Gratuito! 7ª edição do ‘Festival Afrofuturismo’ celebra os ‘Ancestrais do Futuro’ na maior conferência de futurismo, inovação e diversidade da América Latina
Gratuito! 7ª edição do ‘Festival Afrofuturismo’ celebra os ‘Ancestrais do Futuro’ na maior conferência de futurismo, inovação e diversidade da América Latina
O evento que acontece na capital soteropolitana entre 5 e 6 de dezembro, é realizado pela Vale do Dendê, com patrocínio da Prefeitura de Salvador e apoio institucional do SEBRAE e do Hospital Albert Einstein.
Os territórios da diáspora africana se entrelaçam na cidade de Salvador, entre os dias 5 e 6 de dezembro, em mais uma edição do ‘Festival Afrofuturismo’! Em ode aos ‘Ancestrais do Futuro’, tema do Ano VII, o maior evento de futurismo, inovação e diversidade da América Latina vai transformar o Centro Histórico da capital baiana em um verdadeiro guardião do ‘tempo espiralar’. As inscrições são 100% gratuitas e podem ser feitas através do Sympla.
Iniciativa do Hub de Inovação Vale do Dendê, o festival conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador e integra as festividades do Salvador Capital Afro; apoio institucional do SEBRAE e do Hospital Albert Einstein; parceria de captação da Casé Fala; apoio de mídia da Afro.TV Brasil.
A programação acontece na Casa Vale do Dendê e os Largos Tereza Batista, Quincas Berro D'água e Pedro Arcanjo, promovendo o intercâmbio cultural e reflexão sobre possíveis futuros, a partir das referências que moldam as trajetórias afrocentradas.
Dando continuidade à imersão por territórios da diáspora, os participantes poderão aproveitar um circuito de palestras, talks, e rodas de conversa, além de escolher as trilhas de conhecimento que desejam seguir durante o evento. O percurso ditará os temas de painéis e oficinas, que estarão organizados nas seguintes categorias: ancestralidade, finanças, sustentabilidade, empreendedorismo, moda, tecnologia, arte e mídias.
Reunindo mais de 24 personalidades, entre pensadores, artistas, cientistas e ativistas, um dos destaques da temporada é o participação de Grazi Mendes, pesquisadora, referência em liderança e diversidade, e a homenageada da edição; que também inspirou o tema do festival ‘Ancestrais do Futuro’.
A escritora mineira, reconhecida internacionalmente pela Most Influential People of African Descent (MIPAD), como uma das maiores futuristas de origem africana. comanda o painel principal da edição na sexta-feira, 5, a partir das 14h, na sala ‘Arroz Doce’ da ‘Casa Vale do Dendê’. A painelista, que é autora do livro ‘Ancestrais do Futuro - Qual a Mudança que seu Movimento Alcança?’ (2024), tema que deu origem a esta edição, debate sobre a responsabilidade intergeracional e abre diferentes caminhos para um futuro mais inclusivo.
Junto à Grazi, outras personalidades da cena nacional estão confirmadas para a conferência, as estilistas Mônica Anjos e Isa Silva; a gestora de afroempreendedorismo do SEBRAE, Fau Ferreira; as empreendedoras Monique Evelle, Najara Black e Danielle Pires; o recordista do Guinness Book por viajar todos os países do mundo, Robson de Jesus; o ator e influenciador Everton Machado, as jornalistas Midiã Noelle, Naiara Oliveira e a editora do grupo A Tarde, Meire Oliveira, dentre outras atrações.
Na trilha de finanças, os participantes contarão com a presença da CEO do Movimento Black Money Nina Silva, da comunicadora e educadora financeira Cinara Santos. A relações-públicas Maihana Cazuquel, o geógrafo Diosmar Filho; a fundadora do DUMA – Hub de Inovação Criativa, Mel Campos e acelerados da Vale do Dendê contarão suas experiências.
Na cena internacional, o destaque é para o palestrante Saulo Montrond, fundador do canal de tv africano, TVA. O empresário divide insights e perspectivas com o cabo-verdiano, fundador e CEO da plataforma AfricanDev, Marcos Jamir, que viabiliza o contrato de profissionais de TI africanos para projetos no Brasil.
Em sua sétima edição, o Festival Afrofuturismo retorna com uma grade de treze horas de programação gratuita, fundamentada no universo afrocentrado. As palestras, mesas e talks estão inspiradas em conceitos como o ‘tempo espiralar’, a ‘imaginação radical negra’ e o ‘design ancestral’; conectando saberes tradicionais às práticas contemporâneas de inovação.
