Sesc 24 de Maio recebe a 8ª edição da Feira de Ideias
Mostra apresenta projetos e iniciativas de diversas regiões do Brasil que promovem e fortalecem os direitos humanos
Crédito: Bruna Marcatto
São Paulo, dezembro de 2025 – A Conectas Direitos Humanos, em parceria com o Sesc 24 de Maio, realiza a 8ª edição da Feira de Ideias, que reúne vinte projetos de diferentes regiões do país dedicados à promoção e proteção dos direitos humanos. As iniciativas apresentadas atuam de forma coletiva e comunitária, mobilizando ferramentas como artes visuais, fotografia, audiovisual e jornalismo. A programação integra as celebrações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. A Feira acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, no Sesc 24 de Maio, com entrada gratuita — sábado, das 13h às 20h; domingo, das 11h às 18h.
A mostra reafirma o compromisso com o diálogo e a reflexão sobre os desafios atuais para a ampliação e efetivação dos direitos humanos. Entre os temas presentes nos projetos estão migração e refúgio, antirracismo, justiça climática, equidade de gênero e direitos LGBTQIA+, sistema prisional e socioeducativo, luta antimanicomial, direitos no ambiente digital e enfrentamento à desinformação.
A seleção dos projetos, realizada entre setembro e outubro de 2025 serão apresentadas em três formatos expositivos — mesa, exibição em tela LCD e totem — nas categorias artes visuais, audiovisual, fotografia, iniciativas sociais ou comunitárias e jornalismo. Confira neste link os projetos selecionados.
A seguir, a programação completa.
PROGRAMAÇÃO
Conversações
Mediação: Angel Natan
Datas: 5 e 6/12 — sexta, às 15h; sábado, às 14h
Local: Praça (térreo)
Grátis: sem retirada de ingressos
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Encontros com os projetos selecionados para a 8ª Feira de Ideias, propondo a troca de experiências, práticas e desafios. As conversações convidam o público a conhecer e se inspirar em ações transformadoras.
Libertat
Entre sonhos e fios
Data: 5/12, sexta, às 18h
Local: Praça (térreo)
Grátis: sem retirada de ingressos
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
O Grupo LIBERTAT celebra a diversidade musical latina e andina, integrando sonoridades folclóricas a elementos sinfônicos. Formado por imigrantes e descendentes, o espetáculo revisita memórias e narrativas que afirmam presença, identidade e pertencimento no território brasileiro.
Acender a solidariedade, transcender o autoritarismo
Com Glaucia Marinho (Justiça Global) e Julia Neiva (Conectas Direitos Humanos).
Mediação: Bianca Santana
Data: 6/12, sábado, às 11h30
Local: Praça (térreo)
Grátis: sem retirada de ingressos
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
A conversa propõe refletir sobre os desafios contemporâneos à democracia e sobre as formas de resistência que se fortalecem no diálogo entre movimentos, pesquisadores e organizações ao redor do mundo. O encontro também celebra os 20 anos da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos, reconhecida pela produção crítica e colaborativa a partir das perspectivas do Sul Global.
Sustentabilidade financeira - caminhos e desafios para projetos de direitos humanos
Com Allyne Andrade (Fundo Brasil de Direitos Humanos), Gugo Siqueira (Rede Comuá) e Paulo Malvezzi (Agência Diadorim).
Mediação: Leon Souza
Data: 6/12, sábado, às 16h
Local: Praça (térreo)
Grátis: sem retirada de ingressos
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Roda de conversa sobre os desafios e possibilidades de sustentação financeira de iniciativas que defendem direitos e transformam realidades. Participam instituições atuantes no campo do financiamento e organizações que vivenciam a experiência cotidiana de captação de recursos.
Serviço:
8ª Feira de Ideias
Datas: 5 e 6/12, sexta das 13 às 20h e sábado, das 11h às 18h
Local: Sesc 24 de Maio - Rua 24 de Maio, 109, República, São Paulo (350 metros da estação República do metrô) - Praça (térreo)
Mais informações: sescsp.org.br e conectas.org
Serviço de Van: Transporte gratuito até as estações de metrô República e Anhangabaú. Saídas da portaria a cada 30 minutos, de terça a sábado, das 20h às 23h, e aos domingos e feriados, das 18h às 21h.
Comentários
Postar um comentário