Projeto "Apareceu a Margarida", do Coletivo Sankofa, traz palestra com Renata Martins e Tony Santos


Fonte: Lau Francisco 

A criadora da série "Empoderadas" e o fundador do Coletivo Coletores
integram atividades gratuitas do projeto

O COLETIVO SANKOFA criou o projeto "APARECEU A MARGARIDA!", uma iniciativa que surge para contar as histórias de luta e resistência das mulheres catadoras de materiais recicláveis.  O projeto acontece na zona leste de São Paulo e envolve atividades gratuitas como oficinas de videoarte, rodas de conversa com especialistas e uma intervenção teatral nas ruas da zona leste de São Paulo .
Na próxima quarta-feira, dia 23 de novembro de 2016, a cineasta Renata Martins participa de uma Roda de Conversa no CÉU Curuçá (Rua Marechal Tito, 3400). O tema será "Gênero, Raça e Trabalho". Criadora do projeto "Empoderadas", onde a cineasta dá voz às mulheres negras. É formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Pós Graduada pela USP em linguagens da arte. Compôs a equipe de roteiristas da premiada série "Pedro & Bianca", exibida pela TV Cultura em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.A série foi ganhadora do “Emmy Internacional Kids Awards 2013" na categoria melhor série infanto-Juvenil.


Todos os sábados dos meses de novembro, dezembro e janeiro, das 10h às 20h, também no CEU Vila Curuçá o artista multimídia Toni William Crosss ministra um curso de Video Arte. Toni é Pós-graduado em Design e Humanidade pela Universidade de São Paulo – USP. Membro do Coletivo COLETORES atua na cidade de São Paulo desde 2008. Já realizou projetos áudio visuais com Artistas como Criolo, Emicida, Thaíde entre outros. "A oficina de Vídeo Arte tem como foco aproximar diferentes públicos da cultura digital e a utilizar as tecnologias como ferramentas de criação e empoderamento", explica Toni. Nos encontros os participantes são convidados a conhecer técnicas e procedimentos das linguagens audiovisuais, assim como contextualizar as práticas e narrativas construídas de formas coletivas e colaborativas. Durante a oficina serão apresentados conceitos de narrativas da vídeo arte, documentário, vídeo clip e vídeo instalação.

Pesquisa realizada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) revela que 70% da categoria de catadores de materiais recicláveis no Brasil são mulheres. Na sua grande maioria, com um pefil marcado por baixa escolaridade, filhos para alimentar e sem opções de trabalho formal, a categoria sofre com invisibilidade perante a sociedade. Com o objetivo de jogar luzes nesta questão o COLETIVO SANKOFA criou o projeto "APARECEU A MARGARIDA!".

Rodas de Conversa
Dias  23 de novembro de 2016, das 20h às 21h30, no CEU Vila Curuçá (Avenida Marechal Tito, 3400 - Itaim Paulista, São Paulo - SP,
Telefone: (11) 2563-6137

Oficina de Videoarte
Todos os sábados dos meses de novembro, dezembro e janeiro, das 10h às 20h. Local: CEU Vila Curuçá (Avenida Marechal Tito, 3400 - Itaim Paulista, São Paulo - SP, Telefone: (11) 2563-6137)

Comentários