Expo Internacional do Dia da Consciência negra acontece em Novembro, assista video de apresentação !

Mostra em novembro, faz parte de projeto que prevê ações de combate ao racismo, como a capacitação de professores. 



Como parte do projeto São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural, a Expo da Consciência Negra apresentará uma viagem, através da história da população afro-brasileira, abordando temas que vão da cultura até a economia.

Organizada pela Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e executada pela SPTuris, a mostra acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, no Anhembi. O plano é proporcionar uma experiência que revele aos visitantes os detalhes e a importância da trajetória da população negra, sua luta pela igualdade e seu papel na história do país.

Com estética baseada nos elementos clássicos do Carnaval brasileiro, a expo apresentará uma divisão de seções com diferentes temas. Elas serão: saúde, educação, mulher negra, cultura e empreendedorismo e tecnologia.

A intenção é abordar as diferentes esferas da sociedade onde a população negra fez e se faz presente, demonstrando sua importância e celebrando sua história. Nas palavras da secretária de Relações Internacionais e idealizadora do projeto, Marta Suplicy, "a expo quer resgatar a autoestima do negro, através desta exposição, que vai embarcar em várias alamedas, com vários temas, mostrando o que os negros fizeram no Brasil e mostrando muito da cultura negra".

Todo o projeto São Paulo Farol de Combate ao Racismo Estrutural trabalha na mesma sintonia, tendo como principal destaque os esforços para a capacitação de professores para que possam aplicar a lei que institui o ensino da cultura e da história africana e afro-brasileira nas escolas (Lei 10.639, de 2003). Por esse motivo, escolas da rede municipal terão um dia reservado para o passeio. A proposta, segundo a secretária, se concentra em combater o racismo desde o momento em que a criança está formando suas primeiras percepções do mundo.



Comentários