NOMEADO O NOVO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES




Fonte: Africas

O novo presidente da Fundação Cultural Palmares é Elói Ferreira de Araújo, ex-titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A nomeação foi publicada ontem (02/03/2011) no Diário Oficial da União, confirmando as expectativas em torno do nome. Ferreira assume as funções dentro dos próximos quinze dias, substituindo Zulu Araújo, que deixa a Palmares após oito anos – quatro dos quais como presidente da Fundação.

Arquivo FCP

Ascom

PERFIL – Zootecnista por formação e militante da causa afrodescendente por opção, o novo presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP) possui vasta trajetória política. Sua primeira inserção neste campo das relações sociais foi em 1981, quando participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), ao lado do então sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva. No mesmo ano, porém, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), agremiação então clandestina.

Nascido no Rio de Janeiro, Elói Ferreira mudou-se para Brasília em 1987, para chefiar o gabinete do então deputado federal Edmilson Valentim. Dois anos depois, regressou à Cidade Maravilhosa, para chefiar o gabinete do então vereador Édson Santos, permanecendo na função por cinco mandatos consecutivos. Seu talento para a política chamou a atenção de Santos, que o encarregou de coordenar suas campanhas de reeleição para vereador, de eleição para deputado federal e de candidatura ao Senado.

Na década de 90, Ferreira formou-se em Direito e retornou ao PT. Há dois anos, tornou-se secretário-adjunto do então ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos. Quando Santos deixou o cargo para mais uma disputa eleitoral, Elói o substituiu, coordenando a equipe organizadora da bem sucedida II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Ferreira permaneceu na Seppir até janeiro deste ano, quando foi convidado para presidir a Palmares

Comentários