Sua Eminência Bispo Dom Afonso Nunes de Angola chega ao Brasil na semana da Consciência Negra

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo divulga iniciativas no Brasil
Templo em Angola é considerado o maior da África e do mundo Eclesial Cristão
 
Por : Carlos Romero 
A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo divulga seus trabalhos no Brasil. No país há três anos a igreja tem um plano de ação para atrair mais fiéis. A Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo é uma organização de inspiração crista, natureza profética, âmbito universal e regida pelo Espírito Santo, fundada em 25 de Julho, de 1949, por Sua Santidade, o Profeta Simão Gonçalves Toco.

Atualmente a Igreja de Nosso Senhor Jesus no Mundo possui mais de um milhão de fieis espalhados por todos os continentes, estando implantada territorialmente nas 18 Províncias e nos 166 Municípios que administrativamente constituem a Republica de Angola, sendo considerada como a maior Igreja genuinamente angolana, representada em mais de 30 Países nos Continentes Africano, Europeu, Asiático, e Sul Americano. Na Republica Federativa do Brasil a Igreja aguarda apenas o processo de legalização e tramites em conformidade com a legislação do Estado brasileiro para firmar-se.
Os seus princípios e valores de fé são baseados na Bíblia Sagrada, no legado de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo. A Igreja dispõe ainda de um Ritual de Procedimentos para os Sacramentos e atos eclesiásticos, tais como: a Dedicação, a Confissão, o Batismo, o Matrimonio e os Atos Fúnebres.
A igreja é regida pelo Líder Espiritual Sua Eminência, o Bispo Dom Afonso Nunes, desde 16 de Julho de 2000. Dom Afonso nos últimos doze anos tem promovido um conjunto de iniciativas, reformas e processos conducentes a expansão e o desenvolvimento Eclesial e Sócio-Cristão em diferentes níveis e escalões da sua atividade. Inclusive expandindo a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo para outros territórios. Incluindo iniciativas em educação e prestação de serviço médico à comunidades carentes. A Igreja tem ainda dentre suas atividades Planos, Programas  e Projetos no domínio do Ensino Superior, projetando a construção da Universidade Tocoista de Angola (UNITOCO), na Região de Maquela de Zombo, no Norte de Angola, com vários cursos tecnológicos onde se destaca a Medicina com a construção de um Hospital com capacidade para 250 leitos, em todas as especialidades clinicas. E ainda será igualmente edificado, em Luanda, o Instituto Superior Politécnico de Angola (ISPTA).
História
Em julho de 1946, na ex-Cidade de Leopoldville do Congo Belga, atual Cidade de Kinshasa, da Republica Democrática do Congo, na África Central, durante a Conferência Missionária Protestante Internacional o fundador da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo sentiu-se tocado a seguir os desígnios de Deus. Então a partir de um núcleo de doze rapazes que se organizaram em um Coral Evangélico, existente desde 5 de Abril de 1943, a igreja tomou corpo devido ao crescimento exponencial sob a regência de Sua Santidade, o Profeta Simão Gonçalves Toco.
Além das bases fincadas na Bíblia Sagrada e as decisões do Regulamento Geral Interno e do Plano Quinquenal Estratégico serem aprovados em Congressos, Sua Eminência o Bispo Dom Afonso Nunes, que rege a igreja desde o ano 2000, no exercício das suas funções é diretamente auxiliado por dois Bispos e por um conjunto de órgãos colegiais e executivos, de onde se destacam o Corpo dos vinte e quatro Anciãos, o Episcopado e o Secretariado Executivo Central. Do ponto de vista organizacional a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo rege toda a sua atividade administrativa através de Estatutos.
Sobre o Profeta Simão Gonçalves Toco:
Sua Santidade, o Profeta Simão Gonçalves Toco nasceu a 24 de Fevereiro, de 1918, na Região de Maquela de Zombo, Província do Uige, no Norte da Republica de Angola e veio a falecer em 31 de Dezembro, de 1983, vitima de prolongada doença. Teve um percurso de vida marcado por episódios que o notabilizaram internacionalmente como um Exímio Líder Religioso e Educador tendo sido submetido a varias provas de martírio, de sacrifício da própria vida resistindo e vencendo gloriosamente a todas estas adversidades protagonizadas pelas autoridades coloniais belgas no ex-Congo Belga, portuguesas em Angola e mesmo com as autoridades angolanas nos primórdios da Independência de Angola.
 
 
 
 
 
 
 
Atuação da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo
A ação impulsionadora e renovadora de Sua Eminência, o Bispo Dom Afonso Nunes tem permitido em primeira instancia a reunificação e consolidação integrais da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, após o falecimento de seu fundador. O resgate da identidade Eclesial bem como o desenvolvimento de planos, programas e projetos integrados voltados para a sustentabilidade humana paralelamente a evangelização têm sido a base da igreja.
Há de se destacar o fato de que sob a liderança espiritual de Sua Eminência, o Bispo Dom Afonso Nunes a igreja tem desenvolvido em Angola, Congo Democrático e São Tome e Príncipe uma rede escolar de 44 instituições de ensino nos mais variados níveis, desde a alfabetização, perfazendo um atendimento sócio-educativo de mais de 15.000 estudantes e 750 Professores. Vale destacar que o Bispo Dom Afonso Nunes já recebeu duas Distinções Internacionais, sendo a primeira de Embaixador da Paz pela Federação Mundial da Paz e Inter Religiosa e do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América no âmbito do Programa de Liderança Internacional.
Nas comunidades periféricas, a igreja disponibiliza o atendimento em cuidados primários de saúde através da instalação de Postos e Centros Médicos para as populações mais vulneráveis e desfavorecidas. Sempre que o contexto se justifica, a Igreja tem prestado em escala nacional o apoio solidário as vitimas de catástrofes naturais, aos refugiados, aos hospitais com medicamentos e alimentação básica, roupas, instrumentos de trabalho e materiais de construção para atenuar o sofrimento de crianças, mulheres e a terceira idade.
Um fato relevante foi a construção da sua Catedral Universal, em Luanda, chamada “Templo do Deus Vivo”, de estilo arquitetônico medieval, com capacidade para mais de 20mil fiéis sentados, sendo já considerada como sendo a maior obra de engenharia do gênero, na África e dentre as maiores do mundo Eclesial Cristão.
Endereço da igreja provisório no Brasil:

Rua: Conceição de Brejauba, 848 Penha – São Paulo – SP.
CEP – 03671.010

Comentários