EM DIA:

BEM VINDA(O) E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA COM A CULTURA , ARTE E O ARTISTA NEGRO AQUI NESSE BLOG"

terça-feira, 3 de março de 2015

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Cia de dança exibe documentário sobre mulheres do Capão Redondo




Fonte: Lau Francisco / Fotos: Erick Diniz

 Cia. Sansacroma homenageia mulheres com documentários que contam histórias de vida de moradoras do Capão Redondo

 

 
No Projeto Retratos, companhia de dança criou coreografias a partir de
elementos biográficos das entrevistadas




Bailarinos de dança contemporânea visitaram as casas de mulheres moradoras do bairro do Capão Redondo, no extremo Sul da cidade São Paulo. Escutaram suas histórias de vida e a partir delas criaram coreografias que foram realizadas em homenagem às entrevistadas, dentro de suas casas ou em espaços de trabalho. Este é o veio central do PROJETO RETRATOS, criado pela Cia. Sansacroma. O projeto, que teve apoio do Fomento à Dança,  pode ser conferido na homenagem que a companhia fará às mulheres no dia 8 de março de 2015, às 14h, na Ocupação Nova Palestina, altura do 7.100 da Estrada do M’Boi Mirim. Trata-se da maior ocupação do Brasil. Milhares de famílias permanecem no local lutando pelo direito à moradia. O Projeto Retratos integra uma série de programações culturais organizadas pelas lideranças da ocupação para celebrar a data.

“Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, incluir a mostra do Projeto Retratos em uma atividade cultural da Ocupação Nova Palestina, celebra a união de forças comunitárias femininas, criando um elo poético e sensível sobre a história da região, traçando novas possibilidades de diálogo entre luta e produção artística, inspirando assim

os processos de investigação e pesquisa da Cia Sansacroma”, explica Gal Martins, idealizadora do projeto e diretora artística da Sansacroma.
Nesta exibição o público conhecerá as histórias de quatro mulheres: Anabela Gonçalves, Neide Abati, Maria José e Dona Sônia, sendo que, o projeto por inteiro ouviu 10 mulheres no total. O Retratos é um projeto que surgiu em 2012 a partir da prática de Aproximação de Público, criada pela Cia. Sansacroma, com o objetivo de sensibilizar pessoas da região
do Capão Redondo para a arte da dança contemporânea. As ações envolviam visitas domiciliares, desta forma, surgiu a ideia de fazer uma homenagem a 10 mulheres do bairro em comemoração ao centenário da região. Os bailarinos criaram solos que foram dançados nas casas ou espaços de atuação e trabalho dessas mulheres, utilizando elementos biográficos de cada uma delas e suas relações comunitárias.
Quem é a Cia. Sansacroma
A Cia Sansacroma é um grupo de dança contemporânea da cidade de São Paulo criado em 2002  pela atriz, dançarina e coreógrafa Gal Martins. Desenvolve trabalhos baseados no hibridismo em dança contemporânea utilizando ainda elementos das artes da palavra como poesia e teatro. Tem como foco fomentar temas que são pertinentes na sociedade atual; mediadas principalmente, por questões que afetam a todos diretamente, seja na rua, nos conceitos, nas relações pessoais, na mídia e na própria arte. Atua diretamente na região do extremo sul da cidade de São Paulo, propondo uma descentralização e difusão da produção da dança contemporânea na cidade.

SERVIÇO

Mostra Projeto Retratos – Cia. Sansacroma
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Dia 08 de março, às 14h
Local: Ocupação Nova Palestinha
Altura do número 7.100 da Estrada do M’Boi Mirim







No Projeto Retratos, companhia de dança criou coreografias a partir de





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário