O griot Toumani Kouyaté, da África nas Fábricas de Cultura em SP


Fonte: Catraca Livre 

No mês de outubro, as Fábricas de Cultura Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha – unidades da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – recebem um convidado internacional: o griot Toumani Kouyaté, de Burkina Faso, na África. O termo griot é utilizado na África para se referir aos contadores de histórias, que são considerados muito sábios e têm muito respeito nas comunidades onde vivem.
 
Toumani Kouyaté participará da série "A voz do autor" e contará histórias africanas para jovens e crianças a partir de 7 anos. Ele estará no dia 14, na unidade Brasilândia; dia 15, na unidade Vila Cachoeirinha; dia 16, na unidade Jardim São Luís; dia 17, na unidade Capão Redondo; e dia 31, na unidade Jaçanã, sempre às 15h. Para mais informações, acesse o site ww.fabricasdecultura.org.br

Sobre o convidado: Toumani Kouyaté faz parte de uma linhagem de djélis – griots da África do oeste. Ele canta, dança, toca, conta histórias, fotografa, é professor universitário e organizador de festivais em vários lugares da África, Canadá, Ásia e Europa. É formador pedagógico das artes da oralidade em escolas francesas junto ao Ministério da Educação Nacional da França. 





SobreToumani Kouyaté

Toumani Kouyaté faz parte de uma linhagem de Djélis – griots da África do oeste. Artista completo, como todos da casta dos djélis, ele canta, dança, toca, conta histórias e é também fotógrafo, professor universitário e organizador de festivais em vários lugares da África, Canadá, Ásia e Europa, entre outros. Vivendo na França, seu trabalho dialoga com o mundo ocidental produzindo uma experiência única de sabedoria e beleza. Em 2007 recebeu o prêmio Anselme Chiasson (Canadá), como reconhecimento de sua carreira profissional artística; em 2004, o prêmio HIBOU D’OR (Ottawa/Canadá), como melhor contador de histórias da francofonia do ano; foi finalista, em 2002, do grande prêmio de contadores Maison du conte de Chevilly-Larue e recebeu, em 1988, o prêmio de « mensageiro da paz » da Unesco.
« A palavra é um lago profundo»
Apaixonado e apaixonante, este griot traz no olhar a imensidão do solo africano. É um verdadeiro sábio, com o ar de alguém que renasceu de tudo e que tudo compreendeu.
Cheio de humor, este personagem fascinante domina perfeitamente a arte do dizer, expressa-se com palavras simples, comoventes e pertinentes, mesmo ao falar das dimensões mais profundas do homem.
No entanto, ele diz com modéstia: “Ser contador de histórias é um dos trabalhos mais difíceis. Pois você nunca poderá consertar as consequências das palavras que saíram de sua boca”. (jornal La Montagne – por Dragan Perovic)


Serviço
Fábricas de Cultura
Brasilândia
Av. Inajar de Souza, 7001
Tel: (11) 3984-5956

Capão Redondo
Entrada 1: Rua Bacia de São Francisco, S/N
Entrada 2: Rua Algard, 82
Tel: (11) 5822-5240.

Jaçanã
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Tel: (11) 2249-8010.

Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Tel: (11) 5510-5530.

Vila Nova Cachoeirinha
Rua Franklin do Amaral, 1575
Tel: (11) 2233-9270.

Comentários