Caldeirão do Negão 2014 traz como tema “As Áfricas de São Paulo” e leva atrações gratuitas para a Casa das Caldeiras




































Fonte: Lau Francisco 




Evento integra o calendário de eventos da Feira Preta,
maior evento de cultura negra da América Latina







Criado com o objetivo de dar evidência para a diversidade da cultura negra na cidade de São Paulo, o CALDEIRÃO DO NEGÃO chega a sua terceira edição em uma condição muito especial: neste ano, o evento integra a programação da Feira Preta, maior evento de cultura afro da América Latina. Com o tema “As Áfricas de São Paulo”, o encontro está marcado para o dia 16 de novembro, das 14h às 22h, na Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda). A ENTRADA É FRANCA. O evento traz como principais atrações shows de artistas independentes que trabalham a influência africana em seus trabalhos, como a cantora Moçambicana Lenna Bahule, o rapper James Bantu, Dj Samuca, Dj Itamar e o Maracatu Ilê Aláfia, além de uma mesa de debates com especialistas no assunto e uma área de exposição de produtos.








O Caldeirão do Negão foca em 2014 na questão da africanidade em São Paulo, contemplando a diáspora e a crescente presença de africanos na cidade. A ideia do Caldeirão do Negão surgiu em 2010 durante o Curso de Negócios Culturais Sustentáveis, promovido pelo Instituto Feira Preta, reunindo produtores culturais de várias regiões de São Paulo. Os assuntos de empreendedorismo e sustentabilidade, criação em rede e produção a partir de processos colaborativos inspirou aqueles produtores, que resolveram fazer seu “TCC” saltar do papel para a prática: o evento provou que hoje é possível a comunidade negra criar em rede, de forma colaborativa, criando parcerias e compartilhamento de idéias.

Programação

Roda de conversa – Migração africana, trajetórias e reconstruções
Mediação: Acácio Almeida – PUC-SP | Casa das Áfricas
Na Mesa:
Tommy Germain – Cineasta (Camarões)
Kalengue Muena - Integrante do coletivo Tukassi Pamossi (Angola)
Cecília José Quitombe - Integrante do coletivo Tukassi Pamossi ((Angola)

Atrações Artísticas

DJ Itamar
Itamar teve o primeiro contato com a musica em meados de 1989, quando descobriu as equipes de som do bairro onde mora (Grajau/SP), e começou a discotecar em 1994. Fez algumas participações ao lado de grandes nomes do Rap como Sabotagem, Criolo Doido, Diretoria. Em suas apresentações os elementos do Hip Hop estão sempre presentes, pois ele acredita que é importante dar mais atenção ao movimento.

Maracatu Ilê Aláfia

Ilê Aláfia, que em yorubá significa "Casa da Felicidade", tem cercas de 70 integrantes, distribuídos por alas, que estão divididas em corte real, baianas e percussão jovem e mirim. A cada dois anos é realizada a Troca de Coroas da Corte do Maracatu, festa em que o grupo elege o Rei, a Rainha e a Dama do Paço. O Ilê gravou dois CDs e dois DVDs, sendo um com imagens e depoimentos contando a trajetória do grupo e um em formato de videoclipe, além de um encarte escrito pela jornalista Paola Prandini com imagens do fotógrafo Diego Balbino.

DJ Samuca

O DJ e produtor Samuca Vieira leva para pista influencias que vão dos beats do groove brasuca, boogaloo ao afrobeat em sets interligadosSuas discotecagens diferenciadas e com um repertório 100% em discos de vinil, leva para pista o resultado desses anos de pesquisa e influências; que vai dos timbres dos tambores afro-brasileiros ao naipe de metais de Bigbands, das raridades à hits em versões inusitadas, dos beats regionais brasuca ao beat dos balkans, sambarock, boogaloo, afrobeat e grooves que balançaram pistas em São Paulo, Rio, BH, Brasília, Recife, Rotterdam, Amsterdam e outras cidades do Brasil e Europa
.

Lenna Bahule

Lenna Bahule é uma cantora que traz a magia da música afrojazz. Sua música apresenta uma mistura de aromas africanos e brasileiros que incorporam influências do mundo complementadas pelas harmonias trazidas da música jazz. Nascida em Maputo, em Moçambique.Colaborou com artistas como Simba e Deodato Siquir de Moçambique, Spirits Indigenous da Suazilândia e Caixa Cubo do Brasil e Stewart Sukuma, excursionando por vários países da Europa (Áustria, Eslovênia, Portugal, Alemanha) e no Brasil, entre 2011 e 2012, o que lhe rendeu grande projeção – em especial, por suas apresentações em dueto com o artista. 

James Bantu
Lançou recentemente o EP “Solto”.  Bantu faz parte da geração que reformulou a música negra brasileira resultando em um som melódico e harmônico, com letras cheias de percepções filosóficas, histórias negras cotidianas, discursos refinados de identidade e outras sutilezas.
Serviço
Evento: Caldeirão do Negão – “As Áfricas de São Paulo”
Quando: Dia 16 de novembro, domingo, das 14h às 22h
Onde: Casa das Caldeiras – Avenida Francisco Matarazzo, 2000 – Água Funda
Informações : (11) 3872-0454
ENTRADA FRANCA


Comentários