ALUNOS DA ZUMBI E A MISSÃO OBAMA





Fonte: Carlos Romero / RC10 Comunicação e Produção



Alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares, única instituição de ensino superior da América Latina com foco na inclusão do negro, e a mantenedora, a Afrobras – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, se empenham na missão de trazer Obama a São Paulo e ao campus da Faculdade.
Para a “Operação Obama” vale tudo. Folder, banners, programas de televisão e até uma revista especial com depoimentos de grandes nomes da política e empresários, entre outros, são os artifícios utilizados a fim de atrair a atenção daquele que é fonte de inspiração para muitos.
A Faculdade Zumbi dos Palmares a exemplo de várias universidades americanas é fruto de uma Ação Afirmativa que busca através da educação a igualdade de oportunidades para negros e brancos.
Sob o mote: “sem educação não há liberdade”, a Zumbi formou em 2010 a quarta turma do curso de Administração e a primeira classe de concluintes do curso de Tecnologia em Transportes Terrestre. Além disso, a Faculdade possui os curso de Direito, Pedagogia e Publicidade e Propaganda.
A vinda de Obama ao Brasil em março deste ano mais uma vez mexeu com os sentimentos e as emoções dos alunos da Zumbi. Saber da proximidade com o ídolo, aquele que serve como exemplo a ser seguido, faz com que os alunos ambicionem ter Obama lado-a-lado.
Desde a eleição daquele que viria a ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos a Faculdade Zumbi dos Palmares assumiu uma postura de apoio incondicional. A Afrobras desde sempre apóia estas iniciativas e neste momento articula com o governo do Estado de São Pauloe a Embaixada Americana em tornar este desejo realidade.
A frase “yes, we can” (sim, nós podemos) tornou-se símbolo de um ideal de igualdade, reavivando o sonho de muitos que se foram sem presenciar este momento, mas que fincaram as bases para que um dia fosse possível uma eleição desta forma ocorrer.
A Zumbi contribui desde 2004 para que se os pais de alguns de seus alunos só adentraram em grandes empresas pela porta dos fundos, agora, devido a tantos esforços, é a vez dos filhos entrarem não só pela porta da frente, mas em pé de igualdade para construir uma carreira. Prova disto é o Programa Especial de Estágios que já contribui para que 80% dos alunos conquistassem vagas no mercado de trabalho.
Pela semelhança de seus ideais, a faculdade e os alunos apóiam Barack Obama desde o início de sua candidatura, e acreditam que “sim, ele podem” ter Obama na Zumbi.
“Ver Obama eleito como presidente da maior potência mundial nos deu motivação para acreditar que também podemos nos tornar líderes no Brasil”, diz o aluno Caio Moura.
“Obama abriu as portas e mostrou que há espaço no poder para nossa raça, não só nos Estados Unidos, mas no mundo!”, ressalta a aluna Talita Domingos.
“Admiro Obama porque não toma decisões para agradar este ou aquele, mas sim busca resolver as prioridades do seu país”, acrescenta a aluna Ana Gomes.
“Mesmo Obama estando lá na Casa Branca ele abriu portas para nós negros aqui no Brasil. Ele mostra que podemos chegar aonde almejamos. Podemos chegar ao topo”, acredita a aluna Adeta Dandara.
Muitos são os depoimentos confiantes dos alunos que se orgulham de fazer parte de uma instituição reconhecida internacionalmente. Escolhida pela Emabixada Americana em São Paulo, em março de 2010, para receber a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em seu único compromisso não oficial no país.

Comentários