Sesc Consolação Recebe a Mostra Nacional de Teatro Universitário:
Uma seleção de três espetáculos que renovam a cena teatral brasileira, com trabalhos da UFPE, Unicamp e Unesp, ocupa o CPT e o Teatro Anchieta nos dias 12, 13 e 14/12
Parceria entre o Sesc São Paulo e o TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo), a Mostra Nacional de Teatro Universitário 2025 apresenta, na Unidade Consolação, três espetáculos oriundos de universidades brasileiras, reafirmando o compromisso da instituição com processos formativos, experimentação cênica e novos criadores.
A presença do teatro universitário no palco do Teatro Anchieta faz parte da história do Sesc Consolação: entre as décadas de 1960 e 1980, festivais realizados no espaço revelaram artistas vindos de instituições como o Departamento de Artes Cênicas e a Escola de Artes Dramáticas, ambos da USP, e a Universidade Federal de Minas Gerais.
Nesta edição de 2025, a curadoria conjunta do Centro de Pesquisa Teatral (CPT_ Sesc) e do TUSP selecionou três espetáculos que se destacam pela diversidade de suas propostas temáticas, poéticas e de formato. As apresentações – realizadas de 12 a 14 de dezembro - são um desdobramento da I Mostra Nacional de Teatro Universitário, realizada em julho e agosto, e reforçam a importância de apoiar e dar visibilidade à criatividade que pulsa dentro das universidades brasileiras.
Conheça mais sobre a programação do TUSP em usp.br/tusp
SERVIÇO
Mostra Nacional de Teatro Universitário
Parceria entre o TUSP e o Sesc SP
Entrada gratuita.
Ingressos disponíveis a partir de terça-feira, 9/12:
• 12h – pelo site e pelo aplicativo Credencial Sesc SP
• 14h – nas bilheterias das unidades do Sesc
Local: Sesc Consolação ((CPT_Sesc /Teatro Anchieta)
Rua Dr. Vila Nova, 245. São Paulo – SP. Informações: (11) 3234-3000
|
12/12 – sexta, 20h | CPT Sesc
Xirê
Com Coletivo à Margem (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)
Criado a partir do Teatro Hip-Hop, com estética e dramaturgia apoiadas no sagrado afro-brasileiro e nas escrevivências de corpos que vivem à margem da sociedade, XIRÊ celebra as existências das periferias pernambucanas, exaltando corpos, sonhos e narrativas que reivindicam, durante todo espetáculo, o que é seu por direito: o futuro.
Classificação: 12 anos.
Duração: 65 minutos
|
13/12 – sábado, 19h | CPT Sesc
Mentira.BR: Um Estudo de Caso
Com Coletivo Muvuca de Teatro (Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)
Direção: Giovanna Zottis
Dividido em três atos — o choro, o teatro e o Brasil —, o trabalho investiga a mentira como tema central, explorando seus motivos e consequências com olhar crítico e irônico sobre o país e suas narrativas.
Classificação: 12 anos.
Duração: 80 minutos
|
14/12 – domingo, 18h | Teatro Anchieta
Sete Verbos para Manter Corpo Viva
Com Grupo Sete Verbos (Universidade Estadual Paulista – Unesp)
Direção: Fab Trindad e Marcella Vicentini
Composto por 39 intérpretes-criadores, o espetáculo é um breve poema cênico estruturado em sete verbos que atravessam memórias, lutas, desejos e fabulações sobre ser indivíduo e ser comunidade. Tudo é corpo, tudo é viva
Classificação: 14 anos.
Duração: 100 minutos
Sobre os coletivos de Teatro
Coletivo À Margem (UFPE) – Primeiro grupo de teatro hip-hop de Pernambuco, formado por artistas periféricos que desenvolvem uma linguagem cênica contra-colonial, unindo arte, crítica social e vivências negras. Com XIRÊ (2023), consolidam práticas próprias do teatro hip-hop e ampliam debates sobre ancestralidade e resistência.
Muvuca de Teatro (Unicamp) – Coletivo criado em 2018 por artistas do curso de Artes Cênicas da Unicamp, dedicados à criação dramatúrgica inédita a partir de ‘escrita em fluxo’ e ao diálogo entre estética, política e sociedade. Mentira.BR já alcançou mais de 2.500 espectadores e recebeu destaque em festivais por sua originalidade e atuações.
Grupo Sete Verbos (Unesp) – Formado em 2024 como Trabalho de Conclusão de Curso, o grupo reúne 39 estudantes em um processo de investigação cênica que articula corpo, memória e comunidade. Sete Verbos para Manter Corpo Viva integrou importantes mostras universitárias, como a_ponte (Itaú Cultural) e a Virada Cultural SP, consolidando-se como uma das novas vozes do teatro paulista.
Informações à imprensa
Programação completa do TUSP: usp.br/tusp
Programação completa da Mostra: usp.br/tusp/mostra-nacional-

.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário