AMANHÃ SESSÃO DE CURTAS COM DIRETORAS NEGRAS EM HOMENAGEM AO MÊS DA MULHER - EVENTO GRATUITO

Filme: Afrodite, de Renata Dorea

Fonte: Ana Cláudia Luiz 

São Paulo, março de 2017 – Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, a APAN – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro – em parceria com o quilombo urbano Aparelha Luiza realizam uma sessão de curtas-metragens produzidos apenas por diretoras negras. Serão três exibições: “Afrodite”, de Renata Dorea, “A Boneca e o Silêncio”, de Carol Rodrigues, e “Pety Pode Tudo”, de Anahí Borges. O evento acontece dia 16 de março, quinta-feira, a partir das 19h, com entrada gratuita.

A proposta do evento é valorizar o protagonismo das mulheres negras dentro do audiovisual, tanto nos personagens quanto na direção. Além disso, o encontro propõe a aproximação entre os profissionais da área para que se associem à APAN. “Já temos profissionais associados de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, mas sabemos que somos muitos espalhados pelo Brasil. Precisamos estar unidos e conectados para conseguirmos mais espaços em editais, realizar nossos projetos e contar nossas próprias histórias”, declara Viviane Ferreira, presidenta da APAN.

Sinopses
"Afrodites" 20min - Renata Dorea  (2016)
O documentário acompanha jovens mulheres em suas memórias sobre a transição capilar. Foram capturados os relatos sobre como uma alteração estética alcança temas como consciência e resistência afro, racismo institucionalizado e a luta diária de ser uma mulher negra no Brasil.

"A Boneca e o silêncio" 19min - Carol Rodrigues (2015)
A solidão de Marcela, uma menina de 14 anos, que decide interromper uma gravidez indesejada.

"Pety pode tudo" 18min - Anahí Borges (2013)
Pety é uma menina com um majestoso sentimento de controle de tudo que está ao seu redor. Um dia, a caminho da escola, acredita receber um aviso do anjo Gabriel prenunciando a morte do seu coelho de estimação chamado Perninha. O medo da perda e o desejo de controle a impulsionam na olímpica tentativa de driblar o destino profetizado.

Mulheres Negras no Cinema
Aparelha Luzia: Rua Apa, 78 – centro (www.facebook.com/aparelhaluzia/)
Data: 16 de março, quinta-feira, a partir das 19h.

Sobre a APAN:
As primeiras conversas para a criação da Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) começaram no ano de 2013, durante o "VI Encontro de Cinema Negro: Brasil, África, América Latina e Caribe - Zózimo Bulbul", realizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema na cidade do Rio de Janeiro, e se concretizou em 2016. A APAN é uma instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por negras e negros, de todas as regiões do Brasil, e dedica-se ao fortalecimento da relação entre profissionais negros e o mercado audiovisual.  
Trazendo como pilares estruturantes de sua formação, constituição e política a defesa de uma perspectiva inclusiva, com atenção ao recorte racial, em relação a todos os elos da cadeia produtiva audiovisual, sendo eles a concepção, produção, distribuição e exibição. Neste sentido, a APAN representa estes interesses perante órgãos públicos, fundações, instituições, ONGs e iniciativas privadas no Brasil e no Mundo.
Informações sobre a APAN

Comentários