Projeto Masoko se apresenta na Casa de Cultura da Brasilândia com entrada gratuita

 Projeto Masoko se apresenta na Casa de Cultura da Brasilândia com entrada gratuita



Inspirado nos ritmos dos blocos afros, o grupo apresenta o show “Confabulando”, feito a partir do disco Masoko, lançado em 2020, e convida o público para uma imersão nas manifestações populares existentes nas periferias de São Paulo, trazidas principalmente por pessoas pretas e nordestinas. 


Masoko apresenta o show musical inspirado nas manifestações populares das periferias de São Paulo

 

No dia 09 de outubro de 2022 (domingo), às 16h30, com entrada gratuita, o projeto Masoko (@masokooficial) apresenta o show musical “Confabulando” na Casa de Cultura da Brasilândia, que fica na Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó, Zona Norte - São Paulo - SP.

 

Projeto musical idealizado pelo produtor e compositor Adonai e a cantora Amabile Inaê, uma das vozes a frente do bloco Afro Ilú Obá de Min, Masoko tem como proposta a criação artística a partir das manifestações populares existentes nas periferias de São Paulo, trazidas em sua maioria por pessoas negras e nordestinas.

 

Com letras construídas em torno de narrativas poéticas sobre o cotidiano da cidade, o grupo promove um diálogo entre a MPB e temas sociais ligados à desigualdade social e o racismo, trazendo desde elementos subjetivos de religiões de matriz africana, do samba e sua filosofia, até problemas contemporâneos após o advento da internet, propondo uma aliança e diálogo entre a juventude e as gerações passadas, resgatando histórias de luta e resistência dos povos indígenas e africanos no Brasil. 

 

“Buscamos evocar uma mensagem de luta e resistência, sem perder a beleza, poesia e o papel da arte com sua capacidade de transformação em muitos sentidos. Masoko traz a possibilidade de construirmos um espetáculo de festa e celebração como uma forma de contribuir com o combate a desigualdade social e racismo”, comenta o grupo. 

 

O show Confabulando” tem um repertório formado por canções do álbum “Masoko”, que foi lançado em 2020 nas plataformas digitais, durante a pandemia. 

 

Com ritmos populares executado por blocos afros como: ijexá, barra-vento, samba de roda, e outros tipicamente nordestinos como: maracatu e baião, o projeto Masoko aposta na criação de arranjos misturados a gêneros musicais consolidados na indústria cultural mundial, principalmente ligados à diáspora negra no continente americano como: soul, funk e hip hop.


No palco, quatro músicos: voz, violão, baixo e percussão ao som de congas, atabaques, caixa, agogô e alfaias, executam ritmos da cultura afro-brasileira periférica, junto a cantos e sonoridades da música negra mundial. 




 

Sobre o projeto musical Masoko


Masoko, palavra que em quimbundo (língua da família banta, falada em Angola, região de onde vieram grande parte das pessoas negras escravizadas no Brasil.) significa familiar e contemporâneo, é um projeto musical que idealizado pelo músico, produtor e compositor Adonai e a cantora Amabile Inaê, em 2018. Em 2019, junta-se a eles o músico, compositor e arte-educador, Eduardo Padovan.

Em 2020, o grupo lançou seu primeiro e mais recente álbum "Masoko", atualmente disponível em todas as plataformas digitais.

.

As letras com conteúdo direcionado à contestação e denúncia seguem influências poéticas do samba, MPB e RAP nacional, produzindo uma narrativa de análise e reflexão sobre a própria música popular e a realidade da sociedade brasileira.


Masoko propõe em seu trabalho uma visita ao passado em diálogo com o presente, trazendo a complexidade da formação do nosso povo, num histórico de violências, opressões, lutas e resistências,

tendo a cultura popular como parte fundamental para reflexão e imaginação de um futuro.


Mais informações: www.facebook.com/masokooficial e www.instagram.com/masokooficial


FICHA TÉCNICA: Voz - Amabile Inaê | Cavaco, MPC e Sintetizadores  - Adonai | Guitarra - Eduardo Padovan |Bateria - Dedé Souza | Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini | Produção - Adonai


SERVIÇO: Show “Confabulando”

Com Masoko

Sinopse: Show musical do disco Masoko, lançado em 2020, que tem em seu repertório músicas autorais, além de “A Pedra”, de Uma Luiza Pessoa, “As Loas”, da Nação do Maracatu Porto Rico, “Nossos Tambores”, Maracatu Estrela Brilhante do Recife e as músicas de domínio público “Ponto das Caboclas” e “Caboclo das sete encruzilhadas”. 

Duração: 60 minutos

Quando: 09 de outubro de 2022 (domingo) - Horário: 16h30

Onde: Casa de Cultura da Brasilândia

Endereço: Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia Do Ó, Zona Norte - São Paulo - SP, 02675-031


Comentários