RAÇA BRASIL NAS BANCAS EM 12 DE OUTUBRO

DUAS CAPAS : O MESMO CONTEÚDO


Informações passadas pelo Editor-Chefe André Rezende


O drama de Louis Armstrong é um dos destaques da edição. No livro Pops, lançamento da Larrouse de Brasil, a vida do trompetista americano é abordada além de sua arte, de seu som contagiante, de seu jazz cheio de energia e das caras que caracterizaram o músico. Numa época em que os negros americanos não tinham motivos para sorrir – e só contorciam o rosto ao expressar sua dor pela segregação racial, o astro também sofreu, porém, em seu caso, experimentou a desconfiança de brancos e negros. A matéria Entre e a Cor e a Arte, do jornalista Roberto Lopes, é de tirar o fôlego.







O outro destaque de capa são as nossas crianças! Em uma bela sequência de imagens, o fotógrafo Adriano Ávila captou momentos únicos da relação de crianças com a natureza, suas brincadeiras, imaginação e criatividade aliadas a vida simples (e feliz!) das comunidades quilombolas. Fotos de um cotidiano muito distante das grandes cidades. Ainda no universo infantil, conhecemos de perto o trabalho feito pelo Ylê Aiyê com as crianças da Liberdade, o bairro com a maior população negra do Brasil. Na entidade, elas aprendem de forma efetiva o valor da educação e da cultura para um futuro de sucesso e cidadania.

Do sul, fomos buscar a arte da Cia Afro-Cena, formada apenas por atores negros. que busca conscientizar a população sobre o avanço das drogas na sociedade, através de peças de teatro e filmes. O mais recente é A Idade da pedra, que aborda de forma clara a epidemia do crack, que já se alastra por todo o país. Mais que um problema social, a pedra que mata é fruto da falta de valores familiares na formação de nossos filhos.

Nas Páginas Pretas, o professor Kabengele Munanga, da USP, explica a ausência de outros negros na instituição e avisa: “Com educação, o quadro vai mudar”. Tem ainda um papo bacana com o ator Luis Miranda, que em novembro estreia nos cinemas o filme Muita Calma Nessa Hora; um perfil do pequeno grande astro Jaden Smith; Gingas do Brasil; Graffiti; Baú do Hood; a história do escravo Lucas de Feira e muito mais!

Comentários