Foto: Samuel Iavelberg 

Fonte: Lau Francisco - assessoria


Samba da Lage anima tarde de domingo no Centro Cultural São Paulo


No dia 29 de setembro de 2013, domingo, das 16h às 20h, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000), acontece as Pílulas de Cultura Feira Preta, evento mensal de cultura negra sempre com ENTRADA FRANCA. Neste mês de setembro o tema principal será o protagonismo das Mulheres no Samba, um gênero que começou sua história com predominância masculina, mas que, com o decorrer do tempo, reconheceu o poder e a importância da voz feminina na interpretação de grandes clássicos da música. A programação presenteia o público com a tradição do Samba da Lage, um debate sobre o feminino no samba com a Dra. Kelly Adriano de Oliveira, Antropóloga da UNICAMP e a discotecagem do DJ MF. O evento tem os apoios do Instituto Feira Preta e da Rede Kultafro.
A programação
16h – Performance DJ residente MF:

O DJ MF apresentará um repertório especial nas pick ups, homenageando as principais vozes femininas do samba. Carlos Augusto Soares, mais conhecido como DJ MF - três vezes finalista do Hip Hop DJ Brasil - nasceu em São Paulo, na zona oeste, em 1977. Começou a tocar no final dos anos 90, incentivado pelos DJs Ninja e KL Jay (Racionais MCs) com quem mantém, ainda hoje, parcerias constantes.  O soul brasileiro da década de 70, o samba, samba-rock, os clássicos do rap e o que há de mais atual na música em geral são jogados num caldeirão atemporal que levanta qualquer pista. Toca nas principais casas noturnas de hip hop, campeonatos de B-Boy e é residente na Feira Preta há 10 anos. Iniciou sua carreira como DJ internacional, tocando em países como Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai e Venezuela. Prepara para 2013 o lançamento de seu primeiro álbum com produções próprias.

 17h - Roda de Conversa: A mulher no universo do Samba com Dra. Kelly Adriano de Oliveira, Antropóloga -  UNICAMP.

Nessa Roda de Conversa será discutido o protagonismo  das mulheres no universo do Samba, em especial as das Escolas de Samba. A Dra Kelly Adriano, que realizou um profundo estudo sobre o assunto e apresentou tese de mestrado sobre o tema, vai dividir esse conhecimento com o público presente que poderá interagir com perguntas.

19h -  Show com Samba da Lage

O Samba da Laje é uma tradicional roda de samba com feijoada que acontece formalmente há 12 anos numa comunidade na Vila Santa Catarina, em São Paulo, sempre uma vez por mês. Começou com reuniões da família Silva sempre acompanhada da feijoada da Dona Generosa, onde sempre acabava em samba com as mulheres puxando o coro, e acabou tornando-se um evento onde nos dias mais cheios consegue reunir quase mil pessoas. Além da família Silva, pessoas da comunidade também participam da organização do Samba da Laje.

Hoje o Samba da Laje é uma das mais tradicionais rodas de samba de São Paulo, onde consegue atrair grandes músicos e também convidados consagrados não só do mundo do samba, como o Quinteto em Branco e Preto, Simoninha, Mattoli (Clube do Balanço), Rappin Hood, entre outros. Um dos momentos mais aguardados é a participação das Pastoras do Samba da Laje, que alegram o samba com suas vozes, além de ficarem também à frente da organização do Samba.

O Projeto das Pílulas de Cultura

O Instituto Feira Preta e a Rede Kultafro, em parceria com o CCSP, promovem o projeto Pílulas de Cultura – um espaço de fortalecimento e difusão das manifestações relacionadas à cultura afro-brasileira. A Pílula de Cultura Feira Preta surgiu a partir do evento anual “Feira Preta” e apresenta uma proposta criativa e engajada com o seguinte questionamento: “Qual é o espaço da cultura afro-brasileira hoje?” O intuito do projeto é realizar ações artísticas voltadas para a cultura negra contemporânea que normalmente não estão presentes nos grandes circuitos culturais e, ao mesmo tempo, provocar uma reflexão sobre o espaço que a cultura negra tem ocupado na sociedade brasileira. O evento acontece desde maio de 2013 e vai até o mês de novembro de 2013 no Centro Cultural, sempre com um tema diferente a cada mês.

SERVIÇO

Pílulas de Cultura Feira Preta

Dia: 29 de setembro de 2013 Horário: das 16h às 20h

Onde: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa – Rua Vergueiro, 1000 – (11) 3397-4002  - Entrada Franca

Comentários