ROBERTO FONSECA: A GENIALIDADE DO CHARMOSO PIANISTA CUBANO



 Fonte: Geledes




Considerado como um dos melhores pinaistas da atualidade, Roberto Fonseca (nascido em 1975, em Havana) é um pianista de jazz cubano. Desde cedo, Fonseca foi cercado pela música: seu pai era um baterista, a mãe, Mercedes Cortes Alfaro, uma cantora profissional (ela canta no mais recente álbum solo de seu filho, Zamazu), e seus dois mais meio-irmãos, Emilio Valdés (bateria) e Jesús "Chuchito" Valdés Jr. (piano) também são dois jovens músicos de grande prestígio internacional.
Depois de um interesse precoce em bateria, Fonseca mudou para o piano com a idade de 8 e de 14 estava experimentando com a fusão de jazz americano e ritmos cubanos tradicionais; ele apareceu no Festival Jazz Plaza em Havana, em 1991, quando ele tinha apenas 15 anos.


Fonseca estudou na prestigiada de Cuba Instituto Superior de Arte, onde obteve um mestrado em composição, embora muitas vezes ele diz que ele era um estudante muito ruim. Depois de ganhar seu diploma, ele deixou Cuba para encontrar o seu som.
Seu primeiro álbum, En El Comienzo, que ele gravou com Javier Zalba eo grupo Temperamento, foi premiado como Melhor Álbum de Jazz de Cuba em 1999. Este sucesso encorajou-o a trabalhar em dois álbuns solo: Tiene Que Ver. e Elengo, combinando jazz latino, drum and bass, hip-hop, música urbana e os ritmos afro-cubanos.























Comentários