(23 e 24/11) Poemas Atlânticos - Menos Invisível - CCSP


                                                                                                                              


Fotos : Kelson Barros 

“Poemas Atlânticos”, a recente criação do Menos1 Invisível Núcleo de Dança, inspirada no pensamento do ensaísta, filósofo e poeta negro martinicano Édouard Glissant, para abordar a necessidade de cooperação inter-racial como meio de sobrevivência num mundo hostil ao diferente, que estreou no modo virtual em julho passado, faz sua estreia presencial nos dias 23 e 24 de novembro (terça e quarta), às 21h, na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo – CCSP, como forma de celebrar o Mês da Consciência Negra. Entrada gratuita.

As discussões sobre imigração forçada, necropolítica e direitos humanos em torno do quadro “Navio Negreiro” (1840), do pintor pré-impressionista William Turner, que denuncia o descarte criminoso de milhares de pessoas africanas escravizadas no século 19, também foram motor para o aprofundamento da pesquisa de criação.

Tendo a água como fio condutor do trabalho, os seis bailarinos-criadores – Edi Cardoso, Felipe Cirilo, Paulina Alves, Rafael Carrion, Rafael Markhez e Cléia Plácido – fazem um mergulho profundo em temas relacionados à ancestralidade de um corpo forçado a fazer sua travessia sobre o Atlântico.  Primeiro, dançam a escassez, a tentativa de manter-se e sustentar relações insustentáveis, até uma total transformação, a partir da força da coletividade e do vislumbre de outras camadas de encontros, revelando novas formas de habitar o mundo, de celebrar a vida e a coexistência, sem a criação de muros – reais ou abstratos.




Principal elemento poético-cenográfico, o balde, que sobre a cabeça remete à reminiscência da lata d'água tão presente nos sertões do mundo afro-atlântico e nas lembranças de infância periféricas, retrata as relações de poder, subjugação e ausência, mas também provoca outras presenças e memórias que ecoam vitalidade, pertencimento e resiliência.

Criação coletiva, “Poemas Atlânticos” tem luz de Hernandes Oliveira, trilha sonora de Sandra-X, com a participação de Valquíria Rosa e Pedro Peu, e figurinos assinados por Samara Costa. Durante o processo de criação, Wellington Duarte (Núcleo Entretanto) atuou como orientador dramatúrgico e Eduardo Fukushima e Pedro Peu colaboraram na preparação corporal.

O espetáculo foi contemplado pela 28ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança.

________________________________________________

Serviço

“Poemas Atlânticos” – Menos1 Invisível - Núcleo de Dança

Estreia presencial: 23 e 24 (terça e quarta), 21h

Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho

Av. Vergueiro, 1000 - Paraíso

Classificação indicativa: 16 anos.

Gratuito

 

Menos1 Invisível

Surgimos em 2012, com a proposta de investigar de maneira lúdica e colaborativa procedimentos artísticos que integravam corpo, imagem e sonoridades com o encontro inicial entre o músico Luis Vitor Maia, o artista visual Daniel Freitas e a bailarina Cléia Plácido.

Em 2013, apresentamos “Passeio Dentro da Paisagem”, criação inspirada pela cena "Corvos", do filme de Akira Kurosawa, nas Mostras de Dança da Fábrica de Cultura Jd. São Luís, Festival Baixo Augusta, 6ª Mostra Lugar Nômade de Dança e Projeto Proart,em versões solo, duo e trio, com colaborações do músico Marcos Battistuzi e dos bailarinos Evandro Gonçalves, Pedro Penuela e Tatiane Ramos.

Em 2014, enquanto artistas residentes do ARARA, criamos, em parceria do artista visual Daniel Seda, “Turning Dance”, nosso primeiro experimento sobre as obras de William Turner. Na Ocupação da Casa Amarela, realizamos intervenções artísticas e os videodanças “Dança na Casa Amarela” 1 e 2. Em setembro de 2017, realizamos Residência Artística no E.T.A., do SESC Itaquera, com intervenções e performances para crianças e adultos. 2018 foi o ano de “Flutuante”, sob a direção de Luísa Coser, no Centro de Referência da Dança. Em 2019, estreamos, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o segundo espetáculo inspirado na obra de William Turner, “Zona”, também dirigido por Luísa Coser, dentro do projeto “Naufrágios”, contemplado pelo 25º edital de Fomento à Dança SP, depois apresentado no Centro de Referência da Dança, na Funarte/SP e na Mostra Dança se Move Ocupa.




 

Ficha Técnica

Direção: Cléia Plácido 

Artistas criadores: Edi Cardoso, Felipe Cirilo, Paulina Alves, Rafael Carrion, Rafael Markhez e Cléia Plácido.

Orientação dramatúrgica: Wellington Duarte

Preparação corporal: Eduardo Fukushima e Pedro Peu 

Trilha sonora: Sandra-X com participações de Valquíria Rosa e Pedro Peu 

Desenho de Luz: Hernandes Oliveira

Figurino: Samara Costa 

Produção: Dafne Nascimento e Kelson Barros

Comentários