Baião de Spokens toca músicas do disco “#Opendrive” em show gratuito na Galeria Olido


Fonte: Lau Francisco / Foto : Camila Marquez


Show tem a participação de Dani Nega

A banda BAIÃO DE SPOKENS aterrisa no palco da Galeria Olido no próximo dia 30 de agosto de 2018, às 20h, para tocar músicas de seu primeiro álbum - #Opendrive (2017). A cantora e compositora Dani Nega faz participação especial neste show. Com entrada franca e acessível em Libras, o projeto litero-musical bebe na fonte do Spoken Word – segmento artístico que enfatiza a oralidade urbana. Em show dinâmico, a banda mescla performances, experimentações sonoras e visuais. 
Com concepção e direção geral do poeta Caco Pontes, o Baião de Spokens é um projeto multimídia cujo o título do álbum, #opendrive, tem ligação com o suporte de mídia escolhido: o pen drive. Quem o leva para casa adquire, além das 12 faixas musicais, uma videoperformance de show gravado ao vivo e, de quebra, um e-book do projeto. Esse aspecto de democratização e maior acessibilidade à música (e à arte) – nascido e criado pela era da internet – estende-se ao próprio conceito do disco. A primeira faixa denominada “Melô do Pen drive”, com participação de Sandra X (voz), faz uma ponte entre o tradicional amolador de facas e tesouras (aquele que usava uma singular gaitinha para chamar a freguesia) e uma voz que anuncia a venda de pen drives. 
Ponto de encontro de referências múltiplas, o Baião de Spokens tem como característica trazer participações especiais de diversos nomes da música e literatura, como Alice Ruiz, Alzira Espíndola, Arrigo Barnabé, Dani Nega, Edgar, Fausto Fawcett, Gaspar Z’Africa Brasil, Iara Rennó, Kiko Dinucci, Negro Leo, Paulo Lins, Roberta Estrela D’Alva, Lirinha, Suzana Salles, Sombra, BNegão e Thaide.

CACO PONTES é poeta e multiartista. Fundou com Maria Fernanda Carmo a plataforma de produção criativa Panamericas_Diasporas, responsável por iniciativas em produçāo cultural autônoma, buscando a experimentaçāo do hibridismo nas fronteiras da palavra e seus desdobramentos sonoro-performáticos. Autor dos livros 'O incrível acordo entre o silêncio & o alter ego', 'Sensacionalíssimo' e 'Sociedade Vertical', editados pelo selo do coletivo Poesia Maloqueirista. Curador e mediador de diversas atividades interdisciplinares. Participou de mostras e festivais no Brasil e no exterior, como Flip, Flap, Bienal de Poesia de Brasilia, Bienal do Livro de SP, Balada Literária, Feira do Livro de Sāo Luís, Feira do Livro de Buenos Aires, Feira do Livro de Guadalajara e Primavera do Livro do Chile. Atuou por 2 anos como coordenador de literatura no Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura de Sāo Paulo. Atualmente dedica-se aos projetos literomusicais Baião de Spokens e Stereotupi,  com os quais está fazendo tour-lançamento de seus respectivos discos #opendrive e Cobra Coral. No momento também realiza intervenções urbanas do projeto Verso Móvel Sound System, que em breve lança sua Mixtape Volume 1. Tem composiçōes em parceria com Alice Ruiz,  Gustavo Galo e Jonathan Silva.

Ficha Técnica
Caco Pontes - voz, efeitos e direção geral
Caleb Mascarenhas - programações e sintetizadores
Camila Marquez - projeções
Duda Gomes - engenharia de som
Felipe Chacon - bateria e vocais
Ligia Kamada - voz e percussão
Lua Bernardo - contrabaixo e vocais
Maria Fernanda Carmo - produção e acessibilidade
Serviço

Show: #Opendrive – Banda Baião de Spokens
Dia: 30 de agosto de 2018, às 20h
Local: Galeria Olido – Avenida São João, 473 Centro
Tel: (11) 3331-8399
ENTRADA FRANCA
Haverá interpretação em LIBRAS

Comentários