NIVIO GASPAR ILUSTRA LIVRO EM HOMENAGEM AOS SAMBISTAS



Fonte: Site Octopus

Nivio Gaspar, colaborador criativo da OCTOPUS, foi o responsável pelas belas ilustrações que compõem o livro “Brasil Musical 2011 – Singela Homenagem ao Samba”, que faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A publicação, que homenageia 26 renomados sambistas, entre eles Nelson Cavaquinho, Candeia, Cartola, Beth Carvalho, Clara Nunes, D. Ivone Lara e Adoniran Barbosa, tem como objetivo divulgar vida e obra desses artistas a cerca de três mil alunos de 30 escolas municipais de Petrópolis, para que as crianças conheçam a verdadeira história da Música Popular Brasileira.






Para Nivio, participar do projeto não foi trabalho, foi puro prazer. “Meu hobbie é samba, faço parte do grupo SP em Retalhos, e foi por intermédio dele que a Catarina Maul, uma das coordenadoras do projeto, me encontrou e fez o convite. Como eu milito no samba há muito tempo – atuei nas escolas de samba de São Paulo Camisa Verde e Branco, Nenê de Vila Matilde e agora na Pérola Negra -, foi fácil e gratificante participar da elaboração do livro.”

O projeto começou a ser desenvolvido há quatro anos, e pretende transmitir aos estudantes mais conhecimento sobre nossa cultura musical, da qual o samba faz parte e desempenha papel fundamental na identidade de nosso país.

Comentários