Espetáculo da Cia. Diversidança ocupa espaços urbanos e quebra rotina da cidade





Dançar na rua é um ato político. Mostra para a sociedade o coração da dança e que ela pode ser potência política e reflexiva.  É com esta verdade em mente que a Cia. Diversidança, do diretor e bailarino Rodrigo Cândido, traz ao público de São Paulo seu mais recente trabalho contemplado pela 21ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança : “Manifesto Poético: Ensaios Cartográficos”. Com estréia prevista para Outubro de 2017, o espetáculo será apresentado em diversos cantos da cidade. Antes da temporada, dois ensaios abertos poderão ser conferidos pelo público em duas sextas-feiras, dias 14 de julho e 11 de agosto, às 20h, no Metrô Capão Redondo (avenida Carlos Caldeira Filho, 13.500), zona sul de São Paulo. Apresentação gratuita.


O objetivo é ocupar espaços com apresentações de dança. A ideia é tornar esta arte mais acessível à população e, ao mesmo tempo, proporcionar reflexões.  Em meio ao caos urbano, à pressa das pessoas, ao estresse do trabalho, do trânsito, a dança da Cia surge como ponto de fuga para o olhar do transeunte/espectador constantemente embebido pela rotina da cidade.



O trabalho quer provocar uma reflexão também para os próprios bailarinos, que se questionam sobre seu ofício a partir da pergunta “Por que você dança?” “Quais as conquistas, lutas e perdas da dança?” “O que temos contribuído pra dança na cidade?” “A dança pode mudar o seu mundo?”, “Qual é o papel do artista da dança na sociedade?”. O projeto problematiza o desenvolvimento dessa arte, suas conquistas e perdas, os direitos trabalhistas para a categoria, a aquisição de recursos, as fronteiras entre territórios e as diferentes linguagens.

Outra característica do projeto é seu intuito de manifestar a importância que a dança exerce no cotidiano dos artistas e espectadores. O enredo  foi construído a partir de diversos depoimentos entrelaçados com uma trilha sonora e coreografia. “O público pode esperar, além de uma experiência estética, uma vivência simbólica, na qual transeuntes e apreciadores também podem ser artistas”, define Rodrigo Cândido. O espetáculo nasceu a partir de uma apresentação do grupo na Mostra de Artes Cênicas - Estéticas das Periferias. Nesta oportunidade a companhia resolveu colocar em prática o desejo de criar algo para espaços urbanos e aprofundar diálogos em cena que refletissem questões pertinentes aos profissionais da dança e também para o próprio público. Os bailarinos passaram quase dois anos em pesquisa, entendendo o universo do espaço público, como poderiam tornar o trabalho mais potente.

Entre os dias 14 de Junho e 11 de Agosto de 2017 a Cia Diversidança utiliza a área externa, acesso a Estação Capão Redondo da Linha Lilás do Metrô, para realizar ensaios abertos, uma mostra do processo criativo e coreográfico pautados pela Dramaturgia da Memoria, pesquisa que a Cia desenvolve desde 2013. O ensaio aberto é uma ponte para a Cia experimentar diretamente com os transeuntes/espectadores o que estão desenvolvendo ao longo desses anos, afim de amadurecer o seu processo criativo e coreográfico.


Ficha Técnica

Direção Geral e Artística: Rodrigo Cândido Interpretes-Pesquisadores: Alessandro Saldanha, Cintia Rocha, Felipe Santana, Iliandra Peluso, Márcio Vitorino, Rodrigo Cândido, Rosângela Alves e Vinicius Borges Assistência Artística/Ensaiadora: Daniele Santos Preparação Corporal: Daniele Santos e Rodrigo Cândido Produção Executiva: Junior Cecon Assistente de Produção: Valéria Ribeiro Preparação Corporal/Convidados: Begson Queiróz, Érika Moura e Luciana Bortoletto Trilha Sonora: Vitor Gonçalves
Operador de Som: Rivaldo Ferreira Figurino e Customização: A Cia Fotografia: Gabriel Gomes Assistente de Fotografia: Mariana Rodrigues
Captação e Edição de Vídeo: Leandro Caproni Assessoria de Imprensa: 7 Fronteiras Comunicação Arte de Divulgação: Rodrigo Cândido e Willian Santana

Depoimentos: Ana Bottosso, Andrea Soares, Andrey Alves, Cléia Varges, Cleber Vieira, Daniele Santos, Danilo Nonato, Felippe Peneluc, Lucimeire Monteiro, Ivan Bernardelli, Pedro Costa, Priscila Maria Magalhães, Nany Oliveira, Natália Siufi, Roni Diniz, Sandro Borelli, Silvana de Jesus Santos, Valeria Ribeiro, Vaneri Oliveira e Vinicius Francês

Serviço
Dias: 14 de julho, sexta-feira, às 20h e 11 de agosto, sexta-feira, às 20h, no Metrô Capão Redondo (avenida Carlos Caldeira Filho, 13.500), zona sul de São Paulo.
GRÁTIS
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos aproximadamente

Realização: Cia Diversidança, Cooperativa Paulista de Dança, Programa Municipal de Fomento à Dança e Secretaria Municipal de Cultura.


Comentários