Galeria Frente participa da ArPa 2025
|
Seleção de tapeçarias marca a primeira participação da galeria no evento
Pela primeira vez a Galeria Frente participa da feira de arte ArPa que, em sua quarta edição, acontece de 28 de maio a 1 de junho na Arena Pacaembu, em São Paulo. A galeria estreia no evento reunindo dois dos principais nomes da tapeçaria artística no Brasil: Genaro de Carvalho (1926 – 1971) e Norberto Nicola (1931 – 2007). Estilos diferentes, mas que se encontram na potência criativa e na força plástica, cada qual a sua maneira, Genaro e Norberto dividem, com suas artes, os 50m² do stand da galeria na feira.
A partir dos anos 1950, a tapeçaria no Brasil ganhou status de obra de arte e passou a ser objeto de contemplação em ateliês, instituições e galerias. Nesse cenário, Genaro de Carvalho, que iniciou sua carreira como pintor, dava os primeiros passos com os fios, e já em 1955, abre seu primeiro ateliê de tapeçaria, em Salvador, Bahia. Sua habilidade logo o levou a ter grande reconhecimento com seus trabalhados sendo destaque em importantes exibições e integrando coleções tanto no Brasil quanto no exterior.
Composta por elementos da cultura e paisagens brasileiras, Genaro retratava pássaros, folhagens, festas regionais, entre tantos outros. Suas obras ficaram marcadas pela combinação entre técnicas tradicionais com uma abordagem moderna e por uma paleta de cores vibrantes e traços únicos, muito influenciado, também, pelo modernismo. Entre os trabalhos do artista para o evento, destaque para “Tapeçaria Azul”, um trabalho singular em que uma ave parece ‘sobrevoar’ um campo de flores.
Norberto Nicola, por sua vez, também tem suas obras ligadas à natureza, mas as usa materialmente, porém de forma abstrata. Tapeceiro, desenhista, escultor, gravador e pintor, o artista utiliza lã, linho, sisal, vime, cânhamo e muitos outros produtos na criação de seus trabalhos. Ao contrário de Genaro cujo falecimento precoce interrompeu sua produção, Norberto atravessou mais de cinco décadas em sua trajetória, registrando uma vasta criação artística.
Dono de um peculiar senso tátil, Noberto Nicola faz de sua tapeçaria, obras escultóricas, algo que quase beira uma instalação. Formas orgânicas dão os contornos necessários para que seus trabalhos sejam únicos e atemporais. A exemplo do que será apresentado na ArPa pela Galeria Frente, as obras de Nicola trazem tridimensionalidade, volume e expressão. Um recorte especial de uma história de vida com peças que corroboram a energia e vitalidade deste artista.
SERVIÇO
ArPa
stand: B6
Período: 28 de maio a 1 de junho
Arena Pacaembu
Galeria Frente - @galeriafrente
A Galeria Frente, estabelecida em 2015, consolidou-se como uma referência no mercado secundário de arte moderna e contemporânea brasileira e celebra uma década de atuação neste ano. Com foco na valorização da produção artística nacional, apresenta exposições de mestres consagrados, promovendo um diálogo entre gerações. Destacam-se mostras de Mira Schendel, Antonio Maluf e Cândido Portinari. Em 2024, a galeria amplia seu escopo com exposições sobre artistas imigrantes como Walter Lewy, e a mostra coletiva sobre a produção nipo-brasileira. Além das exposições, participa de feiras como SP-Arte, Arpa e ArtRio, incentivando o colecionismo e colaborando com críticos renomados, consolidando um acervo
diversificado com grandes nomes da arte brasileira.
Comentários
Postar um comentário