Seminário Suburbia: O Indivíduo na Construção do Imaginário Social

 Evento acadêmico estimula reflexão sobre a importância do espaço das periferias na sociedade

Fonte: Globo Universidade





Uma história de amor e drama social que se passa na Zona Norte do Rio de Janeiro, em meados dos anos 1990. O seriado Suburbia, idealizado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho e desenvolvido por ele e pelo escritor Paulo Lins, envolve aspectos econômicos, geográficos, históricos, sociológicos, filosóficos e literários de uma região: o subúrbio. Por isso, com o objetivo de ampliar o debate acadêmico e a reflexão multidisciplinar sobre o tema, o Globo Universidade realiza o Seminário Suburbia: O Indivíduo na Construção do Imaginário Social, no dia 6 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e 13 de novembro, na Universidade de São Paulo (USP).

Os eventos abordarão a mistura de ficção e realidade encontrada na série, além de discutir questões socioeconômicas, espaciais e ideológicas que envolvem as populações que vivem no subúrbio, trazendo à tona a importância das periferias para a construção da sociedade brasileira.
Com o intuito de enfatizar ainda mais essa relação entre o fictício e o real, os seminários apresentarão vídeos que contam histórias de vida dos atores e autores de Suburbia. Esses depoimentos foram gravados em parceria com o Museu da Pessoa, um museu aberto, gratuito e colaborativo, que tem como missão transformar as histórias de vida de todo e qualquer indivíduo em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre as pessoas.
Além disso, haverá, também, uma exibição de fotos do making of de Suburbia. As fotos foram tiradas por fotógrafos da agência do Programa Imagens do Povo, do Complexo da Maré. Criado pelo Observatório das Favelas, o programa é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho.
Os interessados em participar do Seminário Suburbia no Rio de Janeiro, na PUC-Rio, devem enviar um e-mail para globo.universidade@tvglobo.com.br, informando nome e instituição a qual pertence.
As inscrições para o Seminário Suburbia em São Paulo, que será realizado na USP, poderão ser feitas pelo e-mail: gu.inscricao@redeglobo.com.br, informando nome e instituição.
Serviço:
Seminário Suburbia: O Indivíduo na Construção do Imaginário Social
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – 6 de novembro
Horário: 14h às 18h30
Local: Auditório B8 Rua Marquês de São Vicente, 225
Departamento de Direito – Edifício da Amizade – Ala Frings – 8º andar
Gávea – Rio de Janeiro
Universidade de São Paulo (USP) – 13 de novembro
Horário: 9h30 às 14h
Local: Auditório Paulo Emílio Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443
Prédio Central da Escola de Comunicações e Artes – 2º andar
Cidade Universitária – São Paulo

Comentários