Com direção de Eliana Monteiro, Enquanto Ela Dormia estreia no Centro Cultural Fiesp





Espetáculo evidencia os dramas do abuso feminino e do despotismo da sociedade em relação ao gênero. A peça inédita fica em cartaz no Mezanino do Centro Cultural Fiesp de 2 de agosto a 22 de outubro, com entrada gratuita

3_ENQUANTO_ELA_DORMIA_foto_Mayra_Azzi
“(...) O ônibus não 'tava’ tão cheio. Ele não precisava 'tá’ tão grudado em mim. Eu olhei pra cara dele. Ele fingiu que não viu e continuou se roçando no meu braço. Eu tirei o braço. Guardei o livro. Me levantei.(...)”


São Paulo, julho de 2017 – Estreia dia 2 de agosto de 2017, no Mezanino do Centro Cultural FIESP, o espetáculo Enquanto Ela Dormia, com direção de Eliana Monteiro e dramaturgia de Carol Pitzer. Em cena, a atriz Lucienne Guedes dá vida à personagem Dora. A ficha técnica ainda tem Guilherme Bonfanti no desenho da luz, Marisa Bentivegna na cenografia, Marichilene Artisevskis no figurino, Erico Theobaldo na trilha sonora, Antônio Duran no dramaturgismo e Bruna Lessa no vídeo. A montagem inédita fica em cartaz até o dia 22 de outubro, com entrada gratuita. O texto foi escrito por Carol Pitzer em 2016, no Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council.


O enredo conta a trajetória de Dora, uma professora de literatura, que presencia uma cena de abuso em um ônibus, fato que desperta memórias submersas de sua infância. O argumento do texto nasceu do relato de uma amiga à dramaturga, que começou então a observar os abusos diários vividos pelas mulheres e a se questionar sobre os mecanismos usados para minimizar, esconder, disfarçar, apagar essas violências. “Percebi que não só a sociedade nos cala, mas que nosso próprio corpo apaga certas lembranças dolorosas como forma de nos manter vivas”, conta Carol.


Para elaborar a encenação, a diretora Eliana Monteiro propôs uma pesquisa artística a toda equipe de criação sobre três eixos temáticos. “O primeiro foi o dos contos de fadas, que participam da construção do imaginário universal do feminino. Outro eixo pesquisado foram as histórias de amputações as quais a mulher foi submetida para caber em uma sociedade patriarcal. E por último, as memórias de uma história de amor”, explica Eliana.
Fruto de um processo colaborativo, a peça Enquanto Ela Dormia apresenta uma investigação no campo das artes plásticas e da fotografia, em especial a obra da fotógrafa norte-americana Francesca Woodman.



Você já teve a sensação de que a sua memória não é sua? Ou que pode até ser sua / mas não reproduz exatamente o que aconteceu / tem alguma coisa errada / você não sabe o que é mas tem alguma coisa errada / você repassa tudo em detalhes / e de uma hora pra outra parece que tem algo fora do lugar / como se tivessem arrancado algumas páginas de um livro / ou colado umas figuras por cima.


Sinopse
Enquanto Ela Dormia conta a história de Dora, personagem submetida a convenções sociais predominantemente formuladas pelo gênero masculino. Quando motivada por acontecimentos cotidianos, Dora traz à tona seus próprios traumas, frutos de uma sociedade patriarcal enraizada.
Com uma temática emergente e atual, o espetáculo aproxima o público do universo feminino ao demonstrar os abusos, violências e a constante marginalização social do gênero. O enredo desenvolve uma atmosfera dramática, que demonstra e reflete sobre questões da subjetividade da mulher.

Direção Eliana Monteiro
Eliana Monteiro é encenadora e orientadora artístico-pedagógica de escolas e grupos de teatro. Integra o grupo Teatro da Vertigem desde 1998, tendo sido responsável pela direção e concepção do espetáculo O Filho, da intervenção pública A Última Palavra é a Penúltima e dos espetáculos Kastelo e Mauísmo; co-direção do espetáculo Bom Retiro 958 metros; direção de cena e assistência de direção dos espetáculos O Paraíso PerdidoO Livro de JóApocalipse 1,11BR-3História de Amor - Últimos Capítulos, e as óperas Dido e Enéas e Orfeo e Euridice. Atualmente dirige a montagemEnquanto Ela Dormia, com estreia prevista para agosto de 2017 no SESI-SP.