De acordo com o idealizador do Festival Afrofuturismo e cofundador do Hub de inovação Vale do Dendê, Paulo Rogério Nunes, “ É uma alegria muito grande realizar pela sétima vez o Festival Afrofuturismo no Centro Histórico de Salvador. Esse ano é uma edição diferente - um formato pocket e gratuito, possibilitando que pessoas de todos os cantos da cidade e do Brasil possam acessar de maneira gratuita o conteúdo do Festival. E com isso esperamos que o Festival alcance ainda mais pessoas e repercuta os temas tão relevantes que vem sendo discutido desde o início do Festival, quando éramos uma ocupação em espaços públicos. O Festival Afrofuturismo se consolida como uma plataforma que além de promover eventos e discussões, tem como objetivo a partir de agora, levar esse formato pocket para outros territórios da Bahia e do Brasil e quem sabe em outros lugares do mundo. É um formato que estamos testando para que possa, de fato, funcionar de uma forma assertiva, levando conteúdo, informação sobre futurismo, tecnologia, inovação e criatividade para o público geral”, comenta.
Programação de Talks e Palestras no dia 5 de dezembro, sexta-feira
O primeiro dia do Festival Afrofuturismo Ano VII (5) começa cedo, com uma programação cheia de novidades e grandes nomes. Às 10h30, o Largo Quincas Berro D'água recebe o primeiro talk e dá boas vindas ao público com a Feira de Empreendedores, composta pelos acelerados participantes da Jornada de Formação dos Empreendedores da Economia Real do Cabula, realizado em parceria com o Hospital Albert Einstein.
Às 11h20, o estilista baiano Cleidson Marques, fundador da CMBrand, conduz o ‘Talk Especial’, abordando a moda afrocentrada produzida no subúrbio de Salvador e por meio do Programa Creation Brasil projetou sua marca internacionalmente. Ele contará sua experiência na visita à Paris , prêmio ofertado pela Vale do Dendê e Embaixada da França ao final do programa.
Passado à manhã de talks, o circuito oficial de painéis segue com a expertise de Grazi Mendes. Às 14h a homenageada desta edição compartilhará com o público sua expertise e toda a narrativa descrita no livro homônimo ao tema do Festival, na Casa Vale do Dendê; enquanto as palestrantes Cinara Santos, Nina Silva e Fau Ferreira comandam o tema “Futuro Negro: Investimento, Tecnologia e Novas Narrativas”, direto da Praça Tereza Batista.
Outro destaque da sexta-feira fica por conta da estilista Mônica Anjos, reconhecida por vestir Milton Nascimento, Vanessa da Mata e outras personalidades da cena nacional. Premiada com o Troféu Mama África, ela participará do painel “Moda: Ancestralidade e Futuro”, às 15h30, ao lado do nome que ganhou força na São Paulo Fashion Week (SPFW), Isa Silva, criadora da marca Acredite no seu Axé e da jornalista Meire Oliveira.
Enquanto o universo da moda celebra tradição e identidade no Centro Histórico, a veia empreendedora do evento traz a expertise de Robson de Jesus, recordista do Guinness e homem mais rápido a visitar todos os 196 países do mundo. Ao lado da empresária Najara Black e da relações-públicas Maihana Cazuquel, o trio conduz o painel “Empreendedor sem fronteiras: o desafio de empreender em outros territórios?”, às 15h45, compartilhando experiências e desafios sobre negócios.
Programação de Talks e Palestras no dia 6 de dezembro, sábado
O sábado, 6, começa com painéis que exploram temas centrais para o futuro. Às 10h, o Largo Tereza Batista recebe Danielle Pires (Natura) e Diosmar Filho (UFBA) para discutir a "Sustentabilidade e Descolonização do Debate Ambiental", trazendo soluções inovadoras para transformar a relação com o meio ambiente. No mesmo horário, a Casa Vale do Dendê realiza o painel “Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Negócio de Arte?”, com Zamba e Felipe Aragão (Punk Hazard), que exploram as possibilidades da IA na arte e cultura contemporânea.
Em seguida, o criador do Gamepólitan, Ricardo Silva, conduz o talk sobre ‘Empreendedorismo Negro no Universo Gamer’, discutindo a relevância e o impacto da representatividade negra na indústria dos games. Às 11h20, Jefferson Pereira discorre sobre ‘saúde física e psíquica no ambiente de trabalho’, oferecendo insights valiosos sobre o bem-estar no cotidiano profissional.
