lhe seus segredos mais secretos. Mas, lendo uma carta escrita pela atriz, Alma descobre que é vista como um objeto de estudo. A relação entre as duas mulheres se torna tensa, mas ajudará ambas a lidarem com suas identidades e seus problemas psicológicos.

Local: Teatro. 14 anos. Grátis.
21/08. Terça, das 19h às 20h10.





Exibição: A Hora do Lobo (Vargtimmen)
(Dir. Ingmar Bergman, 1968, 90 min.)

O pintor Johan e sua esposa grávida, Alma, se retiram para uma ilha isolada. Johan é consumido por demônios do passado e por constantes alucinações. Alma tenta ajudá-lo a manter a sanidade e controlar sua obra. Mas durante a escuridão entre a noite e o amanhecer, a chamada "hora do lobo", os medos de Johan podem se concretizar... Tudo funciona à perfeição: a direção magistral de Bergman, a fotografia expressionista de Sven Nykvist e as atuações viscerais de Max von Sydow e Liv Ullmann.

Local: Oficina 3. Livre. Grátis.
28/08. Terça, das 19h às 20h30.

Quadro a Quadro
Filmes nacionais lançados recentemente e bate-papo com diretor.





Exibição e bate-papo: Arábia
(Dir. Affonso Uchoa, João Dumans, 2017, 97 min.)

Em Ouro Preto, Minas Gerais, um jovem (Murilo Caliari) encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente e por suas memórias embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados.

Após a exibição haverá bate-papo com os diretores Affonso Uchoa e João Dumans.

Local: Sala de Espetáculos 2.
Não recomendado para menores de 16.
Grátis.
11/08. Sábado, das 19h às 22h.


Affonso Uchoa e João Dumans (diretores)



Curso: Websérie: Construindo Novas Narrativas
com Renata Martins

O curso tem o objetivo de apresentar as técnicas para produção de roteiros para webséries, além de propor exercícios práticos para um projeto.

Renata Martins é cineasta formada pela Universidade Anhembi Morumbi e Pós Graduada em linguagens da arte pela USP. Foi roteirista da série Malhação - Viva a diferença, da TV Globo, em 2017. Diretora do curta metragem "Aquém das nuvens" e uma das idealizadoras da websérie "Empoderadas", disponível no youtube e Facebook.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes.
Não recomendado para menores de 16.
Grátis.
11 a 19/08. Sábados e domingos, das 10h30 às 13h30.

Criança

Filminho
Exibição de filmes infantis para divertir pais e filhos.

Exibição: Dumbo
(Dir. Bem Shapsteen, Norman Ferguson, dentre outros, 1941, 124 min.)

Quando a cegonha chega, igual a todos os anos, para entregar os bebês às suas mães no circo, a senhora Jumbo se depara com uma surpresa: seu pequeno Jumbo Jr. tem orelha grandes demais para um elefante recém nascido. Logo que os outros animais o veem, começam a zombar dele, o que leva a mamãe elefanta à ira, e os domadores do circo decidem confiná-la. Ridicularizado e sozinho, Jumbo Jr. ganha o apelido de Dumbo (estúpido em inglês) e com a ajuda de um amigável ratinho, ele descobre que graças às suas enormes orelhas pode voar.

Local: Oficina 3. Livre. Grátis.
12/08. Domingo, das 17h às 18h10.

Exibição: Bambi
(Dir. David Hand, James Algar, dentre outros, 1942, 130 min.)

Numa floresta os animais ficam agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Príncipe da Floresta", pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser tão corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro.

Local: Oficina 3. Livre. Grátis.
19/08. Domingo, das 17h às 18h10.

Exibição: Pinóquio (Pinocchio)
(Dir. Norman Ferguson, Bem Sharpsteen, dentre outros, 1940, 88 min.)

Gepeto é um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio. Ansioso para se tornar um menino de verdade, Pinóquio se mete em várias confusões, apesar dos constantes avisos de seu amigo Grilo Falante. O boneco tem uma particularidade: sempre que mente seu nariz cresce.

Local: Oficina 3. Livre. Grátis.
26/08. Domingo, das 17h às 18h30.


Serviço

Sesc BelenzinhoEndereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700
www.sescsp.org.br/belenzinho

Estacionamento: Para espetáculos com venda de ingressos após as 17h: R$ 15,00 (não matriculado); R$ 7,50 (credencial plena no SESC - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo/ usuário).

Comentários