Filme Menina Mulher da Pele Preta


  O episódio “Jennifer” traz a história de jovem de 17 anos com crise de identidade



 Existe uma fala do Professor Kabengele Munanga que acredito ir de encontro a proposta deste Episódio do Longa Metragem Menina Mulher da Pele Preta:

Carta Capital: Quem não assume a descendência negra introjeta o racismo?

Kabengele Munanga: Isso tem a ver com o que chamamos de alienação. Por causa da ideologia racista, da inferiorização do negro, há aqueles que alienaram sua personalidade negra e tentam buscar a salvação no branqueamento. Isso não significa que elas sejam racistas, mas que incorporaram a inferioridade e alienaram a sua natureza humana.

Assim sendo, o Longa Metragem "Menina Mulher da Pele Preta" é um projeto em andamento. Dividido em 5 episódios, o episódio 02 intitulado Jennifer foi filmado e realizado como média metragem. Viabilizado pelo PROAC/ICMS, VAI e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, este episódio foi produzido pela ODUN FORMAÇÃO E PRODUÇÃO.

Sinopse do Episódio 2:

Jennifer, uma garota de 17 anos moradora da Vila Nova Cachoeirinha, manipula suas fotos no Photoshop para ficar mais bonita e mais clara com cabelos lisos. Num momento de sua vida em que se torna adulta, procura emprego, procura se relacionar com alguém que ela ame, Jennifer vive dilemas relativos a sua identidade numa sociedade que está calcada nos significados de branquitude.










O realizador audiovisual Renato Candido é cineasta formado pela ECA/USP e mestre em Ciências da Comunicação pela mesma instituição. Suas produções audiovisuais se fundamentam no recorte racial e no entendimento das relações raciais no nosso Brasil. Renato Candido é professor de Audiovisual em Faculdades, Projetos Culturais e Escolas de Cinema, além disso atua em diversas áreas do audiovisual seja realizando ou lecionando.







Comentários