Espetáculo “Outras portas, outras pontes” tem apresentações marcadas em 6 terminais de ônibus urbanos de São Paulo





Fonte: Lau Francisco 


Um olhar sobre o apartheid “gentil” existente no Brasil. Espaços físicos gerando separações de classes em uma cidade miscigenada.  Questões como a herança cultural e identidade do brasileiro. Temas aparentemente difíceis, mas que serão apresentados ao público em forma de dança no meio da multidão frenética em pleno horário de pico em um Terminal de Ônibus. Este é o espetáculo “OUTRAS PORTAS, OUTRAS PONTES”, da Cia Sansacroma, que volta em cartaz em São Paulo, desta vez, em 6 terminais de ônibus urbanos da cidade. As apresentações acontecem nos dias 07 de abril de 2015 no Terminal Capelinha, 09 de abril no Terminal Campo Limpo, 17 de abril no Terminal Parque Dom Pedro, dia 24 de abril no Terminal Pirituba e dia 30 de abril no Terminal Cidade Tiradentes, sempre às 19h, com ENTRADA FRANCA. O espetáculo tem apoio da 15º Edição do Programa do Fomento à Dança.




Com direção artística de Gal Martins (Prêmio Denilto Gomes 2013 na categoria Difusão da Dança, concedido pela Cooperativa Paulista de Dança), direção coreográfica de Yaskara Manzini, e trilha sonora composta pelo multi instrumentista Cláudio Miranda, da banda Poesia Samba Soul e os músicos Zinho Trindade e MC Gaspar, “Outras portas, outras pontes”, que foi criado em comemoração  aos dez anos da Cia. Sansacroma e os cem anos do bairro do Capão Redondo, já cumpriu temporada em diversos bairros periféricos da cidade de São Paulo. O espetáculo, antes concentrado nas ruas do Capão Redondo, extremo sul da cidade, tornou-se itinerante pela própria essência da peça, onde seu processo criativo abrange desde o resgate da ancestralidade africano-nordestina até o olhar sensível sobre as questões político-estéticas que permeiam a cultura periférica, dialogando diretamente com a pesquisa estética atual que a Cia vem desenvolvendo a cerca de dois anos que Gal Martins nomeia de: “Dança da Indignação”. Nesse processo, as indignações identificadas partiram principalmente dos espaços urbanos e comuns aos próprios bailarinos, moradores de regiões periféricas da cidade, lugares onde emergem causas e bandeiras sociais, políticas e poéticas. Segundo Martins, é na rua que essas indignações brotam, e onde as pessoas têm a possibilidade de gritar e expurgá-las. "Fazer o espetáculo em um espaço como este trás a possibilidade de transcender e mudar a rotina de um espaço público de grande movimentação e que concentra muitos anseios, afinal estamos levando até os trabalhadores uma poética que vai de encontro com sua realidade e rotina, o espetáculo rasga o espaço", explica Gal Martins.





A itinerância do espetáculo surge da necessidade de traçar uma trajetória dramaturgia da história do bairro do Capão Redondo, mas principalmente como essa história dissipa e dialoga com a questão do apartheid social, fazendo assim uma relação com o apartheid da Africa do Sul, local e situação de onde surge a lenda do pássaro que dá nome a Cia – Sansakroma - , uma espécie de gavião que protegia as crianças sul africanas nos massacres provocados pelo Apartheid.
Tendo como inspiração as ações e atitudes de Nelson Mandela, a Cia Sansacroma pretende combinar a tradição da cultura sul-africana e identidade do bairro do Capão Redondo com o cosmopolitismo e abertura para novas possibilidades na emergência para a contemporaneidade desses dois lugares que por tanto tempo ficou relegado às margens da história, cada um em sua particularidade.


FICHA TÉCNICA

Direção Geral e Concepção: Gal Martins
Direção Coreográfica: Yáskara Manzini
Interpretes Criadores:Djalma Moura, Ciça Coutinho,Verônica Santos, Erico Santos e Lucas Lopes
Participações especiais: Munique Mendes e Mônica Teodosio
Preparação Corporal: Edson Fernandes, Luciane Ramos e Francisco Silvino
Trilha Sonora: Cláudio Miranda, Zinho Trindade e Mc Gaspar
Operação de Som: Lucas Pereira
Figurino e Adereços: Mariana Farcetta
Direção de Produção: Selene Marinho
Assistente de Produção: Dandara Gomes
Produção: Radar Cultural Gestão e Projetos
Coordenação do projeto de AproximAção com o Público: Ciça Coutinho e Dandara Gomes
Duração: 60 minutos

Serviço
Outras portas, outras pontes
07 de abril de 2015 – Terminal Capelinha - (Av. Estrada de Itapecerica 3228 e Av. Carlos Calderas Fº s/n)
09 de abril de 2015 – Terminal Campo Limpo – (Rua Campina Grande 46)
17 de abril de 2015 – Terminal Parque Dom Pedro – (Av. do Estado s/n)
24 de abril de 2015 – Terminal Pirituba – (Arcangelica nº 2)
30 de abril de 2015 – Terminal Cidade Tiradentes – (Av. Souza Ramos/Rua dos Têxteis)
Entrada Franca, sempre às 19h



Comentários