Festival de ideias: inovações para o desenvolvimento social


Formulado para fomentar soluções criativas frente aos problemas atuais da sociedade, promover a inovação e o empreendedorismo, o FdI é uma rede de colaboração e troca de informações entre empreendedores, investidores e o público em geral.
Por meio de uma plataforma web e de um evento presencial na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de setembro de 2011, o FdI se tornará um hub para compartilhamento e discussão de ideias e facilitará a captação de recursos por seus autores e colaboradores, por financiamento direto de empresas parceiras e de pessoas físicas, por meio da plataforma de crowdfunding Catarse.me.
As ideias inscritas na plataforma de colaboração (http://www.festivaldeideias.org.br) do Festival de Ideias circularão pela rede durante um mês, período no qual serão avaliadas coletivamente. Qualquer usuário poderá fazer comentários, sugerir detalhes e, se for o caso, se apropriar, modificar e republicar a ideia.
Após esse momento de troca coletiva na web, as melhores ideias (no máximo 20) serão selecionadas por uma comissão julgadora e participarão da etapa presencial na Cinemateca Brasileira, onde acontecerá a premiação em dinheiro (R$ 10 mil cada) das três melhores. As demais participantes poderão ter seus projetos financiados por meio de crowdfunding, além de possíveis financiamentos com as empresas parceiras.
Com o intuito de motivar os participantes, o festival sugere três temas: Violência, Mobilidade Urbana e Catástrofes Naturais. Pretende-se, portanto, utilizar os novos modelos de organização da sociedade contemporânea (e unir as cabeças criativas do país) para melhorar as condições de vida nas cidades brasileiras.

Comentários