Instituto Ethos lança Guia Temático dos Indicadores Ethos para promoção de equidade racial


O Instituto Ethos, em parceria com o Centro de Estudos e Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), lança o Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial, um recorte dos Indicadores Ethos específico para a questão racial. O trabalho foi apoiado por meio do projeto Empresas pela equidade: engajamento e capacitação, financiado pelo Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e gerenciado pelo Conselho Britânico.
“Os negros são 4,7% nos cargos executivos e as mulheres negras apenas 0,6%. Há uma tendência de crescimento, mas nem todos estão conectados neste sentido. A resposta das empresas está muito abaixo de nossa visão do que é contemporâneo, de entender a diversidade como algo fundamental para avançarmos como sociedade”, acredita o diretor-presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão.
O objetivo do “Guia Temático: Promoção da Equidade Racial – Indicadores Ethos-Ceert” é incentivar a representatividade de negros no quadro funcional e executivo das empresas atuando no Brasil. A construção do Guia Temático contou com consultas à empresas e consulta pública que avaliou os critérios que deveriam constar do conteúdo, estrutura e funcionalidade dos novos indicadores. A importância da construção deste Guia Temático vem responder ao cenário de diversidade identificado na publicação do Instituto Ethos, o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativasuma iniciativa realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que baliza a pesquisa histórica sobre a questão racial no ambiente empresarial.
Pela relevância desse tema, em 2017, o Ethos irá lançar o Fórum Empresarial Nacional de Equidade de Gênero e Raça que se propõe a ser um movimento indutor para implementação e aprimoramento de políticas públicas e práticas empresariais, em um esforço coletivo para superar a discriminação de gênero e raça nas empresas. Essa é uma iniciativa liderada pelo Ethos e CEERT, apoiada pelo Movimento Mulher 360, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e financiado pelo Fundo Newton do governo britânico.
            O lançamento do Guia Temático dos Indicadores Ethos – CEERT para Promoção da Equidade Racial acontece dia 7 de dezembro, às 15h20, durante o evento “Diálogos Ethos – Desafios Contemporâneos: empresas, mobilidade urbana e direitos humanos”.

Dia - 7 de dezembro              Horário - das 9h às 18h30
Local – Centro Brasileiro Britânico             Rua Ferreira de Araújo, 741 Pinheiros            Inscrições gratuitas  -  http://www3.ethos.org.br

Informações para Imprensa 
Rejane Romano - Coordenadora de Comunicação do Ethos/ tels. 11 3897-2416 e 98969-4495  rromano@ethos.org.br
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa do evento/ tel (11) 3253-0586 e 99973-1474   vera@veramoreira.com.br

Comentários