Projeto “Mulheres Negras” terá Yzalú e Amanda NegraSim ocupando as quartas-feiras de abril na Galeria Olido


Fonte: Lau Francisco / Fotos: Jonatas Mateus



Show foi concebido para celebrar o universo feminino dentro da cultura Hip Hop e tem como objetivo trazer ao público a arte de rua realizada por mulheres. 

 


A cena feminina do Hip Hop cresceu e esse progresso expôs o talento e a qualidade rítmica e poética de muitas cantoras e compositoras desta cena musical. Durante as quartas-feiras de abril o projeto “MULHERES NEGRAS”, criado para celebrar o universo das mulheres dentro das culturas periféricas, traz shows de dois desses talentos: as cantoras Yzalú e Amanda NegraSim. Os shows acontecem nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de abril de 2014, às 19h, na Galeria Olido (Avenida São João, 473 – Centro). Com ENTRADA FRANCA, as artistas apresentam canções próprias e releituras de sucessos do Rap nacional.


Yzalú e Amanda já haviam participado juntas de outros dois eventos: Divas do Hip Hop e Concerto Hip Hop. No repertório da Galeria Olido, "Música Periférica Brasileira" canção composta por Yzalú narra o estilo cultural das periferias e suas influências culturais. A artista apresenta também o clássico "Mulheres Negras", composta por Eduardo ex Facção Central, especialmente para Yzalú.


Amanda NegraSim apresenta "Amor ao Rap", canção que conquistou o Festival Mulheres MCs em 2011, e seu novo single "Rosas", além de “Verdades” e “Aqui tem mulher que samba”. Ambas farão homenagem ao grande mestre "Sabotage" com a música “Cabeça de Nego”. O show ainda terá participações de nomes do Hip Hip nacional entre elas Preta Feminina, Carol Ouro Natto, Pamelloza Carvalho, Lua Rodrigues, Drik Barbosa, Tássia Reis e muitas outras surpresas. Acompanhadas de baixo, bateria, teclado e guitarra, as cantoras terão no palco o acompanhamento da DJ Tati Laser.


“As mulheres entraram na cena do hip hop brasileiro gradativamente, foram ganhando espaço aos poucos, a princípio com muito preconceito, mas venceram as barreiras e hoje têm seu lugar garantido. A tendência é termos cada vez mais mulheres compondo, cantando e tocando este estilo”, explica Daniela Reigadas, idealizadora do projeto.


 



                                                                        



Quem é Yzalú 

Fez parcerias com grupos da cidade de São Bernardo (sua terra natal) como: Essência Black, Walter Limonada e Ordem Própria, participando de shows e produções musicais. Porém anos depois, quando postou um vídeo na internet da versão acústica e intimista de “Jesus Chorou” dos Racionais Mc's, que Yzalú chamou a atenção dos internautas, e do Magnata do Rap Nacional, o DJ e produtor “Bola 8”, onde o próprio a convidou para participar de um Festival de RAP com mais de 20 Grupos. Yzalú se apresentou entre o Rapper Dexter do 509-E e o polêmico grupo Facção Central. Nesse dia Yzalú cantou a versão acústica de “Um Bom Lugar” do eterno Sabotage, para um público de mais de 10 mil pessoas. Desde então Yzalú não parou mais. 





Quem é Amanda NegraSim

Nasceu no meio de uma família de artistas afro-moçambicanos e congadeiros. Sua mãe era atriz, dançarina afro e presidente do G.R.E.S.M.A.C. (Grêmio Recreativo Escola de Samba Municipal de Cotia).
 Seu pai, mestre sala e um dos fundadores da escola de samba da cidade de Cotia. Dos 06 anos aos 10 anos de idade Amanda foi porta bandeira mirim da escola de samba fundada pelos seus pais. Além do samba, participava com seus avós tios das congadas de raiz de sua família de São Benedito, trazidas de São Luiz do Paraitinga, Em 1997 começou escrever matérias sobre o Hip Hop no jornal municipal de Cotia onde teve contato com diversos grupos de rap. Foi campeã do Festival de Mulheres MC de 2011. Já dividiu palco com sambistas, repentistas e rappers como: Bravos do DF, Banca do K, Leo MC, Tio Fresh. 



SERVIÇO
Show “Mulheres Negras”, com Yzalú e Amanda NegraSim
Dias: 02, 9, 16,23 e 30 de abril de 2014 (toda as quartas do mês de abril)
Local: Galeria Olido – Avenida São João 473 – centro – (11) 3331-8399





Comentários