ENTREVISTA COM O MULTITALENTOSO WALMIR BORGES









 Foto: fanpage Walmir Borges 
 Texto: Preta Jóia

Confiram a entrevista concedida tão gentilmente por Walmir Borges, o multitalentoso artista negro cujo trabalho já atravessou fronteiras e conquistou a admiração de Philip Bailey ( vocalista da Banda Earth, Wind & Fire).

Preta Jòia:   Walmir Borges quem é  você  como pessoa comum?

Walmir Borges: Sou um pai de família, filho, irmão, que gosta de coisas simples... Uma boa conversa, num bom bar... Rsrs!
Sou de sempre trazer comigo amizades antigas, e as tantas novas q eu faço nos palcos da vida.

Preta Jóia:  Fale um pouco do seu cotidiano , o que faz nas horas de folga, o que prende sua atenção fora a música, se é que tem tempo para isso sendo um multitalento?
Walmir Borges: Tenho um filho (Lucas, 6), que me toma toda atenção e eu amo isso! Mas gosto de bater papo muitas vezes sobre Música... E de maneira geral, sou um cara de periferia que passa um tempo em casa quando possível, jogando dominó e sinuca com amigos. Quando não estou tocando estou refazendo as energias com a família e amigos.


F
                                                        Foto : Santa Etienne



Preta Jóia: Quais foram as suas influências musicais no início da carreira?
Walmir Borges: Tenho várias influências musicais. Mas destaco Jorge Ben e Djavan diretamente na minha carreira. Além das bandas que trabalho e sou influenciado  tanto quanto influencio. 

Preta Jóia: Com certeza você é uma ótima influência.

Preta Jóia: Como foi trabalhar na retaguarda de tantos cantores talentosos como Alcione, Guilherme Arantes, Paula Lima, Alexandre Pires, Wilson Simoninha e Toni Garrido  entre outros e não cantar , como uma voz tão linda ?
Walmir Borges: Trabalhar com esses "faixa preta", só ajudou a formar esse caldeirão que existe na minha cabeça. Assim sendo, formou-se o Walmir Borges cantor que está aí agora. Me diverti e aprendi muito. So vitórias trago desses trabalhos que consegui fazer.  



Preta Jóia: Quando decidiu seguir carreira solo?
Walmir Borges: Acho que sempre tive isso comigo! No passado fiz muito som em barzinhos cantando tudo e todo tipo de artista. E sou compositor também. Uma hora, o autor quando cantor, tem esse anseio por poder mostrar as coisas como nasceram. Acho que para mim tardiamente... Mas compartilho da mesma trajetória. E decidi realmente em 2007 quando inaugurei um estúdio gravando o meu primeiro CD Sala da Música.

Preta Jóia: Qual  foi a sensação ao ser o   único músico brasileiro a participar do show da banda Earth, Wind & Fire em São Paulo e, a convite de Philip Bailey?
Walmir Borges: Foi mágico!!! Sempre admirei, dancei e namorei ao som desses caras! Estar no mesmo palco foi incrível'! E mais incrível ainda foi ir à Los Angeles para finalizar duas músicas inéditas que fiz com Philip Bailey cantor da banda.

 Jam com Jair Oliveira, Simoninha, Seu Jorge, Silvera, Walmir Borges, a rapaziada do Earth Wind & Fire e muitos outros.
A parada rolou em um encontro no NaCena Studios em Sampa. (Video NaCena Studios).




Preta Jóia:  Acha que esse foi o momento mais importante para sua carreira ?
Walmir Borges: Acho q foi o “start” para eu ver que realmente as coisas podiam e estavam acontecendo.

Preta Jóia: Em quantos países você já trabalhou?
Walmir Borges: Tive o privilégio de estar em alguns lugares da Europa ( Itália, Holanda, Suíça, Espanha, Bélgica, França, Portugal).mas também estive nos EUA, África do Sul, Japão, Argentina, Angola, Chile, Peru.

Preta Jóia : No seu primeiro CD Sala da Música todas as 14 músicas foram compostas por você em parceria com outros compositores, onde e como surge a inspiração, precisa estar em local fechado? Qual o segredo para tantas composições de qualidade ?
Walmir Borges: Acho q o compositor está num estado de captação na hora de fazer as músicas. Elas me vem às mãos, às vezes em poucos minutos. Mas também falo sobre o que estou geralmente vivendo ou observando no momento. Já fiz muitas músicas gravadas por outros artistas que eram meio sob encomenda. mas nesse CD Sala da Música todas vieram do coração realmente!



Preta Jóia:  E seu novo EP E DVD “ELLA” o que pode me dizer sobre ele?
Walmir Borges :O público feminino merecia uma homenagem nos tempos de hoje! E eu tento nesse EP e DVD trazer essa homenagem de maneira simples, mas falando ao pé do ouvido sabe... Um DVD com mais de 100 mulheres dentro de um estúdio assistindo.( somente mulheres participaram). É um risco de ser um tiro no pé! Rsrs. Mas é de coração aberto mais uma vez. E acredito q vão se divertir e se emocionar assistindo e ouvindo o ELLA!



Walmir Borges - Meu amor (DVD Ella) : confiram ...



Preta Jóia: Agora quero fazer uma pergunta fora do contexto musical,  que muito me preocupa, o racismo, no meio musical acontecem discriminações raciais, você já sofreu alguma discriminação? Pergunto porque já entrevistei atores que passaram por isso.
Walmir Borges: Preconceito... Bom... Quem não sofreu alguma vez na vida né?
Ja sofri preconceito racial e social muitas vezes! As piadas um dia perdem a graça! Se é que algum dia foram engraçadas. Mas acredito q a busca por inclusão em todos os aspectos, me livraram principalmente das correntes mentais que isso pode trazer. Não choramingo! Sei o quão é triste ser discriminado por qualquer coisa! Mas isso existe desde que o mundo é mundo. Provo de todos os sabores que se pode provar... Habito qualquer terreno habitável. E não tenho medo, magoa e nem me sinto menor ou maior! Só me sinto! Vivo e vivendo para mostrar, e de repente fazê-los entender que essa "merda" de preconceito não serve para nada!

Preta Jóia: Perguntei ao Leandro Sapucahy se ele preferia ser cantor ou produtor musical, e ele me respondeu produtor. E você sendo multitalentoso, o que prefere? Qual a cereja do seu bolo? (risos)
Walmir Borges: Sou autor, instrumentista, arranjador, produtor e cantor.
Acho que são extensões de uma mesma coisa! Sempre me diverti sendo diretor musical, guitarrista ou “front man”.Até o DVD do Sapucahy eu gravei... Rsrs! Não consigo olhar meus filhos de maneira seletiva. Vejo todos e amo todos eles, até porque são todos lindos! Rsrs 

 Preta Jóia: Seu talento e trabalho é completamente maravilhoso.
Mande um recadinho para seu público:
 
Walmir Borges:Agradeço todos os que me acompanham, dão força e combustível pra minha carreira musical.Tento e sempre tentarei ser o mais transparente possível na minha obra! Porque  minha obra é minha vida e meu legado.
Deus abençoe vocês, e que tenhamos muito som pra ouvir juntos!

Bjoooooooooo

Preta Jóia: Pessoal, vamos usufruir do prazer de um show de Walmir Borges:



Comentários

  1. Bem bacana a entrevista.
    Acho uma pena vc não ser trilha de alguma novela...
    País com pessoas preconceituosas demais, Walmir precisa ser top em todo Brasil, quem perde são eles!!!!
    Uma reclamação:Quase nunca faz show no RJ, que isso?

    ResponderExcluir

Postar um comentário