TEIMA – Festival de Artes Online abre convocatória para artistas do estado de São Paulo


 As linguagens contempladas pelo Teima são teatro, dança, literatura, contação de histórias, circo, música, performances e curtas-peças-metragens*

As inscrições são realizadas entre 25 e 29 de janeiro pelo site www.teimafestival.com.br

______

“O Teima é uma resposta possível ao tempo presente e um canal necessário de trocas entre artistas de diversas linguagens e o público, também ávido por um respiro. ” Curadoria do Festival de Artes Online
______


Teima, como substantivo feminino que é, significa perseverança, obstinação ao perseguir um objetivo. No ano em que a vida entrou num hiato, com palcos e plateias de teatros, cinemas e de centros culturais vazios, a teimosia se impôs. Não apenas como o nome do festival que nascia, mas como força motriz dele próprio.

As 12 horas ininterruptas de programação da 1ª edição do TEIMA – Festival de Artes Online, realizada em 15 de agosto de 2020, nasceram do trabalho aguerrido de uma equipe composta só de mulheres, que sem aporte financeiro nenhum, levantou um festival online, com ingressos pagos e receita destinada a instituições como SATED, Cia da Revista e Grupo Clariô. Sete meses se passaram e a primeira jornada deu lugar a uma segunda, agora aprovada pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 40/2020, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Agora, em 2021, a 2ª edição amplia o tamanho em horas, em dias e em número de trabalhos e democratiza a participação com um chamamento público para 29 artistas paulistas. As inscrições são realizadas entre 25 e 29 de janeiro de 2021 pelo site www.teimafestival.com.br.

Os selecionados recebem um cachê que varia entre R$1,4 mil a R$3,8 mil e terão seus nomes divulgados no dia 10 de fevereiro no site e redes sociais do Festival. Podem se inscrever artistas do estado de São Paulo, sendo que 40% das vagas serão destinadas para projetos vindos do interior e litoral. A reserva pretende abrir espaço para produções de fora da capital e visibilizar estes artistas.

TEIMA – É um festival multilinguagem, transmitido ao vivo, apresentadas ao vivo e também com obras gravadas. Suas 15 horas de duração são distribuídas na exibição de trabalhos de teatro, música, dança, performance, contação de histórias, literatura, circo e a mostra curta-peça-metragem (que mescla teatro com a linguagem cinematográfica) nos dias 06, 13 e 20 de março de 2021.
 

Realizado por meio da parceria entre três produtoras sediadas na cidade de São Paulo: a Ventania Cultural, a Cotiara Produtora e a RIMA Coletiva, o festival surgiu como um pulso, uma forma de renascimento em tempos obscuros.

Além da gratuidade desta edição, ele terá tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em toda sua programaçãoa fim de democratizar o acesso de diferentes públicos.

***

*curtas-peças-metragens são trabalhos cênicos, de 15 a 25 minutos, mediados pelo audiovisual. É vídeo, mas não é cinema. É peça, mas não é palco. É um flerte amoroso, onde o teatro e o cinema se namoram. O trabalho não é apresentado ao vivo, é elaborado e filmado previamente, podendo ser solo ou coletivo.

Comentários