O retorno da programação acontece às 14h, com o painel “IA e Impacto Social na Prática”, reunindo Lucas Fernando, Igor Miranda e Mel Campos, que abordam as implicações sociais das deep tech, refletindo sobre como essas inovações podem beneficiar a sociedade. Ao mesmo tempo, a Casa Vale do Dendê retorna com Everton Machado e Nai Oliveira, levando “Empreendedorismo, Inovação e Saberes Ancestrais” para conectar práticas culturais à novos modelos de negócios.
E por falar em ‘empreender’, o palco do Largo Tereza Batista, recebe o último painel “Como Reescrevermos a Prosperidade a partir da Realidade Negra”, às 15h15, com Monique Evelle, trazendo novas formas de prosperidade e geração de riqueza dentro da realidade negra.
Encerrando o festival, o painel “Panafricanismo, Mídia e Negócios” recebe as autoridades de Cabo Verde, Saulo Montrond e Marcos Jamir; para o fortalecimento da identidade e economia africana por meio da mídia, com mediação de Midiã Noelle.
Por dentro do evento: confira as ‘Feiras de Empreendedorismo e de Startups’
Durante os dias 5 e 6 de dezembro, a Feira de Empreendedorismo ocupará a Praça Pedro Arcanjo, no Centro Histórico de Salvador, com uma programação especial, aberta ao público e totalmente gratuita. O espaço oferece uma experiência interativa que inclui exposições de moda, artesanato, bijuterias e produtos da economia criativa.
Além disso, a feira proporciona momentos de aprendizado e troca para pequenos empreendedores, que poderão apresentar projetos, conhecer novas tendências de mercado e estabelecer conexões com profissionais de diferentes setores. Oficinas, demonstrações e apresentações temáticas completam a experiência, fortalecendo a economia criativa e valorizando a diversidade cultural da Bahia.
A programação do Festival Afrofuturista também inclui a Exposição de Startups, localizada no Largo Tereza Batista, que reunirá empresas inovadoras. As startups terão a oportunidade de apresentar soluções tecnológicas e criativas em áreas como interpretação em Libras, audiovisual e gestão de recursos hídricos, promovendo o networking e incentivando a criação de soluções inteligentes entre participantes e investidores.
O salão da Exposição de Startups será um ambiente dinâmico, com intensa circulação de empreendedores, pesquisadores, investidores e visitantes, consolidando o Festival como o maior evento de futurismo, inovação e criatividade da América Latina. Durante os dois dias, cada empresa poderá apresentar produtos, serviços e soluções transformadoras para uma audiência altamente qualificada, interessada em inovação, impacto social, diversidade e futuro. A iniciativa reforça a Bahia como um polo de inovação e criatividade, conectando talentos locais ao cenário global de negócios e tecnologia.
A participação oferece vantagens estratégicas, como estandes exclusivos personalizados, contato direto com potenciais clientes e parceiros, além de visibilidade em um dos principais palcos da temporada.
Formação e aceleração de negócios durante o Festival Afrofuturismo
A Vale do Dendê integra tecnologia, empreendedorismo e saberes tradicionais, e busca impulsionar negócios e fortalecer a identidade e a cultura afro, promovendo uma economia mais justa e representativa.
Nesse cenário, o Festival Afrofuturismo se consolida como um espaço para reflexão, aprendizado e troca de experiências. Aberto ao público e gratuito, o evento é uma verdadeira vitrine para o potencial transformador da diversidade, da inovação e do empreendedorismo afrocentrado, convidando todos a refletirem sobre o futuro a partir das perspectivas e práticas de comunidades historicamente marginalizadas.
O festival reúne desde 2017 pensadores, artistas, cientistas e ativistas em torno de um mesmo propósito: discutir como as estéticas, as tecnologias e as filosofias negras moldam os futuros possíveis. Na edição de 2024, o evento internacional reuniu 90 palestrantes nacionais, 07 palestrantes internacionais, representantes de 07 nações e um público de mais de dez mil pessoas nas atividades promovidas de forma simultânea na cidade afrofuturista instalada no Centro Histórico de Salvador.
Ao integrar o calendário de eventos da capital baiana, o Festival Afrofuturismo coloca Salvador no radar das capitais principais organizações que trabalham com inovação, criatividade e empreendedorismo, encerrando oficialmente às atividades do Novembro Negro.
Este reconhecimento inclui Salvador nos grandes polos globais de eventos, ao lado de cidades como Austin (SXSW), Cannes (Festival de Cinema e Publicidade), Lisboa (Web Summit) e Nova Orleans (Essence Festival), consolidando sua presença no cenário internacional.
SERVIÇO




Comentários
Postar um comentário