A VIDA DE FELLA KUTI NO TEATRO DE ARENA EUGÊNIO KUSNET





Por: Aldri Anunciação 
 
"Arena em Atividade! Programação Fantástica de Março e Abril da Ocupação do Teatro de Arena - SP"





A biografia de Fela Kuti será contada de 28 de fevereiro até 17 de março no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rodrigo dos Santos encarna o músico em um espetáculo visual e musical.
Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada - Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, fazendo repensar a dramaturgia afrodescendente no Brasil.

Música e Vida de Fela Kuti formam matriz de criação de uma Dramaturgia Negra em O Subterrâneo Jogo do Espírito


O SUBTERRÂNEO JOGO DO ESPÍRITO é um espetáculo solo, inspirado na música e na vida de Fela Kuti (1938 - 1997). Fela Anikulapo Kuti foi músico e ativista político nigeriano. Inventor do movimento cultural e musical Afrobeat, combateu os abusos da ditadura militar e do governo civil em seu país, utilizando como arma sua música - uma combinação de ritmos afro-americanos, como o soul, o funk, o jazz, com elementos musicais tradicionais de seu país. Na verdade, Fela foi muito mais que um músico: profeta, político, pensador, multi-instrumentista, dançarino, compositor, revolucionário.

A dramaturgia foi elaborada livremente a partir dos fatos ocorridos na vida do próprio Fela. Em nossa história, apresentamos o personagem no momento em que ele retorna à Nigéria depois de uma turnê pelos EUA, onde conquista uma nova consciência política, influenciado pela ideologia dos Panteras Negras e pela biografia de Malcolm X. Numa relação direta com o público, que se torna parte integrante na realização do espetáculo, o ator explora os temas que foram objeto da crítica e do louvor de Fela ao longo de sua vida: a política do governo nigeriano, a política das multinacionais, o imperialismo, corrupção, religião, culturas tradicionais, a morte, a música, o afrobeat, pan-africanismo e negritude.


O espetáculo conta com a potência de algumas composições de Fela Kuti. A preparação corporal, a coreografia e o desenho de luz complementam o trabalho, criando o corpo e as formas do espetáculo, com o objetivo de reproduzir em cena o espírito dos shows que Fela apresentava em sua casa noturna na Nigéria, o Afrika Shrine.

Concebido, escrito e interpretado pelo ator Rodrigo dos Santos, O SUBTERRÂNEO JOGO DO ESPÍRITO é fruto de uma pesquisa sobre a relação entre realidade e ficção no espetáculo teatral e trata, principalmente, de uma forma criativa, da influência que o afrobeat de Fela Anikulapo Kuti exerce sobre a vida e a formação artística do ator carioca.

A montagem integra a mostra Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, projeto vencedor do edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet FUNARTE São Paulo 2012. O projeto idealizado pelo dramaturgo e ator Aldri Anunciação, pretende criar um espaço para discutir a autoria dramatúrgica entre jovens dramaturgos negros brasileiros e contemporâneo. A proposta é identificar e mapear referenciais poéticos, estéticos e estilísticos que norteiam um teatro negro brasileiro.















O Subterrâneo Jogo do Espírito - A vida de Fella Kuti no palco do Teatro de Arena Eugênio Kusnet-SP integrando a programação do Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada. De 28/02 a 17/03 sempre 20hs!




Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Teodoro Baima, 94 Vila Buarque
Tel.: 3256-9463
Estação República do Metrô

Comentários