Dramaturgia Carol Pitzer
Carol Pitzer é formada em cinema e pós-graduada em artes cênicas pela Universidade Estácio de Sá. Entre janeiro de 2014 e julho de 2015 fez parte da Residência do Grupo Teatro da Laje e Coletivo Bonobando e foi arte-educadora na ONG ECOA - Teatro Social de janeiro de 2012 a julho de 2015. Nesse mesmo período, atuou em diversos espetáculos na cidade do Rio de Janeiro. Mudou-se para São Paulo em agosto de 2015 para aprofundar os estudos em dramaturgia. Carol Pitzer foi aluna do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council em 2016, quando escreveu o texto de Enquanto Ela Dormia.

Atriz Lucienne Guedes
Lucienne Guedes é atriz, dramaturga e diretora. Teve formação em teatro pela ECA-USP, além de formação em dança e música. É atriz fundadora do Teatro da Vertigem (atuou como atriz em Paraíso Perdido -1992 e 2002), como dramaturgista emApocalipse 1,11 (2000) e como atriz em A Última Palavra é a Penúltima 2.0 (2014). Foi coordenadora e professora da Escola Livre de Teatro, professora convidada do Departamento de Artes Cênicas ECA-USP, da SP Escola de Teatro e da UNESP. É doutora em Artes pela ECA-USP, sob orientação de Silvia Fernandes. Foi também artista colaboradora da Cia. Balagan, da Cia. Livre, do Teatro de Narradores e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Seus trabalhos mais recentes foram Angústia(dramaturgia e direção, na EAD, em 2014) Memórias Impressas (atriz, 2015, com dramaturgia e direção de Claudia Schapira), entre outros. Em 2016 escreveu a peça A Ponte para o projeto Conexões  e realizou residência artística na Itália, pela The Bogliasco Foundation para escrever uma nova peça.

Ficha Técnica
Concepção e Direção: Eliana Monteiro
Texto: Carol Pitzer
Atriz: Lucienne Guedes
Dramaturgismo: Antonio Duran
Desenho de Luz: Guilherme Bonfanti
Cenografia: Marisa Bentivegna
Figurino: Marichilene Artisevskis
Trilha sonora: Erico Theobaldo
Vídeo: Bruna Lessa
Voz off: Antônio Duran e Cibele Bissoli
Assistente de Direção e Direção de Cena: Isabella Neves
Assistente de Dramaturgismo: Bruna Menezes
Assistente de Iluminação: Aldrey Hibbeln e Danielle Meireles
Assistente de Cenografia: Amanda Vieira
Cenotécnicos: Cesar Rezende Santana (Basquiat), Fernando Lemos Silva, Ricardo Oliveira e Zito Lemos
Costureira: Judite Gerônimo de Lima
Operação de Luz: Aldrey Hibbeln
Operação de Som: Tomé de Souza
Video Mapping: Michelle Bezerra
Produção Executiva: Andrea Pedro
Assistente de Produção: Leonardo Monteiro
Assessoria de Imprensa: Márcia Marques - Canal Aberto
Designer Gráfico: Luciana Facchini
Fotos: Mayra Azzi
Supervisão Geral: Eliana Monteiro
Realização: SESI-SP

SERVIÇO
Enquanto Ela Dormia
Temporada: 2 de agosto a 22 de outubro de 2017
Horários: quarta a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30
Local: Mezanino do Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Capacidade: 50 lugares
Duração: 70 min
Recomendação: 16 anos
GRÁTIS.  Reservas antecipadas de ingressos pelo site www.centroculturalfiesp.com.br. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do espetáculo, de acordo com o horário de funcionamento da bilheteria (quarta a sábado, das 13h às 20h; domingo, das 11h às 19h30).
Mais informações: www.centroculturalfiesp.com.br

_________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA ENQUANTO ELA DORMIA
Canal Aberto Assessoria de Imprensa | canal.aberto@uol.com.br
Márcia Marques - Fones: 11 2914 0770 | Celular: 11 9 9126 0425 |marcia@canalaberto.com.br
Daniele Valério - Celulares: 11 9 6705 0425 | 9 8435 6614 |daniele@canalaberto.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA CENTRO CULTURAL FIESP
Raisa Scandovieri – Telefone: 11 3549-4846


Comentários